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Dr Juliano Pimentel

Os alimentos termogênicos possuem muitas vantagens para a saúde, mas será que eles podem ajudar a queimar gordura? Quem quer perder peso precisa ficar atento às formas naturais e saudáveis para conseguir isso.

Tire as dúvidas agora sobre os alimentos termogênicos e o emagrecimento.

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Alimentos Termogênicos

Os alimentos termogênicos aceleram o metabolismo, fazendo o corpo gastar mais energia; esse processo auxilia a queimar gordura.

Isso acontece devido à termogênese (processo regulado pelo sistema nervoso) que acontece no organismo, e interferências neste sistema controla a perda e ganho de peso.

Esses alimentos induzirem o metabolismo do seu corpo a trabalhar em um ritmo mais acelerado (1).

Todas as atividades realizadas pelo corpo consomem energia, certo? E isso inclui também o processo digestivo, que pode ser usado a seu favor para emagrecer, especialmente quando você ingere alimentos termogênicos naturais.

Quando esses alimentos são absorvidos, os músculos do trato gastrointestinal aceleram seus contratos rítmicos; sucos digestivos são produzidos e segregados; os nutrientes requerem energia para serem absorvidos.

Esses alimentos também aumentam a saciedade e reduzem a sensação de fome. Alguns deles também ajudam a estabilizar a glicose sanguínea, reduzindo a vontade de consumir doces e comer em excesso.

Benefícios

Alimentos Termogênicos e os Benefícios. Imagem: (Divulgação)

Além de ajuda na perda de gordura, os alimentos termogênicos naturais também contribuem para (2):

  • Aumento de massa muscular

Alguns estudos mostraram o aumento de massa muscular com o consumo desses alimentos; em homens sedentários, quanto e em mulheres com excesso de peso, submetidas também a atividades físicas no mesmo período.

  • Melhor desempenho físico

Para o exercício de alta intensidade, os alimentos termogênicos podem ajudar a melhorar a resistência muscular. Isso se traduz em mais contrações musculares.

  •  Elimina toxinas

Os alimentos termogênicos aumentam a produção de suor e da temperatura corporal, o que facilita a remoção das toxinas através do suor.

  • Controle do colesterol e diabetes

Eles ajudam no controle do colesterol. Isso beneficia a saúde em geral, pois evita o desenvolvimento de doenças como a diabetes.

  •  Aumento da taxa metabólica

Especialistas afirmam que esses alimentos aumentam a taxa metabólica em até 30%, dependendo do seu estilo de vida e histórico de saúde.

Há ainda outros benefícios para o organismo:

  •         Melhorar a circulação sanguínea;
  •         Prevenir câncer de cólon e de ovário;
  •         Auxiliar no tratamento de gripes;
  •         Estimular a digestão;
  •         Eliminar os gases.

Principais Alimentos Termogênicos

  1. Cafeína

Esta é uma substância estimulante, capaz de atravessar a barreira do nosso cérebro, e promover diversos benefícios como o aumento da disposição e energia, diminuição da fadiga, desempenho esportivo, além do efeito termogênico (3).

  1. Canela

Ela também aumenta o metabolismo basal e possui alto teor de cálcio mineral, substância importante para o emagrecimento. A canela também melhora a digestão, poderoso alimento antioxidante e rico em cálcio. 

  1. Chá de hibisco

O chá de hibisco é um estimulante que acelera o metabolismo, e colabora para o emagrecimento saudável.

  1. Chá verde

Tomar chá verde pode resultar em perda de gordura. Mas, cuidado, quem tem insônia não deve ingerir esse chá no período da tarde ou noite.

Ele possui substâncias (cafeína e polifenóis) que aumentam a temperatura corporal, auxiliando no metabolismo, e potencializa os efeitos dessas substâncias. Promove o controle do colesterol e de outras doenças.

  1. Gengibre

Essa raiz pode aumentar o gasto calórico em mais de 10%. O gengibre é um alimento versátil, e isso facilita o consumo.

  1. Pimenta Vermelha

Esse tipo específico de pimenta é rica em capsaicina, substância que favorece o aumento da quebra de gorduras no tecido adiposo.

Ela ativa os receptores de gordura, alfa e beta. O aumento da atividade metabólica, pode ser de até 20%, se ingerida na quantidade de três gramas por dia; adicione-a em saladas e pratos quentes como tempero natural. 

Se for consumida durante a noite, pode atrapalhar a qualidade do sono. O pimentão vermelho e a pimenta preta também são alimentos termogênicos benéficos. No caso da pimenta preta, ela também acelera o sistema nervoso.

  1. Óleo de coco

É rico em gorduras saturadas do tipo triglicerídeos de cadeia média (TCM), que são mais facilmente digeridos, absorvidos e transformados em energia, auxiliando assim no emagrecimento.

O óleo de coco também é rico em ácido láurico, que auxilia na promoção da saúde cardiovascular e fortalece o sistema imunológico. Ele também é um antioxidante natural.

  1. Vinagre de Maçã

A acidez do vinagre de maçã parece ter efeito semelhante ao da pimenta, possuindo efeito termogênico quando consumido. Ele também ajuda a perder gordura abdominal.

  1. Alimentos ricos em Ômega 3

O ômega 3 é encontrado em peixes, como salmão e atum, e em oleaginosas. Ele aumenta o metabolismo basal, melhora a retenção de líquidos e facilita a comunicação entre as células do organismo.

10. Semente de Linhaça

A semente de linhaça é um dos alimentos termogênicos poderosos; ela é rica em fibras insolúveis, auxiliando na queima de gordura e em promover a saciedade por mais tempo. Ela também cuida da saúde digestiva e na prevenção do envelhecimento precoce.

      11- Proteínas

Os alimentos ricos em proteínas como: carne magra e ovos, são alimentos com alto poder termogênico.

Auxiliam no crescimento muscular e na perda de peso. As proteínas não são transformados rapidamente em açúcar no sangue, como ocorre com os alimentos ricos em carboidratos; e  aumentam a saciedade.

Contraindicações

Mesmo os alimentos naturais e saudáveis precisam ser consumidos com equilíbrio. O consumo excessivo de alimentos termogênicos pode causar tontura, insônia, dor de cabeça e problemas gastrointestinais.

Pessoas com insônia, problemas cardíacos, doenças na tireoide, mulheres grávidas e crianças devem evitar consumir esses alimentos ou consumi-los em pequenas quantidades, de acordo com orientação médica (4).

Pessoas com hipertireoidismo não devem ingerir os alimentos termogênicos naturais, pois seu metabolismo já está muito elevado, propiciando maior risco de perda de massa muscular.

Crianças e gestantes, pessoas com cardiopatias, hipertensão, enxaqueca, úlcera e alergias não devem abusar desses alimentos, pois eles podem levar a aumento da pressão arterial, hipoglicemia, insônia, nervosismo e taquicardia.

De maneira geral, os alimentos termogênicos, são extremamente saudáveis e podem colaborar para o seu emagrecimento. Agora você já sabe quais os principais alimentos termogênicos naturais para emagrecer, basta adicioná-los à sua dieta.

Pessoas com qualquer histórico de doenças crônicas, devem sempre buscar orientação médica.

Mas mesmo que você tenha ou não, restrições quando aos alimentos termogênicos evite por completo os alimentos industrializados e açucarados.

Eles influenciam no aumento de peso, causam inflamações, prejudicam e causam doenças crônicas e muitos mais.

É necessário fazer uma reeducação alimentar, se você está disposta (o) a evitar esses problemas citados acima e deseja mesmo ter mais saúde.

 

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

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Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

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