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Abacate e os Seus Principais Benefícios Para a Saúde

Dr Juliano Pimentel

O abacate é uma fruta saudável e versátil, que pode ser incorporada em pratos doces e salgados ao redor do mundo. E para quem deseja cuidar da saúde e do peso através da alimentação, precisa adicionar essa fruta em suas refeições. 

Numerosos estudos mostram que a fruta rica em gorduras saudáveis, possui poderosos efeitos benéficos sobre a saúde.

Neste artigo, eu compartilho com você os principais benefícios do abacate para a saúde, que são apoiados pela investigação científica.

Não deixe de ler e compartilhar.

Benefícios do Abacate

Descubra quais são os efeitos positivos do abacate para sua saúde.

  1. Nutritivo

O que chamamos de “abacate” é o fruto do abacateiro, chamado Persea americana (1).

Esta fruta é apreciada por seu alto valor nutritivo. É o ingrediente principal no guacamole.

Hoje em dia, o abacate tornou-se um alimento incrivelmente popular entre pessoas focadas na alimentação saudável. É muitas vezes referido como um superalimento (2).

Existem muitos tipos de abacates, e a forma e cor pode variar entre eles. A carne verde-amarela dentro da fruta é consumida, mas a pele e a semente são descartadas.

Os abacates são muito nutritivos e contêm uma grande variedade de nutrientes, incluindo 20 diferentes vitaminas e minerais.

Aqui estão alguns dos nutrientes mais abundantes da fruta (3):

Ele também possui pequenas quantidades de Magnésio, Manganês, Cobre, Ferro, Zinco, Fósforo, Vitamina A, B1 (Tiamina), B2 (Riboflavina) e B3 (Niacina).

Tudo isso em 160 calorias, 2 gramas de proteína e 15 gramas de gorduras saudáveis. Embora contenha 9 gramas de carboidratos, 7 delas são fibra fazendo do abacate um alimento low carb.

Essa fruta não contêm qualquer teor de colesterol ou sódio, e é baixa em gordura saturada.

  1. Rico em Potássio

O potássio é um nutriente que está em falta para a maioria das pessoas (4). Ele serve para várias funções importantes como: redução da pressão arterial, prevenção de ataques cardíacos, derrames e insuficiência renal.

Uma porção de 100 gramas contém 14% da recomendação diária do nutriente, em comparação com 10% nas bananas (56).

  1. Gordura saudável

Mais uma vez, o abacate é um alimento rico em gordura. Na verdade, 77% das calorias nele são de gordura.

A maior parte da gordura presente no abacate é o ácido oleico. Ele é um ácido graxo monoinsaturado, que também é o componente principal no azeite; responsável por alguns de seus efeitos benéficos.

O ácido oleico ajuda na redução de inflamações, e pode ser um componente importante para prevenir o  câncer (7, 8, 9, 10).

A gordura presente no abacate também é resistente à oxidação induzida pelo calor, tornando o óleo de abacate uma escolha saudável e segura para cozinhar.

  1. Rico em fibra

Fibra é outro nutriente encontrado em quantidades relativamente grandes no abacate.

Ela pode contribuir para a perda de peso, reduzir os picos de açúcar no sangue e pode prevenir o surgimento de muitas doenças (11, 12, 13).

Fibra solúvel é conhecida por ser capaz de alimentar as bactérias intestinais amigáveis no intestino, que são muito importantes para a função ideal de nossos corpos (14).

Uma porção de 100 gramas de abacate contém 7 gramas de fibra, que é 27% da quantidade diária recomendada.

Cerca de 25% da fibra do abacate é solúvel (15).

  1. Diminui níveis de colesterol e triglicerídeos

A doença cardíaca é a causa de morte mais comum no mundo (16).

Sabe-se que vários marcadores no sangue estão ligados a um risco aumentado da doença.

Isso inclui colesterol, triglicerídeos, marcadores inflamatórios, pressão arterial, entre outros.

 

Estudos afirmam que o abacate pode (17, 18, 19, 20, 21, 22, 23):

>> Reduzir significativamente os níveis de colesterol total.

>> Reduzir os triglicéridos do sangue em até 20%.

>> Abaixar o colesterol LDL até 22%.

>> Aumentar o HDL (o “bom”) colesterol em até 11%.

Outro estudo mostrou que a inclusão de abacate em uma dieta vegetariana, com baixo teor de gordura levou a melhorias no perfil de colesterol (24).

6. Absorve nutrientes de alimentos vegetais

Quando se trata de nutrientes, a quantidade total deles não é a única coisa que importa.

Nós também precisamos ser capazes de absorvê-los, movê-los do trato digestivo e para o corpo, onde eles podem ser usados.

Alguns nutrientes são “solúveis em gordura”, o que significa que eles precisam ser combinados com gordura, a fim de serem usados.

Isso inclui vitaminas A, D, E e K, juntamente com antioxidantes como carotenóides.

Um estudo mostrou que a adição de abacate para a salada pode aumentar a absorção de antioxidantes de 2,6 a 15 vezes (26).

Além de ser altamente nutritivo, o abacate pode aumentar drasticamente o valor nutritivo de outros alimentos vegetais que você está comendo.

Esta é uma excelente razão para incluir sempre uma fonte de gordura saudável quando você come vegetais. Sem a gordura, um monte de nutrientes de plantas benéficas vão para o lixo.

7. Rico em antioxidantes

Não só os abacates aumentam a absorção de antioxidante de outros alimentos, como eles também são ricos em antioxidantes.

Isso inclui nutrientes chamados luteína e zeaxantina, que são incrivelmente importantes para a saúde ocular (27, 28).

Estudos mostram que esses nutrientes podem prevenir o desenvolvimento de catarata e degeneração macular, que são comuns nos idosos (29, 30).

8. Ajuda a prevenir o câncer

Há evidências limitadas de que o abacate é benéfico para prevenção do câncer.

Um estudo mostrou que pode ajudar a reduzir os efeitos colaterais da quimioterapia em linfócitos humanos (31).

O extrato de abacate também pode inibir o crescimento de células de câncer de próstata (32).

No entanto, tenha em mente que esses estudos foram feitos em células isoladas.

9.Ajuda a aliviar os sintomas da artrite

A artrite é um problema comum nos países ocidentais. Existem muitos tipos de artrite, e estes são muitas vezes problemas crônicos que as pessoas têm para o resto de suas vidas.

O extrato de abacate pode reduzir os sintomas da artrite dos ossos, chamada osteoartrite (33, 34)

10. Ajuda a perder peso

Ele aumenta a saciedade, é baixo em carboidratos, rico em gorduras saudáveis e rico em fibras; essas são ótimas características para um alimento ajudar na perda de peso (35).

Além de saudável, o abacate é também uma fruta deliciosa que combina com vários tipos de alimentos.

Você pode adicioná-los a saladas e vários tipos de receitas. Eles têm uma textura cremosa, que mistura bem com vários outros ingredientes.

Basta usar a sua criatividade na hora de cozinhar. Eles podem ajudar com a perda de peso saudável e vários outros aspectos para a sua saúde.

Eu recomendo que ele faça parte da sua alimentação de verdade mas como sempre, com moderação, aliando a outros alimentos naturais.

E pensando em ajudar pessoas como você, que se preocupam com a saúde e a alimentação correta, que eu desenvolvi um e-book para ajudar você a fazer essa transformação; com todas as informações que você precisa e um guia passo a passo para implementar na sua vida.

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The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

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