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Alimentação

Vitamina C e os Seus Principais Benefícios

Dr Juliano Pimentel

Você sabia que a vitamina C possui benefícios que vão além do combate a gripe e resfriados? Conheça também agora os alimentos ricos nessa incrível vitamina!

Hoje existem uma quantidade grande de suplementos vitamínicos que fazem sucesso, tais como óleo de peixe e vitaminas como a vitamina D. Algumas pessoas acabam deixando de lado a vitamina C, que é essencial para manter a boa saúde e funções vitais do organismo.

Muitas pessoas estão com deficiência nessa vitamina e não sabem.

Não deixe de ler e compartilhar!

Benefícios da Vitamina C

vitamina C (ácido ascórbico) é uma vitamina solúvel em água, isso quer dizer que o seu corpo expeli essa vitamina diariamente.

Por isso que o seu organismo sente a necessidade diária de consumir alimentos ricos em vitamina C ou de suplementos alimentares (1). Mas muito melhor que os suplementos, são os alimentos ricos em vitamina C, que além de serem saborosos cumprem bem o seu papel nutricional.

Existem diversos benefícios da vitamina C que a maioria das pessoas desconhecem.

1-Produção de Pele e Colágeno

Benefícios da Vitamina C: Produção de Colágeno
Benefícios da Vitamina C: Produção de Colágeno

A vitamina C promove a formação saudável de áreas como pele e colágeno.

Ela é usada pelo corpo para formar a proteína responsável por produzir os tecidos da pele, tendões, ligamentos e vasos sanguíneos.

Isso auxilia na cicatrização e no processo curativo natural de feridas que o seu corpo possui.

Foi realizado um estudo em mais de 4 mil mulheres com idades entre 40 e 74 anos.

Concluíram que a ingestão adequada de vitamina C diminui a probabilidade de adquirirem: pele e aparência enrugada e seca, e na desaceleração do envelhecimento natural da pele.

Manter uma alimentação rica em antioxidantes é um forma também de prevenir o câncer de pele.

2-Melhora a Absorção de Minérios

As células absorverem as vitaminas e nutrientes dos alimentos que você come, para reduzir o nível de inflamação e o desenvolvimento de doenças (5).

Tomando vitamina C junto com ferro você ajuda o seu corpo a aumentar a quantidade de ferro absorvida pelo corpo.

Tanto em adultos quanto em crianças.

3-Diminui o Risco de Gota

A vitamina C está associada a redução do risco de gota, que é uma doença dolorosa.

Gota é uma tipo de artrite, uma inflamação nas articulações e que ataca em grande escala o dedão dos pés.

A área adiposa afligida por essa doença se torna rígida, inflamada e dolorida devido ao excesso de ácido úrico no sangue (hiperuricemia) (6).

Em uma pesquisa realizada em homens na faixa etária de 40 anos (idade em que é mais provável o surgimento da doença) administrada com aumento diário de vitamina C, constataram que o risco de gota caiu para 31% entre esses homens.

Se assuntos como artrite interessam você, é importante ler sobre os sintomas, causas e tratamento. Sempre consulte um médico.

 4- Combate aos Radicais Livres

Fumaça de Cigarro e Tabacos Aumentam os Radicais Livres

Essa vitamina por ser rica em antioxidantes pode nos proteger contra os danos dos radicais livres, que são moléculas nocivas ao nosso organismo.

Além disso ainda protege contra substâncias químicas tóxicas e poluentes como a fumaça de cigarro, por exemplo.

Os radicais livres podem se acumular no corpo e como eu disse em outros artigos, podem contribuir para o desenvolvimento de doenças como câncer, doenças cardíacas e a artrite.

Os radicais livres se desenvolvem quando o corpo trabalha para digerir os alimentos, quando você se expõe a fumaça de cigarro, tabaco ou radiação.

5-Sistema Imunológico e o Estresse

Benefícios da Vitamina C: Aumenta a Imunidade devido ao Estresse
Benefícios da Vitamina C: Aumenta a Imunidade devido ao Estresse

Estudos recentes mostram que a vitamina C é benéfica para indivíduos que tiveram o sistema imunológico enfraquecido devido ao estresse.

O estresse é uma doença que cresceu muito nos últimos anos em todo o mundo, e a vitamina C tem sido usada como uma importante ferramenta para melhorar a saúde.

Fortalecendo o sistema imunológico a vitamina C também previne e combate os sintomas do resfriado e a gripe. Além de evitar o desenvolvimento de doenças adicionais como pneumonia e infecções pulmonares. Manter a imunidade do organismo equilibrada pode evitar o surgimento de muitas doenças.

6-Auxilia no Tratamento do Câncer

Benefícios da Vitamina C no Combate ao Câncer

Doses elevadas dessa vitamina pode aumentar o efeito do combate ao câncer em remédios usados durante a quimioterapia.

Pesquisadores defendem que a vitamina C possa ser considerada um complemento medicinal seguro e natural contra o câncer, principalmente contra o câncer de ovário e pulmão (7).

7-Reduz o Risco de Acidentes Vascular Cerebral

O American Journal of Clinical Nutrition pesquisou sobre o efeito da vitamina vitamina em pessoas que consomem alimentos ricos em vitamina C.

Essas pessoas tendem a ter 42% menos de chances de desenvolverem acidente vascular cerebral, devido a grande concentração de vitamina C em seu sangue, em comparação a pessoas que não consomem tanto essa vitamina.

8- Melhora do Desempenho Físico

Bom Desempenho Físico

Incluir mais alimentos com vitamina C na sua dieta diária vai melhorar o seu desempenho físico e fortalecer a força muscular. Principalmente em pessoas com idade avançada.

Pode melhorar a ingestão de oxigênio durante os exercícios, e alguns estudos apontam que ela também pode reduzir a pressão sanguínea.

Antes de realizar execícios físicos pesados é importante ingerir bastante vitamina C para prevenir surgimento de infecções respiratórias superiores.

Principais Fontes de Vitamina C

Mamão Goiaba e Manga: Alimentos Ricos em Vitamina C

Os alimentos com a maior concentração de vitamina C são:

Goiaba, groselha preta, pimenta, vermelha, kiwi, pimentões verdes, laranja, morango, papaia, brócolis, couve, salsa, couve de bruxelas, abacaxi, toranja, ervilhas, couve-flor, manga.

Uma goiaba fornece aproximadamente o dobro da ingestão diária de referência (RDI), sendo quase o dobro do que você consumiria em uma laranja (8)

Ao invés de cozinhar os vegetais, faça-os ao vapor para não perder os seus nutrientes e vitaminas (9). O ideal é que você consuma de 2-3 desses alimentos diariamente para repor a quantidade necessária dessa vitamina por dia. Eles também são ricos em antioxidantes e estão repletos de outras propriedades para manter a boa saúde.

A vitamina C é essencial para manter o bom funcionamento do seu corpo, introduza mais alimentos ricos nessa vitamina. Assim você previne o surgimento de várias doenças, e ajuda na manutenção do seu corpo.

Preste atenção ao que você come, muitas doenças podem ser evitadas com a reeducação alimentar e a exclusão de alimentos industrializados e processados.

Comer alimento de verdade é cuidar do futuro. Seja equilibrado na alimentação, exageros também prejudicam a saúde. Beba água e pratique exercícios. E consulte um médico sempre.

A questão do sistema imunológico preocupa você? Então presta atenção no convite que eu quero fazer para você!!!

Os melhores resultados na qualidade de vida, saúde e disposição acontecem quando trabalhamos em sinergia com os 4 pilares da saúde:

Alimentação Saudável;
Mentalidade Correta;
Exercícios e Disposição Física;
Constância e Congruência.

Sabe por onde isso começa? Com você fazendo a sua mente trabalhar à seu favor, e entendendo como alimentar seu corpo de forma saudável.

Foi para pessoas como você, que querem mais para si mesmas, que criei o livro digital:

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Abraços e fique com Deus!!

Dr. Juliano Pimentel

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The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

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