close
ArtigosMetabolismo

Açafrão e pimenta preta: uma combinação poderosa

Açafrão e pimenta preta oferecem muitos benefícios para saúde, devido às suas propriedades, a curcumina e a piperina, respectivamente. Neste artigo vamos explorar os benefícios do consumo dessas duas propriedades.

Gostou do tema? Leia, comente e compartilhe.

Açafrão e pimenta preta: uma combinação vencedora

Açafrão, ou cúrcuma é uma especiaria realizada em alta conta por suas propriedades de saúde abundantes e seus usos culinários. É uma erva favorita da medicina tradicional ayurvédica e chinesa, e seus usos terapêuticos remontam a milhares de anos.

Numerosos estudos descobriram que a raiz de cúrcuma pode ter um efeito positivo significativo no sistema neurológico, bem como, cardiovascular, metabólico, sistema imunológico e saúde celular.

Pode até mesmo ajudar a apoiar a tireoide e promover a longevidade. Açafrão deve suas muitas qualidades de promoção da saúde a curcumina, o composto natural que dá açafrão sua rica cor dourada (1, 2).

O problema com açafrão

Apesar de todos os seus benefícios milagrosos para a saúde, a cúrcuma tem uma fraqueza. O tempero dourado tem uma biodisponibilidade muito baixa, isso significa que seu corpo só pode usar uma porção muito pequena do açafrão que você consome (3, 4).

Como os níveis de absorção da curcumina são muito baixos, o seu corpo não consegue aproveitar as propriedades curativas totais da especiaria.

Quero dizer que existe uma maneira simples de melhorar a biodisponibilidade. Para isso, basta adicionar pimenta preta para liberar todo o potencial da cúrcuma. Por esse motivo, açafrão e pimenta preta é a combinação perfeita.

Pimenta preta pode aumentar a biodisponibilidade em 2000%

Pimenta preta é uma das especiarias mais consumidas no planeta. Em muitas partes do mundo, você pode encontrá-lo em quase todas as mesas de jantar, ao lado do sal.

Geralmente é chamado apenas de “pimenta”, mas também tem os apelidos de “ouro negro” e “o rei das especiarias. Propriamente armazenada, pimenta preta pode manter seu sabor e aroma por muitos anos.

Pimenta preta também tem muitos benefícios para a saúde por conta própria. Tem sido usado para aliviar náuseas, dores de cabeça, má digestão e dores de garganta.

Assim como a cúrcuma deve suas propriedades saudáveis ​​à curcumina, a pimenta-do-reino recebe seus benefícios para a saúde e seu sabor pungente de um composto alcaloide natural chamado piperina. Por isso, o açafrão e pimenta preta é uma boa combinação.

Consumir açafrão e pimenta preta pode aumentar sua biodisponibilidade até um surpreendente 2000%. Isso ocorre porque a piperina atua como um excelente bio-potenciador. Simplificando, pode melhorar a biodisponibilidade de outras substâncias no corpo (5, 6, 7).

A porção necessária é bem pequena. Você só precisa de uma pitada de pimenta para melhorar a absorção da cúrcuma.

O poderoso potencial da piperina

Quando você consome um nutriente, seu sistema digestivo só pode absorver uma certa porção dele. A proporção de um nutriente que seu corpo pode digerir, absorver e utilizar é sua biodisponibilidade, afinal, a biodisponibilidade da proteína é muito alta.

A maioria das pessoas usa mais de 90% da proteína que consomem. Depois que ele se move através de seu sistema digestivo, seu corpo elimina o resto como desperdício.

Para um nutriente ser absorvido pelo seu corpo, ele deve passar através de uma membrana em seu intestino para a corrente sanguínea. No entanto, moléculas grandes têm mais dificuldade em atravessar essa barreira. Mas, a piperina pode ajudar a relaxar a membrana intestinal, permitindo a passagem de partículas maiores, como a cúrcuma (8, 9).

O efeito da piperina no fígado pode desempenhar outro fator. Como parte do seu metabolismo normal, o fígado libera uma substância chamada ácido UDP-glucurônico, em um processo chamado glucuronidação, esse ácido se liga a outras substâncias para torná-las mais solúveis em água e, portanto, mais facilmente excretadas.

Com cúrcuma, esta glucuronidação pode funcionar muito rapidamente, eliminando a erva do seu sistema antes que seu corpo possa utilizá-la completamente.

Estudos descobriram que a piperina reduz os níveis sanguíneos do ácido UDP-glucurônico, inibindo a glucuronidação. Em outras palavras, ele retarda o metabolismo do fígado de curcumina o suficiente para que seu corpo possa absorver o nutriente de forma mais eficaz (10, 11, 12).

As vantagens de açafrão e pimenta preta

Enquanto açafrão e pimenta preta cada um tem suas próprias propriedades de saúde únicas, muitas das propriedades são aprimoradas quando você combina os dois.

Possui propriedades antioxidantes

Além disso, açafrão contém muitos compostos com propriedades antioxidantes. A curcumina, em particular, é um potente antioxidante (13, 14 ,15). Na verdade, é dez vezes mais potente do que o resveratrol, o antioxidante muito sensacionalista do vinho tinto, por exemplo.

A piperina possui suas próprias propriedades antioxidantes. Inclusive, estudos em animais descobriram que a piperina pode reduzir o estresse oxidativo causado por uma dieta rica em gordura. Por isso, consumir açafrão e pimenta preta regularmente, você ganha o dobro de proteção antioxidante, ajudando você a ficar mais saudável, por mais tempo.

Resiste a Organismos Prejudiciais

Estudos in vitro descobriram que a cúrcuma resiste a organismos prejudiciais, embora sejam necessárias mais pesquisas para determinar se esse efeito pode ser replicado no corpo humano. Como um bioenergente, a pimenta preta não só aumenta essas habilidades, mas também resiste a organismos prejudiciais  (16, 17, 18).

Protege a saúde do fígado

No fígado, açafrão ajuda a aumentar a eliminação do colesterol, aumentando a produção de bílis. A curcumina também protege as células do fígado contra danos causados ​​por toxinas como peróxido, galactosamina, fumaça de tabaco e produtos químicos domésticos, por exemplo.

Pimenta preta ajuda, aumentando a biodisponibilidade da glutationa, um composto importante que protege o fígado a nível celular (19, 20).

Digestão

Por fim, a medicina ayurvédica conta com açafrão para apoiar a saúde digestiva por milhares de anos. Estudos modernos descobriram que reduz espasmos e flatulência (21).

Aliás, descobriu-se que a cúrcuma e a pimenta-do-reino aumentam a atividade das enzimas digestivas no intestino, ajudando o organismo a processar os alimentos de maneira mais rápida e fácil.

Queime gordura com açafrão e pimenta preta
Queime gordura com açafrão e pimenta preta

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : açafrãoalimentaçãoantioxidanteantioxidante naturalcúrcumadr. juliano pimentelinflamaçãoobesidadeperda de pesoperder pesopimentapiperinasaúdesistema imunológicovitamina C

Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

1 Comentário

  1. Perfeita a explicação ,,muito fácil de entender , gosto muito dos seus artigos ,acessível a todos e sempre com assuntos atuais e esclarecedores .obrigada Doutor: Juliano Pimentel

Enviar Resposta