close
AlimentaçãoDores

Cálculo Renal: Melhores Alimentos para Prevenir e Tratar

As dores do cálculo renal ou pedra nos rins podem ser terríveis e persistentes. Muitas pessoas sofrem com esse problema, e não sabem que a alimentação adequada e natural podem prevenir ou tratar o surgimento dela.

Eles são compostos de sais de cálcio ou outros sais ácidos como o ácido úrico, que se acumulam no corpo. Cerca de 80% das pedras nos rins, são o tipo conhecido como pedras de cálcio.

O cálcio em quantidade anormal no corpo quando é combinado com oxalato, fosfato ou carbonato pode formar uma pedra; causar dor, desconforto e outros problemas de saúde.

Por isso, mais importante que combater e tratar o cálculo renal, é preveni-lo.

Nesse artigo apresentarei os melhores alimentos para prevenir e tratar o cálculo renal.

Não deixe de ler e compartilhar!

Cálculo Renal

O cálculo renal ou pedra nos rins são massas de sais e minerais que se cristalizam e formam ‘pedras’, que podem se movimentar dentro do sistema urinário.

Um pH alcalino também influencia na cristalização e endurecimento do cálculo. É essencial cuidar dos rins e manter o bom funcionamento.

As principais causas incluem: dieta pobre em nutrientes, alimentação rica em oxalatos, suplementos de cálcio sintéticos, desidratação, desequilíbrio de pH, alergias, obesidade, deficiências minerais ou inatividade.

É importante prevenir o cálculo renal.

Sintomas

Os rins são órgãos pequenos localizados no meio das costas abaixo da caixa torácica. São órgãos importantes para drenar resíduos, excesso de fluidos e urina do corpo.

Os rins se conectam ao trato urinário, incluindo os dois ureteres, bexiga e uretra.

Todos os dias eles filtram o fornecimento de sangue do corpo para produzir de um à dois quartos de urina, que é eliminada através de um tubo chamado de uretra.

Os sintomas de cálculos renais podem incluir:

– Dor intensa nos rins (dor na lateral e abaixo das costelas) – a dor pode ir e vir, variando de intensidade, e durando entre cinco e 15 minutos (especialmente quando for urinar);
Dor lombar que pode se espalhar por baixo dos rins, na sua virilha e entre as coxas;
Urina turva, obscura ou sangrenta;
– Descoloração da urina, incluindo cores castanhas ou cor-de- rosa;
– O desejo persistente de urinar mais do que o normal, às vezes com pouca urina realmente saindo;
– Indigestão, náuseas e vômitos (especialmente quando se sente dor intensa);
– Febre e calafrios quando o problema piora;

Estatísticas mostram que as pessoas que provavelmente lidam com cálculos renais incluem:

– Homens (mais homens do que mulheres tendem a ter cálculos renais por razões que não são totalmente compreendidas)
– Pessoas de meia-idade, especialmente as de cerca de 30 a 50 anos

– Qualquer pessoa que tenha uma história de infecções crônicas do trato urinário, gota, hipertireoidismo e digestão de minerais com dificuldade normalmente
– Pessoas que estão inativas e não realizam atividade física

Alimentos para Prevenir o Cálculo Renal

Se você come uma dieta geralmente pobre em nutrientes, eletrólitos, antioxidantes e uma mistura de carboidratos, gorduras saudáveis e quantidades apropriadas de proteína – você está com maior risco em desenvolver sintomas de cálculos renais.

Comer uma dieta muito salgada ou com excesso em proteínas, ou cerca de 30 por cento da sua dieta, pode resultar em um aumento de amônia na urina, o que favorece o surgimento do cálculo renal.

Concentre-se em alimentos frescos e comendo alimentos saudáveis, para equilibrar o pH do corpo e evitar o aumento da acidez no organismo.

É importante diminuir o consumo de determinados alimento, ou substituir por outros que supram as suas necessidades nutricionais, como aqueles que são ricos em oxalato e fosfato.

O organismo transforma a vitamina C em oxalato, por isso, procure evitar o excesso dos alimentos que contenham vitamina C.

O excesso de proteína animal também pode aumentar o ácido úrico, veja alguns alimentos que precisam ser consumidos com moderação (2,3):

  • Beterraba
  • Acelga
  • Germe de trigo
  • Amendoim
  • Espinafre
  • Ruibarbo
  • Maçã
  • Cereja
  • Chocolate
  • Café
  • Tomate
  • Couve

Alimentos que equilibrem o ácido úrico o organismo, também são recomendadosInclua alimentos em sua dieta diária, como:

1- Líquidos

Não beber líquidos suficientes pode aumentar as chances de você desenvolver cálculos renais, especialmente se você se exercita muito, vive em um clima quente, bebe bebidas diuréticas e transpira muito.

Beber bastante água e outras bebidas naturais hidratantes e que sejam livres de açúcares adicionados (como chá de ervas, ou água saborizada) é ainda mais importante.

Embora a ingestão de líquidos varie dependendo do seu tamanho, dieta, localização e o quanto você se exercita, tente beber água mesmo quando não estiver com sede.

2- Legumes frescos e frutas

Algumas pesquisas mostram que as pessoas que seguem uma dieta principalmente baseada em plantas, com baixa produção de produtos lácteos e carne, tendem a ter menos pedras nos rins do que as pessoas que comem carne processada, alimentos ricos em sódio, alimentos industrializados, carne animal e produtos lácteos convencionais.

Os alimentos frescos que promovem a função renal saudável incluem banana, folhas verdes (e sucos detox frescos), e leguminosas.

3- Alimentos ricos em vitamina E

Bagas, azeite, amêndoas, abacate e abóbora são algumas das melhores fontes de vitamina E antioxidante; que ajuda a equilibrar os níveis de oxalatos e outras toxinas no corpo, ao mesmo tempo que previne o dano da mucosa, reduzindo o risco de formação de pedra nos rins (1).

4- Potássio

Alimentos ricos em potássio como abacate, kefir, água de coco, salmão, abóbora, bananas e damascos podem ajudar a equilibrar fluido intracelular e aliviar a gota, uma excelente opção para quem deseja tratar e prevenir o cálculo renal.

5- Alimentos Alcalinos

Pode parecer contra intuitivo, mas os alimentos que são de natureza ácida e ajudam a equilibrar o nível de pH do corpo, como o vinagre de limão ou cidra de maçã, podem ajudar o corpo a passar pedras nos rins.

Misture uma pequena quantidade com água, ou adicione um pouco a um smoothie com stevia ou outro substituto para o açúcar. (3,4)

6- Alimentos ricos em Magnésio

Consumir alimentos ricos em magnésio pode ajudar a equilibrar os níveis de cálcio no corpo; inclua mais vegetais verdes, vegetais crucíferos, melão, sementes de abóbora, banana, figo, kefir, amêndoas, coentro, alcachofra, castanha de caju e abacate em sua dieta (5,6).

7- Grão Germinado

Em oposição aos produtos de grãos refinados, os grãos germinados reduzem o seu teor de antinutrientes, tornando-os mais digeríveis, eles ainda possuem níveis baixos de ácido fítico, como: grão de bico.

8- Fibras

Alimentos ricos em fibras incluem frutas, legumes, nozes e sementes, o que pode ajudar a tratar o cálculo renal e prevenir.

9- Ômega 3

Peixes ricos em ômega 3 ajudam a reduzir os níveis de ácido úrico do organismo e os incômodos do seu excesso. Por isso, eles são uma excelente opção para quem deseja combater e prevenir o cálculo renal.

10- Bagas frescas

Bagas podem ajudar a neutralizar o ácido úrico e a prevenir o cálculo renal. Opte por consumir essas frutas diariamente mas sem excesso.

11-Vitamina B6

A vitamina B6 também é importante para a alimentação,você pode incluir sementes de girassol, sementes de gergelim, abacate, atum, pistache, por exemplo.

Mas não se esqueça que essas são orientações para prevenir o cálculo renal; porém, para determinar a quantidade adequada de cada alimento por dia, é necessário consultar um especialista que avalie o seu histórico médico e estrutura corporal.

Os alimentos saudáveis precisam ser consumidos com equilíbrio.

Mas somente isso não basta para garantir a boa saúde e prevenir doenças. E se você costuma comer alimentos industrializados e processados, está à um passo ver a sua saúde minguar aos poucos.

Pensando nisso é que eu desenvolvi um e-book para ajudar você a fazer essa transformação, com todas as informações que você precisa e um guia passo a passo para implementar.

Você ainda terá acesso aos Bônus Exclusivos!!

Clique na imagem abaixo e adquira agora o meu livro digital:

VIVA MELHOR SEM GLÚTEN V 2.0

Ebook Viva Sem Glúten, Dr. Juliano Pimentel

Abraços e fique com Deus!
Dr. Juliano Pimentel

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:

Você pode Gostar

Tags : ácido úricoágua saborizadaalimentos frescosalimentos industrializadosAlimentos ricos em potássioamônia na urinaantioxidantesbananacálciocálculo renalcálculos renaiscarboidratoscarne processadachá de ervasdietador lombardr. juliano pimentele-bookfilhosfrutasfunção renalgorduras saudáveisgrãos de germinaçãohipertireoidismonível de pHobesidadeoxalatospedras de cálciopedras nos rinsprevenir o cálculo renalprodutos lácteos convencionaisrinssaúdesintomas de cálculos renaissódiosteviaurinaUrina turva

The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta