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Vício em Açúcar: Como Eliminar de Forma Prática

O vício em açúcar é um problema sério, mas que pode ser negligenciado pelas famílias. Quem tem dificuldade em cortar ou mesmo reduzir o consumo dele, aumenta as chances de obesidade e de outras doenças relacionadas ao açúcar (1). 

Sejamos honestos, a maioria das pessoas não consegue controlar a vontade de comer açúcar e porcarias em geral.

Por isso, hoje eu vou compartilhar com você algumas maneiras simples de reduzir o vício em açúcar.

Não deixe de ler e compartilhar.

Vício em Açúcar

Aqui estão as principais maneiras de reduzir ou eliminar o vício em açúcar.

Em linhas gerais: você precisa obter mais fibra, proteína, gordura saudável e consumir alimentos azedos (2).

Se você seguir essas etapas, poderá ter mais sucesso na hora de controlar as suas vontades.

1. Proteínas

Vício em açúcar: Peixes e carnes. Imagem: (Divulgação)

Aumentar a ingestão de proteínas ajuda a equilibrar os níveis de açúcar no sangue e, consequentemente, reduzir ou eliminar o vício em açúcar.

Mas quais alimentos comer?

Algumas das melhores fontes de proteína incluem:

  •         Carne;
  •         Lentilhas;
  •         Brócolis;
  •         Peixes (salmão, cavala, atum, etc);
  •         Frango;
  •         Quinoa;
  •         Semente de abóbora;
  •         Kefir e seus derivados
  •         Ovo.

Dica de receitas:

Salada de quinoa e maçã

Fricassé de Frango Low carb

Almôndegas de frango paleo

Inclua essas fontes de proteínas na sua alimentação para aumentar a saciedade, e diminuir a vontade de comer besteiras.

2. Gorduras Saudáveis

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Vício em Açúcar: coco é uma ótima gordura natural. Imagem: (Divulgação)

Seu corpo queima o açúcar para produzir energia, ou gordura.

Consuma mais gorduras saudáveis, como as monoinsaturadas.

Dessa forma, seu corpo vai queimar gordura, que também ajudará na perda de peso e a controlar a dependência de açúcar (3).

Algumas dicas de gorduras são: coco, óleo de coco, banha de porco, óleo de gergelim e abacate.

3. Fibras

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Vício em Açúcar: Substitua por Legumes, nozes e sementes. Imagem: (Divulgação)

Uma boa forma de eliminar o vício em açúcar é por comer alimentos ricos em fibras.

As fibras aumentam a saciedade por mais tempo. Desintoxica o organismo e diminui as compulsões alimentares.

Boas fontes de fibra incluem:

  • Abacates;
  • Peras;
  • Coco;
  • Figos;
  • Alcachofras;
  • Ervilhas;
  • Quiabo;
  • Nabos;
  • Lentilhas;
  • Grão-de-bico
  • Maçã;
  • Sementes;
  • Nozes;
  • Quinoa.

A fibra é mais que um regulador intestinal, ela também pode ajudar com as seguintes condições:

Aterosclerose; Câncer; Colite; Constipação; Diabetes; Diarreia; Diverticulose; Doenças Cardíacas; Hipertensão; Síndrome do intestino irritável; Pedras nos rins; Obesidade; entre outras condições.

4. Alimentos Ácidos ou Ricos em Probióticos

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Vício em açúcar: Consuma derivados de Kefir. Imagem: (Divulgação)

Probióticos como kefir são azedos por causa das boas bactérias encontradas neles. Eles combatem e reduzem a bactéria Candida, ajudando a reduzir os desejos por açúcar.

Então, consuma alimentos ricos em probióticos, como ervilha, kefir e os seus derivados e vinagre de maçã, por exemplo.

5. Stevia

O Stevia é um adoçante natural, não-calórico, e uma boa alternativa para ajudar a cortar o açúcar da sua alimentação.

Apenas tome cuidado, existe uma enorme diferença entre consumir stevia natural e os processados quimicamente; ela também precisa ser usada com moderação por ser um alimento que pode aumentar as contrações intestinais.

Há também outras formas de adoçantes naturais e ótimos substitutos para o açúcar, como o xylitol e a canela.

6. SEM Adoçantes Artificiais

Nunca substitua o açúcar por adoçantes artificiais.

Um estudo publicado em 2013 na revista Diabetes Care, mostrou que os adoçantes artificiais podem mudar a maneira do corpo metabolizar o açúcar.

Em 2008 um estudo em animais demonstrou que ratos tratados com adoçantes artificiais ingeriram mais calorias durante o dia e como resultado, ganharam mais peso.

7. Fatores Emocionais

Sentimentos como tristeza e ansiedade podem fazer com que você exagere no açúcar
Vício em açúcar: Tristeza e ansiedade aumentam o vício. Imagem: (Divulgação)

Tente perceber se há algum gatilho emocional por trás do seu desejo por açúcar.

O desejo por doces é “ativado” devido à fome e, muitas vezes, devido ao estado psicológico da pessoa. Pense como foi a última que você sentiu uma vontade maior de consumir doces.

O que estava sentindo? Você estava estressado, preocupado, entediado, solitário ou feliz?

Entender tais gatilhos emocionais ajudará na criação da melhor estratégia para tratar esse desejo.

Preste atenção aos momentos em que deseja comer doce.

Sempre que sentir a ânsia de comer algo com açúcar, anote o que estava sentindo naquele instante, detectando todas as emoções do momento.

8. Sono

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Vício em Açúcar: Evite noites mal dormidas. Imagem: (Divulgação)

Melhore os hábitos de sono.

Um estudo realizado em 2013 demonstrou que noites mal dormidas estão relacionadas com a vontade de consumir alimentos açucarados durante o dia.

Além disso, a falta de sono nos priva do controle necessário para dizer não a doces e outros alimentos.

Em poucas palavras, enquanto a dieta e exercícios têm tudo a ver com nos mantermos afastados de doces, nenhum deles será tão eficaz se não estivermos dormindo o suficiente.

9. Atenção aos Rótulos

Young woman checking food labeling in supermarket
Vício em Açúcar: o açúcar presente em vários alimentos processados. Imagem: (Divulgação)

Leia o rótulo dos produtos.

O açúcar fica “escondido” em grande parte dos alimentos processados; caso não consiga ler a parte dos ingredientes, é bastante provável que o alimento seja rico em açúcar.

Nomes comuns para outros tipos de açúcares são: açúcar mascavo, xarope de agave, xarope de milho, adoçante de milho, frutose, glicose, lactose, maltose, dextrose, sacarose, mel, xarope de milho rico em frutose, concentrado de sumo, melaço, mosto de malte, açúcar cru, açúcar e xarope.

Mas se você sentir a necessidade e os sintomas de distúrbios emocionais, procure um médico especialista para tratar questões como depressão e ansiedade.

Outro ponto importante é você manter a decisão e a determinação de mudar os seus padrões alimentares. Sem isso você não consegue evitar os vícios alimentares.

Procure também se exercitar, dormir bem (4).

O açúcar possui diversos malefícios para a saúde, fugir dele é cuidar de você!

Pensando nisso, preparei um material completo com informações sobre o Açúcar e a sua saúde. Clique na imagem abaixo para receber o e-Book gratuito.

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

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Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

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