close

Quem me conhece sabe que sou adepto e incentivo o consumo de alimentos naturais, sem conservantes ou alimentos processados. E por isso, resolvi falar nesse post sobre a laranja.

Você já parou para pensar nos reais benefícios da fruta? Estamos tão acostumados a manter nossa alimentação como aprendemos na infância, que em muitos momentos nem observamos de fato, o potencial daquilo que se come.

Conhecer os benefícios que a laranja tem para seu organismo é fundamental para saber quando, quanto e como inserir a fruta (1).

Não deixe de ler e compartilhar!!

Laranja e os Benefícios

Descubra os principais benefícios de se consumir a laranja.

1-Vitaminas e Minerais

  • Vitamina C

Com certeza a vitamina C é o potencial mais sonhecido da laranja. Para se ter ideia, uma laranja grande pode fornecer mais de 100% de vitamina C que a ingestão diária recomendada.

  • Tiamina

Mas, não é só vitamina C que a laranja pode te beneficiar. Conhecida também como B1, a tiamina é essencial para o metabolismo e o bom funcionamento do coração, músculos e do sistema nervoso (2).

  • Folato

Também conhecido como vitamina B9, ele é importante para o crescimento celular e na formação do DNA (3).

  • Potássio

A laranja é uma boa fonte de potássio, o que ajuda a baixar a pressão arterial em pessoas com hipertensão e auxilia na saúde cardiovascular (4)

  • Fibras

Laranja é uma boa fonte de fibras, por exemplo, uma laranja grande (184 gramas) possui cerca de 18% da ingestão diária recomendada (5).

Vale lembrar que todas essas medidas é em relação à fruta. O suco da laranja, por exemplo, contém   uma concentração muito menor de fibras do que na fruta inteira.

As fibras são importantes para melhorar a função do sistema digestivo, pois alimentam as bactérias benéficas que moram lá (67).

Alto teor de açúcar presente na fruta, a laranja possui um índice glicêmico baixo que varia de 31 a 51 (8).

O curioso é que as fibras presentes na fruta ajudam a moderar o aumento de açúcar no sangue, essa é uma forma de medir a velocidade com que o açúcar entra na corrente sanguínea após ser consumido (9).

De acordo com pesquisas é a presença das fibras que auxilia o baixo índice glicêmico na laranja.

Por fim, as principais fibras encontradas na laranja são a pectina, celulose, hemicelulose e lignina. A fibra também pode auxiliar na perda de peso em baixar os níveis do colesterol (10).

Compostos Vegetais

Além de vitaminas a laranja também é rica em vários compostos de plantas bioativas, e de acordo com pesquisas eles são benéficos para a saúde.

Para se ter ideia, a laranja possui dois dos principais compostos vegetais oxidantes, que são  os fenólicos e os carotenoides.

  • Fenólicos 

Esses compostos vegetais presentes nela são ricos em fenólicos, especialmente os flavonoides, que contribuem para as propriedades antioxidantes da laranja.

Os flavonoides podem ter efeitos protetores contra doenças cardíacas (12).

  • Carotenoides

Presente em todos os citrinos, o carotenoides é uma classe de antioxidantes responsável pela coloração da fruta.

Um carotenoide importante encontrado nela, é o beta-cripto xantina que o nosso corpo é capaz de converter em vitamina A. O licopeno também é um antioxidante encontrado em alta concentração na laranja vermelha, assim como nos tomates.

  • Ácido cítrico

A laranja faz parte do grupo de frutas cítricas, rica em ácido cítrico e citratos que trazem o sabor levemente azedo à fruta. Pesquisas dizem que esses ácidos podem ajudar a prevenir a formação de cálculos renais (14).

  • Previne Pedra Nos Rins

De acordo com pesquisas, o ácido cítrico e os citratos presentes na fruta são responsáveis por prevenir o surgimento do cálculo renal.

O citrato de potássio é conhecido por ser prescrito para pacientes com cálculo renal, e o citrato presente na fruta parecem ter o mesmo efeito (16).

Como Consumir

Estudos mostram que consumir qualquer durante as refeições pode retardar o esvaziamento gástrico, dando a sensação de saciedade após as refeições (18).

Vale lembrar que comer a fruta é mais vantajoso do que beber o suco.

Afinal, os sucos industrializados têm uma grande concentração de açúcares, conservantes e aromatizantes como nos refrigerantes, o que prejudicam o seu organismo. Além disso, neles você encontra muito pouco do suco natural da fruta.

Alto Teor De Açúcar

A laranja é composta principalmente por água e carboidratos.

A forma dominante de carboidratos presentes na laranja são os açúcares simples como a frutose, glicose e a sacarose, além de conter quantidades muito baixas de proteínas, gorduras e calorias (20).

Por isso, prefira comer a fruta. E se for fazer suco, não adoce (21).

O consumo do açúcar, como eu sempre falo, pode levar o seu corpo a ter resistência a insulina e várias doenças graves ao longo dos anos como obesidade, diabetes tipo II, doença cardiovascular e muitos outros problemas (24).

É importante você avaliar como consumirá a laranja, sempre com moderação. Assim como equilibrar o consumo de carboidratos.

Lembre-se de sempre consultar o seu médico e avaliar os benefícios de uma alimentação saudável para você e a sua família.

Aqui você encontra muitas dicas de como alimentar-se de verdade de forma saudável e saborosa, fazendo uma reeducação alimentar.

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel

BAIXE O MEU GUIA COMPLETO E SAIBA POR QUE VOCÊ DEVE  PARAR DE COMER AÇÚCAR HOJE!!!
Ebook Açucar
O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : açúcaralimentaçãoalto teor de açúcarcálculo renalcompostos vegetais oxidantesdestaquedr. juliano pimentelFenólicosfibrasfrutasfrutoselaranjapedra nos rinsperda de pesopotássiosaciedadesaúdevitamina avitamina C

Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta