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Alimentação

Substitutos Naturais do Açúcar: 3 Opções Saudáveis

Dr Juliano Pimentel

Sabemos que o açúcar é um perigo e afeta quase todos os órgãos do corpo além de ser viciante. Por isso é essencial que você mude os seus hábitos alimentares. Evite totalmente o seu consumo, e se for necessário, use substitutos naturais para o açúcar, para prevenir doenças como a obesidade

Em 2014, os pesquisadores mostraram cientificamente que a ingestão de açúcar pode aumentar significativamente o risco de doenças cardiovasculares. (1)

Neste artigo, irei apresentar três substitutos naturais do açúcar.

Não deixe de ler e compartilhar!

Substitutos Naturais do Açúcar e a Importância

Substitutos Naturais do açúcar: Previna doenças. Imagem: (Divulgação)

Pesquisas descobriram que ingerir bebidas açucaradas aumenta os riscos de doença hepática gordurosa não alcoólica, em comparação com aqueles que as evitam. (2)

O açúcar é ruim, especialmente quando se trata do intestino.

Sabendo que os microorganismos que vivem no intestino agem de forma semelhante a um “órgão” metabólico, os pesquisadores acreditam que o composto muda a microbiota intestinal.

A inflamação crônica de baixo grau que ele desencadeia, pode levar à transferência de substâncias do intestino para a corrente sanguínea.

Desencadeando a obesidade e outras doenças crônicas metabólicas. (3)

Um estudo de 2013, mostra que para cada 150 calorias de açúcar que uma pessoa consome por dia (aproximadamente o equivalente a uma lata de refrigerante), aumenta o risco de diabetes tipo 2 em 1,1%.

As principais maneiras de reduzir o desejo de açúcar é obtendo mais fibras, como as que estão presentes no abacate, no brócolis e na alcachofra; mais proteína, gordura saudável como as que estão presentes no salmão; e consumir alimentos azedos.

Além disso, se você não consegue deixar de adoçar os alimentos, é preciso substituir o açúcar por produtos naturais.

Substitutos Naturais do Açúcar

O ideal como foi explicado, é fugir totalmente do açúcar, ele nunca vai ser benéfico para a saúde.

Sem ele você consegue sentir o prazer dos sabores dos alimentos, volta a educar as suas papilas gustativas e prevenir doenças.

Mas se você ainda está no processo de reeducação alimentar e ainda não consegue excluir esse alimento, vou mostrar opções saudáveis para substituir o açúcar e garantir o bom funcionamento do seu organismo.

1- Stevia

Substitutos Naturais do Açúcar: Stevia. Imagem: (Divulgação)

A Stevia é uma planta natural do Brasil e pode ser consumida de diversas maneiras.

disponibilizada no mercado em seu formato em pó, folhas verdes ou em forma de cravos.

O produto é indicado principalmente, para aqueles que possuem problemas de sobrepeso ou diabetes.

Existem muitas marcas que devem ser evitadas, pois oferecem a Stevia altamente processada, e adicionadas em outros produtos químicos.

Você pode encontrá-la em diversos sabores como chocolate, baunilha e outras especiarias. Diante de tantas opções, certifique-se de escolher o mais saudável e o tipo mais orgânico.

A grande diferença da Stevia é que não existe açúcar no seu processamento. Mas, deve-se utilizar com moderação, pois é um alimento natural forte e usado em excesso pode desencadear diarreia e outros problemas. 

Ele pode ser utilizado para adoçar chás, café, sucos e vitaminas. Também é uma boa opção para pratos quentes e frios, substituindo o açúcar.

2- Tâmaras

As tâmaras são substitutas poderosas, pois são ricas em fibras e potássio, bem como outras vitaminas e minerais.

Além disso, também possuem alto valor nutritivo, e a fibra presente na fruta retarda a absorção de açúcar; esses nutrientes ajudam a absorver lentamente açúcar no organismo.

Tâmara é um alimento muito doce, por isso, use também com equilíbrio.

O potássio encontrado nas tâmaras, por exemplo, é ótimo para liberar toxinas e equilibrar eletrólitos no corpo.

As tâmaras ajudam a diminuir o mau colesterol, aliviar a constipação e aumentar a energia, entre outros benefícios para a saúde. (5, 6)

3-Canela

Substitutos Naturais do Açúcar: Benefícios da Canela. Imagem: (Divulgação)

Eu sempre falo dos inúmeros benefícios da canela para a saúde, mas você sabia que pode usá-la para dar um sabor ás suas bebidas e faz parte de um dos substitutos naturais do açúcar (7)?

Ela possui propriedades antiinflamatórias, antibacterianas, antioxidantes, antifúngicas.

Entre as suas maravilhas estão:

  • Auxilia contra a Fadiga
  • Cólica menstrual
  • Previne doenças cardíacas
  • Saúde digestiva
  • Auxilia na diabete tipo 2
  • Auxilia na perda de peso

Então pense: trocar o açúcar por esses alimentos naturais e saudáveis é a melhor escolha para manter a boa saúde.

Se você me segue, já sabe que eu sou contra o açúcar e que o melhor é fugir dele. Melhore a sua saúde por excluir esse tipo de produto da sua alimentação.

O mais indicado é que você não adoce bebidas e alimentos. Mas se você ainda não está preparado para retirá-lo de vez da sua alimentação, substituí-lo por opções mais naturais já é um ótimo começo.

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Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

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Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

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