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Alimentação

Arsênio no Arroz: Devo Me Preocupar?

Dr Juliano Pimentel

O arsênio é um dos elementos mais tóxicos do mundo.

Ao longo da história, tem se infiltrado na cadeia alimentar e encontrado seu caminho em nossos alimentos.

No entanto, este problema está piorando.

A poluição generalizada está aumentando os níveis de arsênio nos alimentos, o que representa um sério risco para a saúde.

Recentemente, estudos detectaram altos níveis de arsênio no arroz.

Esta é uma grande preocupação, uma vez que o arroz é um alimento básico para uma grande parte da população mundial.

Neste artigo, eu explico se esse é um motivo para se preocupar.

Não deixe de ler e compartilhar.

 

O que é arsênio?

O arsênio é um oligoelemento tóxico, denotado pelo símbolo As.

Geralmente não é encontrado por conta própria. Pelo contrário, está ligado a outros elementos em compostos químicos.

Estes compostos podem ser divididos em duas grandes categorias (1):

Arsênio orgânico: principalmente encontrado em plantas e animais.

Arsênio inorgânico: encontrado em rochas e solo ou dissolvido em água. Esta é a forma mais tóxica.

Ambas as formas estão naturalmente presentes no ambiente, mas seus níveis têm aumentado devido à poluição.

Por uma série de razões, o arroz pode acumular uma quantidade significativa de arsénio inorgânico (a forma mais tóxica) do ambiente.

 

Fontes Alimentares de Arsênico

O arsênio é encontrado em quase todos os alimentos e bebidas, mas geralmente só é encontrado em pequenas quantidades.

Em contraste, níveis relativamente altos são encontrados em:

  • Água potável contaminada: milhões de pessoas em todo o mundo estão expostas a água potável que contém grandes quantidades de arsênico inorgânico (2, 3).
  • Marisco: Peixe, camarão, marisco e outros frutos do mar podem conter quantidades significativas de arsênio orgânico, a forma menos tóxica. No entanto, os mexilhões e certos tipos de algas marinhas também podem conter arsênio inorgânico (4, 5, 6).
  • Arroz e alimentos à base de arroz: Arroz acumula mais arsênio do que outras culturas alimentares. Na verdade, é a maior fonte de alimento de arsênio inorgânico, que é a forma mais tóxica (7, 8, 9, 10).

Níveis elevados de arsênico inorgânico foram detectados em muitos produtos à base de arroz, tais como:

>> Leite de arroz (11);

>> Farelo de arroz (12, 13);

>> Cereais à base de arroz (13, 14, 15);

>> Biscoitos de arroz (13);

>> Xarope de arroz integral (16);

>> Barras de cereais contendo arroz e / ou xarope de arroz integral.

 

Por que o arsênio é encontrado no arroz?

O arsênio ocorre naturalmente na água, solo e rochas, mas seus níveis podem ser mais altos em algumas áreas do que outros.

Ele entra facilmente na cadeia alimentar e pode acumular-se em quantidades significativas em animais e plantas, algumas das quais são consumidas por seres humanos.

Como resultado das atividades humanas, a poluição por arsênio tem aumentado.

As principais fontes de poluição por arsênio incluem certos pesticidas e herbicidas, conservantes de madeira, fertilizantes fosfatados, resíduos industriais, atividades de mineração, queima de carvão e fundição (17, 18, 19).

O arsênio frequentemente drena para as águas subterrâneas, que são fortemente poluídas em certas partes do mundo (20, 21).

Das águas subterrâneas, o arsênio encontra seu caminho em poços e outros suprimentos de água que podem ser usados para irrigação e cozimento de culturas (22).

O arroz é particularmente suscetível à contaminação por arsênio, por três razões:

>> É cultivada em campos alagados (arrozais) que requerem grandes quantidades de água de irrigação. Em muitas áreas, esta água de irrigação está contaminada com arsênio (22).

>> O arsênio pode se acumular no solo dos arrozais, agravando o problema (23).

>> O arroz absorve mais arsênio da água e do solo em comparação com outras culturas alimentares comuns (8).

>> O uso de água contaminada para cozinhar é outra preocupação, porque os grãos de arroz absorvem facilmente o arsênio da água de cozimento quando são fervidos (24, 25).

 

Efeitos sobre a saúde do arsênio

Altas doses de arsênico são agudamente tóxicas, causando vários sintomas adversos e até mesmo a morte (26, 27).

O arsênico dietético está geralmente presente em quantidades baixas, e não causa nenhum sintoma imediato de envenenamento.

No entanto, a ingestão a longo prazo de arsênio inorgânico pode causar vários problemas de saúde e aumentar o risco de doenças crônicas. Esses incluem:

  • Vários tipos de câncer (28, 29, 30, 31).
  • Estreitamento ou bloqueio dos vasos sanguíneos (doença vascular).
  • Pressão arterial elevada (hipertensão) (32).
  • Doença cardíaca (33, 34).
  • Diabetes tipo 2 (35).

Além disso, o arsênio é tóxico para as células nervosas e pode afetar a função cerebral (36, 37). Em crianças e adolescentes, a exposição ao arsênio tem sido associada a:

  • Dificuldade de concentração, aprendizagem e memória (38, 39).
  • Inteligência e competência social reduzidas (40, 41, 42).

Algumas dessas deficiências podem ter ocorrido antes do nascimento. Vários estudos indicam que o consumo elevado de arsênio entre as mulheres grávidas têm efeitos adversos sobre o feto, aumentando o risco de defeitos congênitos e dificultando o desenvolvimento (43).

 

O arsênico no arroz é uma preocupação?

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O excesso de arsênio no arroz é uma preocupação para a saúde

Sim. Não há dúvida sobre isso, o arsênico no arroz é um problema.

Isso pode representar um risco para a saúde daqueles que comem arroz diariamente em quantidades consideráveis.

As crianças pequenas são especialmente vulneráveis devido ao seu pequeno tamanho corporal. Portanto, alimentar-lhes com cereais de arroz todos os dias pode não ser uma boa ideia (14, 15).

Uma preocupação adicional é o xarope de arroz integral, um edulcorante derivado do arroz que pode ser rico em arsênio. É frequentemente usado em fórmulas para bebês (16, 44).

É claro que nem todo arroz contém altos níveis altos de arsênio, mas determinar o teor de arsênio de um determinado produto de arroz pode ser difícil (ou impossível) sem realmente ser medido em um laboratório.

 

Como reduzir o arsênio no arroz?

É importante que você reduza o arroz da sua dieta, mas se você ainda não está preparado para cortá-lo da sua alimentação, algumas atitudes podem reduzir o arsênio no grão.

O teor de arsênio do arroz pode ser reduzido lavando e cozinhando o arroz com água limpa que é baixa em arsênio.

Isso é eficaz tanto para o arroz branco quanto para o arroz integral, reduzindo potencialmente o teor de arsênio (45, 46, 47).

No entanto, se a água de cozinha é rica em arsênio, pode ter o efeito oposto e aumentar o conteúdo de arsênio significativamente (24, 45, 48).

As dicas a seguir devem ajudar a reduzir o teor de arsênio do seu arroz:

  • Use água em abundância quando cozinhar.
  • Lave o arroz antes de cozinhar. Este método pode remover 10-28% do arsênico (45, 47, 12, 49, 50).
  • Escolha arroz aromático, como basmati ou jasmim (51).

A última e mais importante peça de conselho diz respeito à sua dieta como um todo. Certifique-se de diversificar sua dieta comendo muitos alimentos diferentes. Sua dieta nunca deve ser dominada por um tipo de alimento.

Não só isso garante que você está recebendo todos os nutrientes que você precisa, ele também impede que você obtenha muito de uma coisa, como o arroz.

 

Arsênio no arroz é uma preocupação séria para muitas pessoas.

Uma enorme porcentagem da população mundial depende do arroz como principal fonte de alimento e milhões de pessoas podem estar em risco de desenvolver problemas de saúde relacionados ao arsênio.

Dito isto, se você come arroz com moderação como parte de uma dieta variada, não há tanto com o que se preocupar.

No entanto, se o arroz passa a ser uma grande parte de sua dieta os problemas podem ser maiores, assim é importante certificar-se de que o grão foi cultivado em uma área não poluída. Pesquise sobre os alimentos que você consome.

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

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The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

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