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10 Melhores Alimentos para Aumentar a Imunidade

A imunidade é o mecanismo de defesa do organismo. É ela quem protege a saúde e impede que muitas doenças se manifestem. Uma forma saudável e importante de aumentar a imunidade é através da alimentação.

O corpo precisa de diversas vitaminas e minerais diários para manter o funcionamento correto do organismo; por isso, é preciso equilíbrio e consumir alimentos saudáveis.

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 Imunidade: como aumentar com alimentação

Aumentar a Imunidade: Consuma Alho (Foto: Divulgação)

Invista nos alimentos abaixo. Esses são os 10 alimentos conhecidos por aumentar a imunidade (1,2,4):

1- Alho

O alho possui uma dose grande de selênio e zinco, que são essenciais para a melhoria do sistema imunológico. Para aproveitar o seu efeito benéfico consuma o alho cru.

2- Cebola

Devido à presença da quercetina presente na cebola, ela auxilia na saúde de pessoas alérgicas e que estão em tratamento contra doenças virais; onde o corpo precisa de reforço no sistema imunológico para eliminar o problema.

Ela também ajuda a cuidar da saúde óssea e cardíaca.

Assim como o alho, a cebola tem seus benefícios potencializados quando consumida crua. Mas não deixe de usar a cebola em outros preparos.

3-Lichia

Não é segredo para ninguém que a vitamina C é considerada uma das melhores para auxiliar o sistema imunológico. A lichia é uma fruta rica em vitamina C e ainda possui uma dose enorme de componentes anti-inflamatórios.

A lichia é uma fruta de baixo carboidrato, pode ser consumida sem medo, porém, todo tipo de alimento precisa ser consumido com moderação pois o excesso é prejudicial de qualquer forma.

4- Gengibre

O gengibre pode ser usado como tempero, chás, cozidos, sucos e em diversas receitas. Essa raiz poderosa ajuda o sistema imunológico porque mata bactérias e carrega uma boa dose de vitamina B6, além de ter vitamina C.

Se escolher consumir cru tenha cuidado, pois algumas pessoas tem sensibilidade ao gengibre e podem perder o sono. Nesse caso, consuma duas colheres de gengibre ralado durante a manhã.

5- Cogumelo shiitake

O cogumelo shiitake é rico em proteína, por isso, é uma boa opção para quem é vegano e não consome nenhum tipo de alimentos de origem animal.

Ele possui um grande índice de lentinana, que funciona como um estimulador da produção das células de defesa do organismo.

Rico em aminoácidos, o que também ajuda a aumentar a imunidade.

É necessário consumir 100 gramas em média por dia para sentir os feitos positivos (porém, a quantidade exata depende da recomendação médica, de acordo com o seu tipo físico).

6 – Limão

Um dos melhores alimentos para aumentar a imunidade é o limão. O limão é uma fruta azeda, que tem uma acidez que ajuda a balancear o pH do organismo se consumida na medida certa.

Consumindo o limão você aproveita os antioxidantes e a vitamina C da fruta, e que ajuda a fortalecer o seu sistema imunológico.

7 – Rúcula

A rúcula também possui uma boa dose de vitamina C e por isso ajuda a fortalecer o organismo.

Consumindo rúcula diariamente você consegue prevenir e até a combater infecções. Ela estimula a cicatrização, além de ser rica em antioxidante.

Além de ajudar a aumentar a imunidade, a rúcula é conhecida como um fortalecedor do coração, pois inibe doenças cardiovasculares e o envelhecimento precoce.

E se você está com anemia ou problemas com cálcio tem mais motivos ainda para incluir a rúcula no seu cardápio. Isso porque essa plantinha é rica em cálcio e ferro.

8 – Morango

O morango tem poucas calorias, embora também tenha a famosa frutose.

Rico em silício e a vitamina C, essa frutinha vermelha ajuda o seu sistema imunológico a ficar forte. O morango também possui manganês, magnésio, potássio, vitamina K e vitaminas do complexo B.

9- Couve

A couve é usada em sucos detox justamente porque ela uma folha faxineira.

Limpa o organismo e desintoxica no organismo, além de atuar como anti-inflamatório. Ajuda na cicatrização e renovação das células.

10- Acerola

A acerola também ajuda a aumentar a imunidade por ser rica em vitamina C. Além disso, a acerola possui potássio, uma dose baixa de carboidratos. Opte por consumir a acerola como é colhida da árvore.

A quantidade necessária de cada um desses alimentos vai depender do seu histórico médico e tipo físico; por isso, consulte o nutricionista para saber quantas porções são necessárias para aumentar a imunidade.

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Todos esses alimentos listados acima se consumidos com equilíbrio na sua dieta, vão ajudar a ter mais saúde e disposição.

E mesmo que você consuma de vez em quando alguns alimentos naturais, isso não é bastante para aumentar a imunidade e prevenir doenças.

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The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

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