close
Alimentação

Mau Humor e os Alimentos que Causam a Irritabilidade

Já pensou que aquilo que você come influencia no seu humor ou no mau humor? Para amenizar o mau humor ou aquele momento de irritação, muitas pessoas recorrem à comida, ou aos doces. Mas o que poucos sabem é que alguns alimentos ao invés de acalmar e relaxar, aumentam a irritabilidade e a indisposição. 

Neste artigo você vai conhecer os alimentos que causam e aumentam o mau humor.

Não deixe de ler e compartilhar!

Mau Humor e os Alimentos

Pense sobre como se sente depois de ingerir uma tigela de macarrão ou outro prato rico em carboidratos ou industrializado. Sente mais sono? Irritabilidade? Mau humor? Indisposição? Sentimento de tristeza sem motivo aparente? Cansaço?

A comida tem uma enorme influência sobre nossos modos e como nos sentimos, se eles alimentam o bom humor ou o contrário.

Isso porque o que comemos afeta os neurotransmissores que nosso cérebro produz. Estes são os produtos químicos cerebrais que orientam como nos sentimos.

Os neurotransmissores como a serotonina nos ajudam a relaxar, enquanto a dopamina pode nos ajudar a nos sentir mais focados.

Os alimentos que comemos fornecem os blocos de construção para esses produtos químicos, pois o cérebro extrai os nutrientes necessários dos alimentos que são consumidos para criar os neurotransmissores, que por sua vez, rege e melhora nosso humor (1).

Mas se o cérebro não recebe o combustível que precisa para fornecer o equilíbrio certo de neurotransmissores, pode causar mudanças de humor, entre outras coisas (2).

Embora os alimentos ricos em ácidos graxos e ômega-3 (como o salmão e o abacate) melhoram nosso humor, alimentos de baixa qualidade reagem negativamente, impactando em seu cérebro.

Por exemplo, estudos ligaram alimentos processados com a depressão, aumento da agressividade, ansiedade e outras doenças mentais. (3)

O açúcar no sangue também afeta nosso humor; quando os alimentos são elevados em açúcares, o pico é seguido por uma queda quando a insulina começa a limpar o açúcar do seu sangue.

Esses níveis de açúcar geralmente são acompanhados por dores de cabeça e irritabilidade.

Alimentos que causam Mau Humor

Existem alguns alimentos que causam o mau humor, e que podem surpreendê-lo.

Confira a seguir uma lista com os alimentos que podem afetar a disposição e o humor!

Mau Humor: Os Doces estimam o Vício em açúcar. Imagem: (Divulgação)
  1. Néctar Agave

A forma como o agave é altamente processado, envolve a remoção do suco de agave de ocorrência natural de todo o valor nutricional.

Quando se trata de seu humor, a grande quantidade de frutose encontrada no xarope de agave aumenta seu risco de síndrome metabólica e uma série de condições, incluindo a obesidade, pressão arterial elevada e resistência à insulina, o que pode prejudicar o humor.

  1. Álcool

Se está encerrando um longo dia de trabalho com um copo de vinho ou iniciando o fim de semana no happy hour, saiba que o álcool às vezes desempenha um papel pior em nossas vidas do que imaginamos.

Enquanto você está tomando sua bebida você pode se sentir mais animado, mas seu cérebro está ocupado no trabalho, pois o álcool desencadeia a produção de hormônios que aumentam os sentimentos de estresse e ansiedade.

Como depressivo, o álcool também reduz a serotonina, o hormônio que nos faz “sentir bem” e afeta o sistema nervoso, o que pode levar a um mau humor.

  1. Açúcares e adoçantes artificiais

Embora possam ter gosto bom, quando se trata de açúcares, as coisas não ficam doces por muito tempo.

O açúcar aditivo envia a nossas mentes e corpos um colapso, e após o choque inicial alto é inevitável, aumenta os sentimentos de ansiedade, irritabilidade e depressão, e também pode dificultar a capacidade do corpo de combater o estresse, dificultando o relaxamento.

Os adoçantes artificiais também são tão ruins quanto o açúcar. De chiclete a águas sem calorias e até mesmo pasta de dente, eles estão em toda parte.

Os efeitos colaterais incluem dores de cabeça, distúrbios de humor, tonturas e enxaquecas – e é assim que eles afetam seu humor!

  1. Margarina

Quando se trata de escolher alimentos que fazem você feliz e são bons para sua saúde, é melhor evitar essas substâncias suaves e parecidas com a manteiga.

Eles geralmente são produzidos com gorduras que aumentam a inflamação e possuem altos níveis de ácidos graxos e ômega-6.

Estes compõem e bloqueiam os ácidos graxos ômega-3, potencializadores naturais do humor, que se misturam com seu humor e seus níveis de insulina.

  1. Café

A cafeína encontrada no café altera nosso humor impactando nos hormônios, na função neurotransmissora e na sinalização nervosa, tudo o que pode deixar você se sentindo mais desanimado.

Também pode aumentar os sentimentos de ansiedade aumentando sua frequência cardíaca e fazendo com que você se sinta nervoso.

E se você é um viciado em café, apenas um dia sem isso pode causar sintomas de abstinência como dores de cabeça, sonolência e falta de energia.

  1. Alimentos não orgânicos

Certos tipos de alimentos podem realmente afetar seu humor.

Ao comer regularmente produtos não orgânicos, você pode receber uma dose de neurotoxinas juntamente com frutas e vegetais.

Os pesticidas contaminam os alimentos. 

Estes produtos químicos afetam a saúde mental, além de causar deficiências nutricionais, em particular nos minerais, que são essenciais para manter os estados de ânimo sob controle.

Outros alimentos que causam mau humor:

– Demais adoçantes artificiais

Açúcar refinado

Macarrão instantâneo

Salgadinhos processados

Sorvete

Pizza

– Biscoitos

– Hambúrguer

Óleos hidrogenados

Pão Branco

– Cereal com açúcar

-Energéticos

Batata frita

Fast Food

– Chiclete

Frutas e vegetais geneticamente modificados também podem introduzir bactérias, e interromper sua flora intestinal.

Como a conexão do intestino-cérebro é forte, um intestino que não está saudável, pode acarretar a mudanças de humor e distúrbios.

Os alimentos que você come afetam os produtos químicos em seu cérebro e o açúcar no sangue, que consequentemente, afetam seu humor.

Evitar o álcool, assim como alimentos ricos em açúcares ou outros ingredientes ligados aos alimentos integrais, tanto quanto possível, ajuda a equilibrar o humor!

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:

Você pode Gostar

Tags : açúcar refinadoadoçantes artificiaisansiedadedeficiências nutricionaisdepressãodr. juliano pimentelfast foodmacarrão instantâneomargarinaMau humormudanças de humorNéctar AgaveneurotransmissoresÓleos hidrogenadospizzaprodutos não orgânicosSalgadinhossorvete

The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta