close
Alimentação

10 Principais Benefícios da Canela Para a Sua Saúde

Dr Juliano Pimentel

A canela é uma especiaria deliciosa que possui propriedades importantes para promover a boa saúde. Por isso é importante conhecer os principais benefícios da canela. Ela inclusive pode ser usada como substituta natural do açúcar branco refinado.

Neste artigo, vou compartilhar os principais benefícios da canela, todos apoiados pela ciência.

Não deixe de ler e compartilhar.

Benefícios da Canela

Benefícios da Canela. Imagem: (Divulgação)

Ela também é livre de açúcar, gordura, mas possui fibras, manganês, cálcio, ferro e  vitamina K.

  1. Rica em Propriedades Medicinais

A canela é uma especiaria usada como ingrediente ao longo da história, que remonta até o antigo Egito. Hoje, é uma especiaria barata, disponível em mercados e encontrada em todos os tipos de alimentos e receitas.

O aroma da canela é devido a sua parte oleosa, que é rica em um composto chamado cinamaldeído (2).

Este composto, é responsável pela maioria dos poderosos efeitos da canela para a saúde e o metabolismo.

 

  1. Rica em Antioxidantes

Os antioxidantes protegem o corpo dos danos oxidativos causados pelos radicais livres. 

Possui a capacidade de limitar a acumulação de óxido de nítrico no sangue, e a peroxidação lipídica relacionada a casos de distúrbios cerebrais, câncer, doenças cardíacas, e outros problemas de saúde.

A canela contém poderosos antioxidantes, como polifenóis (3).

Ela supera o orégano e o alho em propriedades antioxidantes (4). Pode ser usada como um conservante de alimentos naturais (8).

  1. Propriedades Anti-inflamatórias

A inflamação no corpo é importante, pois ajuda a combater as infecções e reparar os danos nos tecidos. 

No entanto, a inflamação é um problema quando se torna crônica (longo prazo) e dirigida contra os tecidos saudáveis do corpo.

Os antioxidantes presentes nesse alimento, possuem ações anti-inflamatórias (9).

  1. Reduz o Risco de Doença Cardíaca

Pode reduzir o risco de doenças cardíacas. Em pessoas com diabetes tipo 2, 1 grama de canela por dia tem efeitos benéficos sobre os marcadores sanguíneos. Reduz os níveis do mau colesterol e de triglicérides (10).

Ajuda a diminuir a pressão arterial (11). 

  1. Melhora a Sensibilidade à Insulina

A insulina é um dos principais hormônios que regulam o metabolismo e o uso de energia. Também é essencial para o transporte de açúcar no sangue para as células.

Muitas pessoas são resistentes aos efeitos da insulina, o que pode causar a síndrome metabólica e diabetes tipo 2.

A canela pode reduzir drasticamente a resistência à insulina, equilibrando os hormônios (13).

  1. Diminui Níveis de Açúcar no Sangue

Outro fator que faz parte dos benefícios da canela, envolve a redução de açúcar no sangue

Ela pode diminuir a quantidade de glicose que entra na corrente sanguínea após uma refeição (15).

Um composto em canela pode atuar sobre as células imitando a insulina (17).  Isso melhora muito a captação de glicose pelas células, embora atue muito mais lentamente do que a própria insulina.

Estudos confirmaram os efeitos anti-diabéticos da canela, mostrando que ela pode baixar os níveis de açúcar no sangue em jejum em até 10-29% (21). 

  1. Benéficos sobre Doenças Neurodegenerativas

As doenças neurodegenerativas são caracterizadas por perda progressiva da estrutura, ou função das células cerebrais.  A doença de Alzheimer e a doença de Parkinson são dois dos tipos mais comuns.

Dois compostos encontrados na canela parecem inibir o acúmulo de uma proteína chamada “tau” no cérebro, que é uma das características da doença de Alzheimer (22).

Em estudo feito em ratos com doença de Parkinson, a canela ajudou a proteger os neurônios, normalizou os níveis de neurotransmissores e melhorou a função motora (25). 

  1. Prevenir o Câncer

O câncer é uma doença grave, caracterizada por crescimento descontrolado de células. A canela tem sido amplamente estudada pelo seu potencial na prevenção e tratamento do câncer.

Ela age reduzindo o crescimento de células cancerígenas e a formação de vasos sanguíneos em tumores.

Um estudo feito em camundongos com câncer de cólon revelou que canela é um potente ativador de enzimas desintoxicantes no cólon, protegendo contra o crescimento do câncer (31).

A canela ativa respostas antioxidantes protetoras em células de cólon humano (32).

  1. Combate Infecções Bacterianas e Fúngicas

Um dos benefícios da canela inclui o combate às infecções.

Cinamaldeído, o principal componente ativo da canela pode ajudar a combater vários tipos de infecções. 

É eficaz em tratar infecções do trato respiratório causadas por fungos. Também pode inibir o crescimento de certas bactérias, incluindo Listeria e Salmonella (33).

Os efeitos antimicrobianos da canela também ajudam a prevenir a cárie dentária e reduzir o mau hálito (35).

  1. Combate o Vírus do HIV

Ela ajuda a combater o vírus do HIV. O HIV é um vírus que lentamente quebra o sistema imunológico. Canela extraída de variedades Cassia pode ajudar a combater o HIV-1 (37).

Esta é a estirpe mais comum do vírus HIV em seres humanos.

Um estudo de laboratório que analisou as células infectadas pelo HIV descobriu que a canela foi o tratamento mais eficaz de todas as 69 plantas medicinais estudadas (39). 

Mas testes em humanos são necessários para confirmar esses efeitos.

Ela pode diminuir os níveis de açúcar no sangue, reduzir os fatores de risco de doenças cardíacas e tem uma infinidade de outros benefícios para a saúde. Seu consumo pode até ser uma boa opção para reduzir a ingestão de açúcar.

Como você pode perceber, incluir a canela nas suas refeições pode ajudar a melhorar a sua saúde, prevenir diversas doenças.

Porém, se você costuma comer alimentos industrializados e processados, prejudica o efeitos dos alimentos saudáveis no organismo.

 

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

B
O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : ações antiinflamatóriasalimentaçãoantioxidantesbactériasbenefícios da canelacâncercanelacárie dentáriadanos oxidativosdestaquedoença de Alzheimerdoença de Parkinson.doenças cardíacasdoenças neurodegenerativasdr. juliano pimentelinfecçõesinflamaçãoinsulinamanganêsmau colesterolmau hálitopressão arterialsaúdesíndrome metabólicatriglicéridesvírus do HIV

Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

2 Comentários

Enviar Resposta