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Alimentação

Leite: Será que Ele Faz Bem ou Mal Para a Saúde?

Dr Juliano Pimentel

O leite de vaca faz parte da alimentação diária de muitos adultos, jovens e idosos, além das crianças. Você cresce acreditando que ele e os seus derivados são essenciais para manter a boa saúde. Mas será mesmo que o leite é o alimento mais completo que existe?

A grande maioria das pessoas ao redor do mundo atualmente é intolerante à lactose, ou apresenta algum tipo de rejeição ao leite.

Apesar do que se diz sobre o leite ser uma grande fonte de vitaminas como o cálcio, há outros alimentos que você pode consumir que são ricos neste nutriente.

Saiba mais sobre este alimento, e e se ele pode beneficiar ou não a saúde

Não deixe de ler e compartilhar.

O Leite é bom ou Ruim?

Ouve-se muito a informação de que o leite de vaca é extremamente saudável para a saúde e possui diversas vitaminas e nutrientes. Acontece que sim, o leite é saudável… para os filhotes da vaca.

Assim como o leite materno humano é um alimento completo para os bebês humanos.

Intolerância à lactose é uma condição muito comum na população – cerca de 75% dos indivíduos de todo mundo sofrem disso. (1) Ou seja, muitas pessoas têm essa intolerância e nem sabem disso…

Você já parou para pensar que se tantas pessoas sofrem com a intolerância à lactose, o leite na verdade não é tão bom assim quanto parece?

A ingestão de leite pode causar problemas, pois a nossa genética não é adaptada para o consumo de leite de outros animais.

A mídia pinta isso de forma diferente, tentando mostrar de diversas formas que o leite é um dos melhores alimentos a serem consumidos.

Intolerância à Lactose

A lactose é um tipo de açúcar encontrado no leite e nos produtos lácteos.

Para ingerir corretamente esse açúcar, o corpo produz uma enzima chamada lactase, a qual é responsável por quebrar a lactose em glicose e galactose, para que o corpo possa absorvê-la.

 Os sintomas da intolerância à lactose surgem quando o corpo passa a ser incapaz de digerir e absorver a lactose.

Malefícios do Leite

1- O Leite Engorda

Ele contém a lactose, que é um açúcar, e você já deve ter visto nas minhas lives e nos meus artigos que o açúcar não é nada bom para a saúde; e é o principal vilão do emagrecimento.

2- Inflamações

 A ingestão do leite pode agravar alergias, inflamações, artrites, problemas intestinais, entre outros (2).

Os principais sintomas das alergias são erupções cutâneas, inchaço, vômitos, diarreia e sangue nas fezes.

3-Excesso de Acidez

Bom, o leite comercializado não é natural.

Ele passa por diversos processos e por esterilização em altas temperaturas, e com isso, ele se torna um alimento ácido.

Além disso é muito difícil saber se o leite que você toma veio de uma vaca saudável, bem cuidada e que se alimenta de orgânicos. Quanto mais leite bebemos (e outros alimentos ácidos), mais ácido trazemos para os nossos corpos.

O nível elevado de ácido se chama acidose – e a acidose pode ser uma grande causadora da osteoporose (doença nos ossos). Pois é! O próprio leite pode ajudar a agravar problemas nos ossos…

Existem muitos alimentos ricos em cálcio que você pode consumir sem culpa no lugar do leite!

Agora que você já possui muitos motivos para evitar o leita na sua alimentação, saiba mais sobre esses alimentos ricos em cálcio que você pode comer para obter esse nutriente.

Alimentos Ricos em Cálcio

Leite: Chia é Rica em Cálcio. Imagem: (Divulgação)

A quantidade diária de cálcio recomendada para os adultos é de 1000mg.

Chia

Essa semente é rica em omega 3, fibras, ferro e proteínas. Cada 100 gramas de chia, possui 556,8 mg de cálcio.

A chia pode também proteger o coração, melhorar o sistema imunológico, combater cãibras e auxiliar no funcionamento do sistema nervoso.

Sardinha

A sardinha é fonte de proteínas de alta qualidade e de gorduras boas (omega 3), que são bons para o seu coração, cérebro e pele, além disso possui 440 mg de cálcio em cada 100 gramas, graças aos seu ossos também comestíveis. (3)

Elas são ricas em vitamina D, que ajuda na absorção de cálcio no corpo.

Amêndoas

De todas as sementes, as amêndoas são as mais elevadas em cálcio, a cada 100 gramas de amêndoas, há cerca de 137 mg de cálcio.

Elas também são fontes de magnésio, manganês e vitamina E.

Comer nozes ajuda a baixar a pressão arterial, gordura corporal e outros fatores de risco para doenças metabólicas. (4)

Você ainda pode produzir o seu leite caseiro de amêndoas ou outros leites vegetais, livre de lactose e conservantes.

Couve

 Folhas verdes como couve e espinafre são ricas em cálcio. Uma xícara de couve cozida possui 266 mg de cálcio – um quarto da quantidade de cálcio que você precisa em um dia!

A couve também é uma boa fonte de fósforo e vitamina C, e ótima fonte de vitamina A, além de ter bastante fibra também. Invista no suco verde de couve! (5)

Ovos

 O ovo é uma excelente fonte de vitaminas A, B, D e E, ajuda a manter uma boa saúde dos olhos, da pele e dos ossos e também possui sais minerais como zinco, ferro, manganês, selênio, fósforo e potássio.

Como é rico em vitamina D, ele ajuda na absorção do cálcio no corpo. 1 ovo cozido possui 28 mg de cálcio.

O cálcio é muito importante e você pode não estar recebendo o suficiente deste nutriente.

O kefir pode ser outra opção saudável.

Mas você não precisa tomar leite para suprir essa necessidade. Com uma alimentação de verdade, você facilmente satisfará a necessidade de nutrientes do seu corpo.

Lembre-se que se você sentir sintomas estranhos que podem ser relacionados à deficiência de cálcio ou intolerância à lactose, é importante procurar um profissional da saúde.

De qualquer forma você pode substituir o leite e com isso melhorar a saúde, opte por alimentos naturais que não causem inflamações e realmente aumente a sensação de saciedade.

Mude a sua rotina alimentar e viva melhor!

Abraços e fique com Deus

Dr. Juliano Pimentel.

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The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

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