close
Alimentação

Fast Food Prejudica a Saúde das Crianças?

Dr Juliano Pimentel

As empresas de fast food investem em propaganda, e alimentos cada vez mais atrativos para as crianças. Mas será que a comida de fast food ou Junk Food prejudica a saúde dos seus filhos, e a sua?

Existe muita tentação para comer esse tipo de comida, e muitas famílias passam o seu tempo juntos indo a restaurantes de fast food.

Não deixe de ler e de compartilhar.

Fast Food Prejudica a Saúde?

Já pensou como a comida de fast food prejudica a saúde dos seus filhos agora e no futuro? Vou mostrar alguns motivos para você eliminar o fast food do cardápio da família.

Fast Food e os Perigos para a saúde. Imagem: (Divulgação)

1-Dopamina Em Excesso No Cérebro

Eu sempre falo sobre os malefícios do açúcar adicionado para o seu corpo. Agora vou falar sobre outro perigo extremamente preocupante do açúcar, e que está presente na alimentação processada de fast food.

O nosso cérebro reage a tudo o que comemos e o que acontece com a gente; ele também tem o trabalho de dar ordens e coordenar a execuções de tarefas que o nosso corpo realiza.

Existe um hormônio presente no nosso cérebro, que se chama dopamina, ela é liberada pelo cérebro em uma área conhecida como hipotálamo, que mantém o “sistema de recompensas” (1,2).

O cérebro interpreta a dopamina liberada como “prazerosa”, e de acordo com a sua programação, somos levados a executar essa mesma ação para sentir mais prazer.

E quando comemos um alimento que é reconhecido como saboroso, acontece a mesma coisa.

Falando sobre as comidas de fast food, se você come e o seu sistema neural identifica como saborosa, ele vai incentivar você a comer cada vez mais esse alimento; indiferente dele ser saudável ou prejudicial.

Quando a dopamina é liberada em quantidade correta torna-se benéfica para o seu organismo.

Essa é uma forma de evolução cerebral, que nos incentiva a fazer coisas que são agradáveis, e ajudam a manter a existência da nossa espécie.

Sem a dopamina você não sentiria prazer na vida. E o mesmo acontece com as crianças.

Porém, existem os alimentos que são um perigo para a saúde e são superestimulantes para o nosso cérebro; eles inundam o nosso organismo do hormônio dopamina.

O mesmo acontece com o uso de drogas como a cocaína, por exemplo; o cérebro recebe uma grande quantidade de dopamina o que faz com que o cérebro queira cada vez mais a liberação desse hormônio (1).

O que talvez você não saiba é que o açúcar presente em grande escala nas comidas típicas de fast food, pode ser tão viciante quanto o abuso de drogas (2).

O açúcar inunda o nosso cérebro de dopamina em um grau preocupante, e muito maior do que se vocês consumissem comida de verdade, como uma maçã ou ovos, por exemplo (3).

Estudos científicos comprovaram que as comidas de fast foods, e os seus açúcares invadem esse sistema de recompensas com dopamina, e afetam principalmente uma área chamada de Nucleus accumbens, que está fortemente relacionada ao vício (4).

O açúcar também tem influência sobre uma área do cérebro chamada opióides, o mesmo sistema manipulado por drogas como heroína e morfina (5,6).

É por isso que algumas pessoas que consomem alimentos processados, e com alto teor de açúcar podem perder o controle do seu consumo.

Se o açúcar percorre o mesmo caminho cerebral que as drogas, imagina esse efeito nas crianças? Já pensou que você pode estar inconscientemente, viciando os seus filhos em alimentos destrutíveis para a saúde deles?

2-Obesidade

Os alimentos processados são ricos em sódio, gorduras e conservantes, não trazem os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo, e ainda prejudicam a saúde.

Esses alimentos afetam o mesmo sistema de recompensas no hipotálamo citado acima para o açúcar, que é inundado de dopamina; o que acaba também estimulando a alimentação em excesso, e o que é pior, alimentos que são um veneno para a saúde.

É como se o sistema cerebral recebesse um curto circuito e somente pensasse em recompensas; isso afeta o comportamento, pensamentos e aumenta o consumo de alimentos.

As crianças não estão imunes a essa adicção alimentar. (8)

Existem muitas evidências científicas que comprovam, que o efeito desses alimentos no cérebro pode fazer com que o organismo ignore os mecanismos de defesa para o sensação de saciedade.

O resultado é um número assustador de crianças com os sinais de obesidade. Com o sobrepeso de seus filhos muitos pais são incentivados a recorrer aos regimes para crianças.

A obesidade infantil não afeta só a autoestima da criança e as relações sociais, mas também afeta a sua saúde agora e no futuro. E parte da raiz desse problema encontramos nos hábitos alimentares em fast foods (9,10).

3-Energia e foco

açúcar em excesso, não fornece a quantidade de energia necessária e saudável para o organismo.

Ela também afeta a capacidade de concentração dos pequenos. Isso pode afetar o desempenho deles na escola. Esse tipo de alimento também é pobre em nutrientes.

Outros malefícios:

  • Sódio em excesso
  • Depressão
  • Doenças crônicas

Lembre-se de sempre consultar um médico pediatra para a saúde de seus filhos.

Eu sei que mudar hábitos alimentares pode ser um desafio, mas também é muito benéfico se levar em consideração a saúde e o bem-estar das crianças e da sua família.

Você precisa ter a determinação de mudar de vida, buscar novas formas saudáveis e enriquecedoras de se alimentar, e ensinar as crianças desde pequenas o que é uma alimentação gostosa e de verdade.

Os benefícios serão inúmeros, e se eu consegui manter a reeducação alimentar você também consegue.

Comer alimentos industrializados e processados, danifica a saúde à curto e à longo prazo. Por isso eu digo que agora é o momento de transformar a sua saúde de forma efetiva!

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel

 

BAIXE AGORA O MEU GUIA COMPLETO E SAIBA POR QUE VOCÊ DEVE PARAR DE COMER AÇÚCAR HOJE!!!

[/vc_column_text]

[/vc_column][/vc_row]

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : alimentaçãocriançasdestaquedopaminaDopamina Em Excesso No Cérebrodr. juliano pimentelfamíliafast foodfast food prejudicafast foodsfilhosjunk foodsaúde

The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta