close
Alimentação

Whole30: Que Desafio é Esse? Vamos Tentar?

Dr Juliano Pimentel

Você sabia que existe um desafio que incentiva as pessoas a se alimentarem melhor e a perderem peso de forma saudável? Esse desafio, chamado Whole30, não só incentiva a alimentação, mas também a prática de exercícios. Muitas pessoas estão aderindo à ideia e se ajudando mutuamente para atingirem o seu objetivo.

É muito interessante, pois ele te dá um início, que são 30 dias, para começar uma rotina diferente na sua vida e ver se esses dias realmente fazem diferença para você… Depois disso, você aprende o que é melhor para a sua vida.

Vou explicar melhor o que é este desafio!

Não deixe de ler e compartilhar.

O que é o Whole30?

O Whole30 é um programa de 30 dias criado nos Estados Unidos, cujo objetivo é fazer com que as pessoas se alimentem de verdade e retirem completamente alguns hábitos de suas vidas. O desafio promete que em 30 dias, as pessoas terão a sua vida mudada (1).

“Whole” é uma palavra em inglês que pode significar “Todo”, “Completo”, ou “Saudável”, portanto, o melhor significado para Whole30 seria: 30 dias completos de saúde.

A grande promessa do programa é “let us change your life” que significa “deixe-nos mudar a sua vida”.

Este desafio pode ser seguido por qualquer pessoa que se interesse pelas etapas descritas, durante 30 dias, sem parar, sem deslizes, e sem desculpas!

Vou te explicar as regras:

Etapas do Whole30

1) Alimentos permitidos e proibidos

Durante 30 dias existe uma lista de alimentos que podem ser consumidos e uma lista de alimentos que são proibidos a todo custo!

PODE: basicamente toda comida de verdade,  assim como eu falo no livro VSG, nos artigos do site e nas minhas lives – ou seja, comer carnes, aves, frutos do mar, peixes, ovos, vegetais, frutas, verduras e gorduras boas. Comer tudo aquilo que não tem ingredientes, comer a versão mais natural dos alimentos.

Prefira sempre os alimentos orgânicos!

O desafio Whole30 também cita alguns alimentos que podem ser usados na suas receitas: Manteiga clarificada ou ghee, suco de fruta natural com polpa, vinagre (sem açúcar!), sal, sucos vegetais, leite de amêndoas, leite de coco, bacon, broto de feijão, alfarroba, semente de chia, tapioca, goma guar, farinha de coco, farinha de amêndoas, água de coco natural, sementes de linhaça, vagem, maionese feita em casa, ervilha, tahine e kefir de água (2).

NÃO PODE: Nenhum tipo de açúcar, natural ou artificial. Nenhum tipo de adoçante, bebidas alcoólicas, grãos, farinha, aveia, quinoa, milho, arroz, amido. Nenhuma leguminosa como feijão, ervilhas, grão de bico, lentilha, amendoim, soja. Nenhum alimento a base de soja. Nenhum derivado do leite, ou seja, leite de vaca, cabra, ovelha e produtos derivados do leite como queijo e iogurte. Não pode mascar chicletes. Não pode fumar.

2) Comprometer-se

É preciso comprometer-se. Por isso, a alimentação citada acima deve ser seguida à risca, isso significa que será necessário planejar-se, livrar-se das tentações, levar comida com você muitas vezes e avisar as pessoas ao seu redor, para não sofrer nenhum tipo de tentação.

3) Ter um sistema de apoio

O ideal é que você se comunique com pessoas que também participam deste desafio, para que haja apoio e você possa compartilhar as experiências com mais pessoas e saber que você não está sozinha (3).

Por que não tentar uma alimentação de verdade de acordo com as minhas dicas aqui e de outros artigos e compartilhar suas experiências conosco?

Eu incentivo você à seguir uma alimentação de verdade durante esses 30 dias (e quem sabe pelo resto da vida?) e a postar seu progresso e seus resultados com as hashtags #drjulianopimentel #alimentacaodeverdade #vsg e assim vocês podem interagir entre si e terem um sistema de apoio para continuarem seguindo em objetivo de uma vida saudável!

4) Organizar sua casa

Limpe a sua casa de todos os alimentos proibidos. Dê aos seus vizinhos, ou guarde em algum lugar onde você não os possa ver durantes esses 30 dias. Se a sua família se alimenta com os alimentos proibidos, incentive-os a entrar no desafio com você, para fazerem a limpeza na casa juntos. Se a sua família não fizer esta “limpeza” junto com você, procure guardar todas estas coisas ruins em um espaço reservado para eles.

Organize também potes, copos e garrafas para você levar aos lugares, sempre que não estiver em casa, para você transportar com você os seus alimentos saudáveis.

5) Programar-se para que não hajam erros

Para não haver nenhum erro, tentação e desculpas, é necessário que haja planejamento! Você precisa de uma solução para o almoço de negócios, o casamento no final de semana, o churrasco de família, a festa dos amigos… Ninguém te obriga a comer nada, então você deverá ser forte e fugir das tentações.

Planeje-se no dia anterior. Então, se você sabe que tem um almoço marcado, procure sugerir um local em que você sabe que servem comidas naturais, saudáveis e orgânicas. Pesquise a região antes e encontre restaurantes saudáveis.

Se você tem um casamento, ou uma festa, se alimente só daquilo que você sabe que é permitido. Se não houver nada permitido, programe-se para levar alguns lanchinhos dentro da bolsa.

Nos restaurantes, pergunte como são feitas as receitas e peça para substituírem os ingredientes que você não pode comer.

6) Esconda sua balança

O desafio Whole30 fala que você não deve se pesar neste período, que você deve apenas sentir as diferenças no seu corpo, pele, cabelo e mente.

Nosso corpo sofre alterações normais de até 2kg todos os dias, por isso, a balança pode acabar desmotivando você a pensar “nossa, não fez diferença alguma, não vou continuar…” Então, não se pese durante 30 dias, faça isso ao término do desafio para ver a diferença.

Minhas observações

O desafio é interessante.

Te convido a ler mais artigos do site sobre alimentação saudável e dicas para emagrecer, assim você se sente motivada a começar.

Postem fotos do seu progresso e chamem suas amigas a tentarem também. Coloquem as #: #drjulianopimentel, #alimentacaodeverdade #vsg para acompanhar o progresso de outras mulheres também!

Por fim, seja saudável não apenas por 30 dias, mas a vida toda! Tenha uma alimentação de verdade.

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

BAIXE AGORA O MEU EBOOK SOBRE A DIETA DUKAN E CONHEÇA TODAS AS VERDADES SOBRE ELA!!!
O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:

Você pode Gostar

Tags : alimentaçãodestaquedr. juliano pimentelemagrecimentosaúdewhole30

The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta