close
AlimentaçãoFitness

9 Alimentos que Dão Energia e Ajudam a Emagrecer

Dr Juliano Pimentel

Para aumentar a energia e disposição, é indispensável que você consuma os alimentos certos. Os alimentos que dão energia, também podem auxiliar no emagrecimento saudável.

Esses alimentos são nutritivos e evitam a deficiência nutricional, além de estimular a queima de gordura, prevenir o inchaço abdominal, entre outros benefícios.

Mas para cuidar do corpo e acelerar o metabolismo, também é fundamental evitar alimentos processados e industrializados, que podem causar o efeito inverso (1).

Neste artigo, eu irei compartilhar quais são os alimentos que dão energia durante o dia.

Não deixe de ler e compartilhar.

Alimentos Que Dão Energia

Se você se sente cansado, lutando contra a fadiga adrenal e deseja emagrecer com saúde, então é hora de mudar sua alimentação.

Veja os 9 alimentos que dão energia e ajudam no emagrecimento (2):

  1. Óleo De Coco

Alimentos que Dão Energia: Óleo de Coco. Imagem: (Divulgação)

O óleo de coco é conhecido por ser rico em gorduras saudáveis, aumentar a energia e disposição, acelerar o metabolismo e por ajudar a aumentar o gasto calórico diário (3).

Isso acontece devido ao óleo de coco ser rico em fonte natural de triglicerídeos de cadeia média (TCM), que aumentam as taxas metabólicas e levam à perda de peso, aumentando o metabolismo do corpo e produzindo energia.

Ele ainda ajuda a reduzir o apetite. Esses são alguns motivos para não deixar faltar o óleo de coco nas suas refeições.

  1. Amêndoas

Alimentos que Dão Energia: Amêndoas. Imagem: (Divulgação)

As amêndoas são ricas em nutrientes que aumentam a energia; como manganês, vitamina E, magnésio, triptofano, cobre, vitamina B2 (riboflavina), gorduras saudáveis e fósforo.

O magnésio, por exemplo, tem uma infinidade de usos benéficos. Acelera a produção de energia, apoia o sistema imunológico, ajuda a dormir melhor, relaxa os músculos, reduz os níveis de estresse e estimula o seu humor (4).

Estudos afirmam que o consumo regular de amêndoas, está ligado a um risco menor de doenças cardíacas e na baixa dos níveis de LDL (mau colesterol) (5).

Elas também são indicadas para quem precisa perder peso.

  1. Pimentas

As pimentas contêm um ingrediente chamado capsaicina, que faz com que seu corpo se aqueça e queime energia, o que também acelera o metabolismo.

Mantendo o metabolismo funcionando adequadamente, você ajuda o seu corpo a não ganhar peso indesejado e também na manutenção saudável do seu organismo.

O metabolismo é um processo natural e necessário do corpo, em que ele utiliza as calorias dos alimentos que comemos em energia para fazer o organismo funcionar (6)

Pesquisas sugerem que comer pimentas, ou qualquer alimento que força seu corpo a produzir calor, pode aumentar o seu metabolismo em até 5%.

Veja as formas variadas de introduzir os diferentes tipos de pimentas na sua alimentação.

  1. Folhas Verdes

Alimentos que Dão Energia: Folhas Verdes. Imagem: (Divulgação)
Alimentos que Dão Energia: Folhas Verdes. Imagem: (Divulgação)

Folhas verdes como espinafre, rúcula, couve e brócolis são conhecidos por combater a fadiga, produzindo energia.

Elas são ricas em nutrientes como cálcio, ferro, magnésio, potássio, fósforo, zinco e vitaminas A, C, E e K, bem como fibra e ácido fólico (7).

  1. Ovos

Alimentos que Dão Energia: Ovos. Imagem: (Divulgação)

Os ovos possuem muito ferro e proteína capazes de fornecer energia durante o dia todo, além de possuírem colina, um tipo de vitamina B necessária para funções cerebrais e produção de energia.

Eles também são ricos em antioxidantes, que evitam o surgimento de doenças oculares e auxiliam na saciedade (8).

  1. Frutas

Alimentos que Dão Energia: Frutas. Imagem: (Divulgação)

Frutas contém carboidratos que são simples de digerir e utilizados para a energia.

A frutose, o açúcar natural das frutas é ótimo para dar energia, além de conterem fibras.

O mamão é uma boa escolha, já que contem açúcares naturais, dá energia para o seu dia e ainda combate a prisão de ventre. Por possuir enzimas, o seu consumo facilita a digestão e evita o desconforto (9).

A dica aqui é consumir com moderação (10).

Frutas baixas em frutose e que ajudam no emagrecimento:

  • Frutas vermelhas
  • Mamão
  • Abacate
  • Coco
  • Kiwi
  • Pera
  • Abacaxi
  • Tangerina
  • Maçã
  1. Vitaminas B

A vitamina B12 é o mais complexo de todas as vitaminas. Ela cuida da função da tireoide e mantém as células do sangue saudáveis. Se você sofre com deficiência de vitamina B12, um dos primeiros sinais é a falta de energia.

A vitamina B3 outra vitamina extremamente importante na alimentação para ter energia. Ela serve para transformar os nutrientes dos alimentos em energia física; alem de dar auxilio ao processo metabólico.

Ele ajuda o seu organismo a obter a energia necessária para funcionar.

A vitamina B3 ajuda auxilia na diminuição do colesterol presente no seu sangue. A carência dessa vitamina, causa problemas de saúde como diarreia, a falta de apetite e o emagrecimento (11).

Alimentos ricos em vitamina B12 são:

  • Bife de fígado
  • Sardinha
  • Salmão
  • Lombo de porco
  • Carne de cordeiro
  • Kefir
  • Ovo
  1. Hidrate-Se

O cansaço e a falta de energia são um dos primeiros sinais de desidratação.

E consumir pouca água afeta também o metabolismo (12,13).

A água gelada também é termogênica, ou seja, ajuda a acelerar o metabolismo e a queimar gordura.

Você também pode optar por água saborizada, água com limão e suco detox, que também ajudam a dar energia e a perder peso.

  1. Chás De Ervas

Beber chá de ervas pode proporcionar um aumento temporário totalmente natural em níveis de energia sem o risco de estimulantes assustadores ou ingredientes processados.

Algumas opções maravilhosas são chá verde, chá de hibisco e de ginkgo biloba.

A ginkgo biloba está associado ao aumento de energia, na melhoria da circulação, protege e estimula as funções cerebrais como: melhoria no desempenho cerebral, concentração e a memória (15).

O extrato dessa planta também possui poderosos antioxidantes; ele reduz o risco e retarda o aparecimento de doenças degenerativas relacionadas com a idade e combatendo o estresses oxidativo.

A alimentação de verdade pode ser sua aliada para aumentar os níveis de energia.

A falta de energia pode ser um indício de baixa testosterona, tanto em homens quanto em mulheres (15) ou um alerta para outros problemas de saúde como a falta de ferro, que pode trazer a anemia, por exemplo.

Preste atenção ao que o seu corpo fala. E fique atento! Caso os sintomas de cansaço e exaustão persistam, procure orientação médica.

Lembre-se que a sua energia está também relacionada aos seus hábitos alimentares e peso. Caso você esteja com sobrepeso, com problemas intestinais e inchado, esses fatores vão influenciar na sua disposição.

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : acelerar o metabolismoágua saborizadaalimentaçãoalimentos processados e industrializadosalimentos que dão energiaamêndoasaumentar o gasto calóricobife de fígadodestaquediarreiadr. juliano pimentelemagrecimentoenergiafibrafolhas verdesfrutasmau colesterolmetabolismoóleo de cocoperda de pesoPimentasprevenir o inchaço abdominalqueima de gordurarúculasaúdesuco detoxvitamina B12Vitamina B2vitamina B3vitaminas A

The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta