close
Alimentação

Ervas e os Seus Incríveis Benefícios para a Saúde

As ervas fazem parte do cotidiano de milhares de pessoas e trazem inúmeros benefícios para a saúde e para o ambiente. Em uma alimentação saudável as ervas devem estar presentes, pode ser através do chá, suco, salada ou tempero. O importante é que as ervas estejam presente!

Neste artigo eu selecionei as ervas de mais fácil acesso aqui no Brasil. E você pode cultivá-las aí na sua casa, em um vasinho de plantas, e aproveitar todos os benefícios destas plantas em seu dia a dia. 

As Ervas e os Seus Benefícios

1. Coentro

O coentro é uma é erva muito conhecida e aromática, com folhas verdes que trazem um sabor fresco e quase cítrico, único ao paladar sem precisar da adição de sal marinho ou outros temperos.

Um dos motivos para essa planta ser considerada indispensável na alimentação saudável, é pela sua versatilidade tanto na culinária quando em suas propriedades de tratamento.

Quando o coentro floresce, produz sementes que intensificam o seu sabor, assim podemos usar tanto as sementes quanto todo o coentro, e aproveitar os benefícios que ele traz para o seu organismo.

  • Funções Nutricionais

O coentro é rico em fitonutrientes, flavonóides e compostos fenólicos. Como a Vitamina A, Vitamina K, Folato, Potássio, Vitamina E, Vitamina C.

Ele também é baixo em gorduras saturadas e colesterol, já o seu valor calórico é quase inexistente. O coentro também é uma ótima fonte de fibras dietéticas. O Cálcio, Ferro e Magnésio estão presentes nessa planta.

Apenas  um copo (1/4) de coentro fresco fornece ao seu corpo 16% do valor diário recomendado de vitamina K (1).

Em algumas partes da Europa ele é considerado uma planta anti-diabética, estudos dizem que ele auxilia na diminuição do colesterol, em diminuir a pressão arterial e melhorar a função cardiovascular, entre outros benefícios.

  • Livra o organismo dos metais pesados

O arsênio, o cádmio, o alumínio, o chumbo e o mercúrio podem instalar-se no seu corpo; desenvolvendo doenças cardíacas, desequilíbrios hormonais, problemas neurológicos, infertilidade e muitas outros problemas.

O coentro serve para unir esses metais tóxicos e ‘separá-los’ no seu organismo para facilitar a sua eliminação, e assim desintoxicando o organismo.

Um estudo internacional concluiu que ele protege significativamente contra o estresse oxidativo induzido pelo chumbo, ainda outro estudo comprovou que o coentro realmente acelera a remoção de metais pesados do corpo (23).

Estudos constataram que o coentro pode ajudar a eliminar os metais pesados do organismo após o uso de antibióticos e proteger o corpo de novas infecções. Por isso ele é ótimo para ser usado durante o detox.

  • Protege Contra o Estresse Oxidativo

O estresse oxidativo é ligado a uma ampla gama de doenças degenerativas, incluindo alguns tipos de câncer, doenças cardíacas, artrite, doença de Alzheimer, degeneração macular e muitas outras.

As propriedades oxidantes do coentro, que em parte são devido à quercetina flavonóide (4), ajudam a proteger o corpo contra danos causados pelos radicais livres.

De acordo com pesquisas internacionais, são esses efeitos antioxidantes presentes no coentro que protegem o corpo contra o estresse oxidativo (6).

  • Melhora O Sono E Diminui A Ansiedade 

O coentro favorece uma boa noite de sono e acalma os nervos; isso ocorre devido aos seus componentes sedativos naturais.

Por exemplo, um estudo feito por um jornal Indiano, o Indiam Journal of Pharmacology, descobriu que o extrato de coentro produz efeitos semelhantes ao do medicamento popularmente conhecido por combater a ansiedade, o Valium (Diazepam) (7).

  • Como Usar o Coentro?

Varie a forma de usar o seu coentro como em: shake de gengibre e coentro, em temperos, em molhos, no guacamole e em muitos outros pratos. Diversifique a sua alimentação e faça pratos saborosos e nutritivos.

2. Manjericão

O Manjericão é uma planta aromática conhecida por dar sabor aos pratos, ela faz parte da família de outra planta conhecida, o hortelã.

Mas a sua utilidade vai além de deixar as receitas mais gostosas, ele tem propriedades importantes para a saúde.

Existem mais de 35 variedades de manjericão, e o manjericão-santo é uma das espécies da planta mais procuradas por auxiliar no tratamento de doenças.

  • Ação Antioxidante

Os seus óleos essenciais voláteis são ricos em antioxidantes que são considerados hidrofóbicos, ou seja, não dissolvem em água; eles também são leves e pequenos o suficiente para viajarem pelo ar e pelos poros para dentro da nossa pele.

Esses óleos também são responsáveis pelo seu aroma incomparável.

  • Aumento da Imunidade

Essa erva também é anti-inflamatória, anti-bacteriana e uma poderosa adaptógeno, ou seja, que ajuda o corpo a responder ao estresse, ele também aumenta a imunidade e ajuda a combater inúmeras doenças.

  • Combate O Câncer

Estudos clínicos afirmam que o manjericão contém fitoquímicos, que podem auxiliar na prevenção do câncer, incluindo a que é induzida por produtos químicos, alterar as expressões dos genes, induzir a apoptose de células cancerígenas (que seria a morte de células nocivas) e impedir a propagação de tumores cancerígenos (9).

Em estudos feitos com animais, o uso do manjericão mostrou ser eficaz em proteger as células e os tecidos normais dos efeitos negativos do tratamento do câncer como a radiação ou a quimioterapia.

  • Combate A Depressão

O manjericão também pode ser útil em tratamento de pessoas com transtornos mentais ou doenças relacionadas ao humor, incluindo a depressão e a ansiedade.

Isso porque, ele impacta positivamente na função cerebral dentro do córtex adrenal, ajudando a estimular neurotransmissores que regulam os hormônios responsáveis pela sensação de felicidade e de energia, por isso, algumas pessoa consideram o manjericão um natural e poderoso antidepressivo.

  • Como usar o manjericão?

Você pode usar em muitas receitas como: suco de manjericão e tomates, molhos caseiros de tomate, chás e temperando carnes, por exemplo.

Porém, é recomendado que mulheres grávidas, que amamentam ou que estão tentando engravidar, evitem o seu consumo durante esse período por ele ter efeitos de anti-fertilidade.

3 – Calêndula

A calêndula (Calendula officinalis) é uma planta herbácea e que possui muitas utilidades, que vão desde o uso medicinal ao ornamental.

Essa erva é conhecida pelos benefícios que pode proporcionar interna e externamento no corpo.

  • Anti-inflamatória

Possui potentes antioxidantes que são os flavonóides que atuam como anti-inflamatório, protegendo as células dos danos causados pelos radicais livres e compostos pró-inflamatórios como proteína C-reativa e citocinas, por exemplo (10).

  • Acalma os espasmos musculares

Ela pode ajudar a prevenir e relaxar os espasmos musculares.

De acordo com o estudo realizado pelo Departamento de Ciências Biológicas e Biomédicas no Colégio Médico da Universidade Aga Khan, no Paquistão, existe base científica para o uso tradicional da calêndula em cólicas abdominais e constipação (11)

  • Diminui As Dores Menstruais

Beber chá de calêndula pode ajudar a induzir o ciclo menstrual, como a diminuir as dores do período menstrual. Além disso, a presença dos flavonóides ajuda a relaxar os músculos e o fluxo sanguíneo; melhorando os sintomas do período menstrual e pré-menstrual.

  • Como usar a Calêndula?

Você pode usar a calêndula em saladas, chás e óleos essenciais.

No entanto, o uso do chá por mulheres grávidas, que amamentam ou que desejam engravidar, devem ser evitados pelo perigo de serem abortivas, algumas delas possuem efeito altamente potente pré-menstrual e relaxante muscular.

Assim como as ervas são importantes para a nossa alimentação, a reeducação alimentar também é.

Aprendendo a se alimentar com aquilo que a natureza oferece você cuida melhor da sua saúde e a da sua família.

Sempre consulte o médico para verificar a sua saúde.

Mas não deixe de aproveitar os diversos benefícios das ervas para a saúde.

Aproveito para convidar você a conhecer o meu vídeo Como Se Curar Anos De Alimentação Errada? Assista e veja como viver melhor!!

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

🔴 Curta também as redes sociais! 📷Instagram / 👍Facebook / 🎥 YouTube

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : alimentaçãoanti-inflamatóriaantioxidantesbenefícios das ervasbenefícios das ervas para a saúdebeneficios do manjericaocalêndulachá de calêndulacoentrodr. juliano pimentelervasmanjericãosaúde

Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta