close
Água de Coco. Imagem: (Divulgação)

Na praia, na piscina, em casa, ou no trabalho a água de coco é sempre bem vinda. E o melhor é que além de saborosa a água de coco benefícios para sua saúde.

Em média, o coco leva de 10 a 12 meses para amadurecer completamente. E a água de coco geralmente vem de cocos jovens com cerca de 6 a 7 meses de idade, embora também seja encontrada em frutas maduras.

E a cada um copo (240 ml) de água de coco benefícios, contém 46 calorias.

Além disso, contém:

Ou seja, a água de coco benefícios para sua saúde.

Gostou do tema deste artigo?

Leia, compartilhe e deixe seu comentário.

Água de coco benefícios

Potássio

A água de coco tem mais de 10 vezes a quantidade de potássio da maioria das bebidas esportivas. Para se ter uma ideia, um copo de água de coco é embalado com tanto potássio assim como uma banana.

A água de coco benefícios inclusive, para quem não consegue consumir a quantidade diária recomendada de potássio (1).

Água de coco benefícios para evitar cãibras
Água de coco benefícios para evitar cãibras

O potássio na água de coco pode evitar cãibras.

Além disso, o potássio ajuda a manter o equilíbrio de fluidos e eletrólitos no corpo, especialmente durante o exercício.

E como tem muito mais potássio do que sódio na água de coco, o potássio pode ajudar a equilibrar o efeito do sódio na pressão sanguínea.

No entanto, é preciso estar atenta. Pois o corpo precisa de um equilíbrio de potássio para ajudar o coração e outros músculos a funcionar corretamente.

Por isso, se você consumir uma grande quantidade de potássio de água de coco, por exemplo, em um período relativamente curto de tempo pode levar a mudanças perigosas para o ritmo cardíaco.

Cálcio e magnésio

Além disso, a água de coco benefícios como cálcio e magnésio.

O cálcio é vital para mais do que apenas ossos e dentes fortes. Ajuda os músculos a contrair e a trabalhar corretamente (2).

Enquanto você se exercita, seus músculos puxam seus ossos e os quebram um pouco. E enquanto seu corpo se recupera, seus ossos usam cálcio para ficar mais forte e reparar.

Enquanto isso, o magnésio ajuda a mover o cálcio e o potássio nos músculos para ajudar na contração e relaxamento. Além disso, ajuda também na produção de energia e suporta a função dos órgãos.

Por isso, a água de coco benefícios para depois do exercício.

A água de coco contém mais cálcio e magnésio do que outras bebidas esportivas ou sucos de frutas.

Antioxidantes

Além de todos os seus benefícios hidratantes, a água de coco contém antioxidantes que ajudam a neutralizar o estresse oxidativo e os radicais livres criados pelo exercício.

Quanto mais fresca for a água de coco, maiores serão os níveis de antioxidantes. Por isso, que água de coco processada e pasteurizada, por exemplo, têm menos antioxidantes, devido o calor.  

Aminoácidos

Os aminoácidos são essenciais para reparar tecidos e são os blocos de construção das proteínas (3).

A água de coco contém mais alanina, arginina, cisteína e serina do que o leite de vaca, por exemplo. Além do mais, é uma fonte importante de arginina, um aminoácido que ajuda seu corpo a responder ao estresse (como o estresse causado por um treino difícil).

Por isso que um dos benefícios da água de coco é manter a saúde do coração. Essa função é promovida pela arginina.

Citocininas

Os hormônios que ajudam as plantas a crescer, também conhecidos como citocininas, também são encontrados na água de coco.

Acredita-se que esses compostos tenham propriedades antienvelhecimento e de combate ao câncer. No entanto, até o momento, nenhum estudo importante mostrou que a água de coco afasta o câncer. Mas apresenta uma série de benefícios para a saúde.

1 – Água de coco benefícios – Pressão arterial

A água de coco pode ser ótima para controlar a pressão sanguínea.

Em um pequeno estudo em pessoas com pressão alta, a água de coco melhorou a pressão arterial sistólica (o maior número de leitura da pressão arterial) em 71% dos participantes (4).

 

Além disso, a água de coco é rica em potássio. E o potássio demonstrou diminuir a pressão arterial em pessoas com pressão arterial alta ou normal (5, 6).

Além do mais,  outro estudo, dessa vez em animais, descobriu que a água de coco tem atividade anti-trombótica, o que significa que pode prevenir a formação de coágulos sanguíneos (7).

2 – Água de coco benefícios – Hipotireoidismo

A água de coco também é benéfica no tratamento do hipotiroidismo.

É um diurético natural, apoiando assim o bom funcionamento da glândula tireoide. Por isso, a água de coco, sendo rica em gorduras saudáveis, também aumenta a taxa metabólica do corpo e ajuda na produção de energia.

Ou seja,todos esses fatores acabam ajudando a curar o hipotireoidismo.

3 – Água de coco benefícios – Fígado

Corta a atividade da toxina no fígado. Estudos confirmaram que as propriedades hepatoprotetoras fazem da água de coco um ingrediente ideal para o fígado (8).

Além disso, esta água natural tem poderosos antioxidantes que reduzem a atividade da toxina no fígado.

4 – Água de coco benefícios – Colite

Alivia a colite ulcerativa. Além do mais, a água de coco tenra com suas propriedades curativas é altamente eficaz no tratamento de distúrbios digestivos como colite ulcerativa.

Ou seja, o consumo regular de água de coco acalma as membranas mucosas do cólon e do reto, reduzindo o inchaço das mesmas (9).

5 – Água de coco benefícios – Memória

Aumenta a Memória. Estudos concluíram que a água de coco ajuda a aumentar a memória devido à presença do ácido glutâmico, um aminoácido essencial para melhorar a retenção e a lembrança da memória (11).

Com tantos benefícios você deve acrescentar a água de coco na sua dieta. Só fique atenta para a quantidade.

Além de beber a água de coco pura, você pode ainda, fazer suco usando a água de coco. Confira essas receitas de sucos antioxidantes e adicione água de coco.

Água de coco benefícios em suas receitas
Água de coco benefícios em suas receitas

Abraços e fique com Deus.

Dr. Juliano Pimentel

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:

Você pode Gostar

Tags : água de cocoalimentaçãoalimentos antioxidantesalimentos ricos em magnésioaminoácidosantioxidantesBenefícios do Cococálciodr. juliano pimentelfibrafontes de magnésiopotássiosaúdevitamina C

The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta