close
Alimentação

Lista dos 7 Alimentos Industrializados que você deve Evitar

Dr Juliano Pimentel

Os alimentos processados ​​são convenientes, no entanto, neste artigo você encontrará 7 alimentos industrializados que você deve evitar.  

Isso porque, às vezes, a conveniência pode significar grandes quantidades de sódio, gorduras e açúcar escondidos, que são sempre más notícias.

Por isso, nesse artigo separei os alimentos industrializados que você deve evitar, para manter uma saúde.

Gostou? Leia e compartilhe.

1 – Carne processada

Mesmo que a carne não processada possa ser saudável e nutritiva, o mesmo NÃO é verdadeiro para carnes processadas.

Estudos mostram que as pessoas que comem carnes processadas têm um risco maior de muitas doenças graves, incluindo câncer de cólon, diabetes tipo 2 e doenças cardíacas (1, 2).

A maioria desses estudos é de natureza observacional, então eles não podem provar que a carne processada causou as doenças.

No entanto, o elo estatístico é forte e consistente entre os estudos, então é sim provável que a carne processada esteja relacionada à essas doenças.

A gordura saturada está ligada a doenças cardíacas e obesidade. O perigo também se esconde em praticamente todo o bacon comprado em lojas devido à quantidade de conservantes que contém, que estão relacionados a todos os problemas de saúde, desde dores de cabeça até câncer.

Se você quiser comer bacon, salsichas, calabresa e outras carnes processadas, escolha sabiamente e tente comprá-las localmente de vendedores que não adicionam muitos ingredientes insalubres. Qualidade conta.

2 – Adoçante artificial

Depois de tomar a decisão de reduzir drasticamente o açúcar e a frutose, não cometa o erro de substituí-lo por alimentos e bebidas artificialmente adoçados.

É importante entender que estas são substâncias tóxicas que podem causar estragos em seu corpo (3).

Adoçantes artificiais, assim como a frutose, também são extremamente prevalentes em alimentos processados. O aspartame, por exemplo, pode ser encontrado em mais de 6.000 produtos.

Não só os estudos mostraram que os alimentos e bebidas “dietéticos” estragam a capacidade do seu corpo de contar calorias, aumentando seu risco de ganho de peso (4).

Além disso, também têm sido associados a uma série de efeitos negativos à saúde, como danos intestinais, diabetes e cérebro. danos, parto prematuro e câncer, apenas para citar algumas das ramificações mais sérias (5, 6).

Acessulfame de potássio (ou acessulfame-K) é ainda outro adoçante artificial, que tem sido associado a tumores nos rins (7).

3 – Molhos de tomate

Um dos alimentos industrializados que você deve evitar é o molho de tomate. Isso porque, alguns níveis de nutrientes podem diminuir como resultado do processo de enlatamento.  

Molho de tomate enlatado podem conter BPA, um produto químico que tem sido associado com problemas de saúde como doenças cardíacas e diabetes tipo 2.

Além disso, os tomates enlatados que não foram processados ​​corretamente podem conter bactérias mortais, mas o risco de contaminação é muito baixo.

Afinal, sal, açúcar ou conservantes são por vezes adicionados aos molhos de tomate enlatados, a fim de melhorar o seu sabor, textura e aparência.

4 – Alimentos sem glúten processados

Muitas pessoas querem eliminar o glúten de suas refeições, o problema com muitas dietas sem glúten é que as pessoas substituem os alimentos que contêm glúten por alimentos processados ​​que são isentos de glúten.

Estes produtos de substituição sem glúten são frequentemente ricos em açúcar, óleos não saudáveis ​​e grãos refinados como amido de milho ou amido de tapioca.

Estes amidos refinados levam a picos rápidos de açúcar no sangue e são extremamente pobres em nutrientes essenciais.

Por isso, escolha alimentos que sejam naturalmente isentos de glúten, como plantas não processadas e alimentos de origem animal.

5 – Guloseimas

Evite comer guloseimas, como bolos.

Guloseimas, bolos e biscoitos são uma classe de alimentos industrializados que você deve evitar. São alimentos extremamente insalubres.

Eles geralmente são feitos com açúcar refinado, farinha de trigo refinada e gorduras adicionadas, que muitas vezes são gorduras insalubres como encurtamento (alto teor de gorduras trans).

Essas guloseimas são literalmente algumas das piores coisas que você pode colocar em seu corpo. Quase sem nutrientes essenciais, porém recheado com toneladas de calorias e ingredientes insalubres.

6 – Suco de frutas industrializados

Suco de frutas é muitas vezes considerado saudável, mas isso é um erro.

Muitos sucos de frutas são na verdade pouco mais que água açucarada com sabor de frutas.

É verdade que o suco contém alguns antioxidantes e vitamina C, mas isso deve ser pesado contra a grande quantidade de açúcar líquido.

De fato, o suco de fruta contém tanto açúcar quanto uma bebida açucarada, como refrigerantes, e às vezes os sucos tem até mais (8).

7 – Bebidas açucaradas – Refrigerantes

Açúcar adicionado é o pior ingrediente na dieta moderna. No entanto, algumas fontes de açúcar são piores que outras, e as bebidas açucaradas, refrigerantes, são as piores absolutas .

Quando as pessoas bebem calorias de açúcar, o cérebro não as registra como alimento.

Por essa razão, as pessoas não compensam automaticamente comendo menos alimentos e acabam aumentando drasticamente sua ingestão total de calorias (9, 10, 11).

O açúcar, quando consumido em grandes quantidades, pode conduzir à resistência à insulina no organismo e está fortemente ligado à doença hepática gordurosa não alcoólica .

Também está associado a várias doenças graves, incluindo diabetes tipo 2 e doenças cardíacas (12, 13, 14).

As bebidas açucaradas também são o aspecto mais engordante da dieta moderna, e beber em grandes quantidades pode gerar ganho de gordura e obesidade (15, 16, 17).

Beba água, água com gás, café ou chá. Adicione uma fatia de limão à água ou à água de soda pode acrescentar algum sabor se você não gostar dela.

A verdade, é que os alimentos industrializados que você deve evitar, oferecem conveniência e nos dão acesso a alimentação de maneira prática e muito acessível.

No entanto, é importante para a sua saúde que o consumo desse tipo de alimento seja com moderação e bom senso.

Por isso, verifique os rótulos nutricionais para evitar qualquer coisa rica em gorduras, açúcares e substâncias químicas.

Mas se esforce para fazer ingredientes frescos e simples o foco de sua dieta.

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : açúcaradoçantealimentos industrializadosalimentos industrializados que você deve evitardestaquedr. juliano pimentelguloseimassaúdevsg

The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta