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Alimentos Low Carb: Conheça Quais São os Melhores

Dr Juliano Pimentel

Cortar os carboidratos pode ter vários benefícios impressionantes. Mas quais são os melhores alimentos low carb? Para quem ainda não sabe, pesquisas mostram que reduzir o consumo de carboidratos pode diminuir significativamente os níveis de fome (1).

Isso tende a levar à perda de peso “automática”, sem a necessidade de contagem de calorias (2).

Pelo menos 23 estudos mostraram que dietas de baixo teor de carboidratos geralmente causam mais perda de peso do que dietas de baixo teor de gordura, às vezes até 2-3 vezes mais (3).

Cortar carboidratos também pode ter inúmeros outros benefícios para a saúde metabólica (5). Isso inclui uma redução no nível de açúcar no sangue, pressão arterial e triglicérides, entre outros (6).

Felizmente, a dieta low carb não precisa ser complicada. Basta basear sua dieta em torno de alimentos de verdade que são baixos em carboidratos. Confira os melhores alimentos low carb.

Não deixe de ler e compartilhar.

Melhores Alimentos Low Carb

Entenda quais são os melhores alimentos pobres em carboidratos. No entanto, tenha em mente que alguns desses alimentos são ricos em fibras, por isso, às vezes, a quantidade de carboidratos  (“líquido”) é ainda menor.

Por isso, invista nos alimentos low carb e aproveite os benefícios:

1. Ovos

Os ovos estão entre os alimentos mais saudáveis e mais nutritivos do planeta.

Eles são carregados com todos os tipos de nutrientes, incluindo importantes nutrientes cerebrais e compostos que podem melhorar a saúde ocular (12).

Além disso, carboidratos: quase zero.

2. Carne de vaca

Todos os tipos de carne estão perto de zero carboidrato. Uma exceção são os órgão, como o fígado, que é cerca de 5% carboidratos (13).

Carne é altamente saciante e rica em nutrientes importantes como ferro e B12. Existem dezenas de diferentes tipos de carne bovina, de bife a carne moída.

Acima de tudo, carboidratos: zero.

3. Cordeiro

Como carne de vaca, a carne de cordeiro contém inúmeros nutrientes benéficos, incluindo ferro e B12. O cordeiro é frequentemente alimentado com erva, e tende a ser rico em um ácido gordo benéfico chamado ácido linoleico conjugado (14).

Mais importante, Carboidratos: zero.

4. Frango

Outro alimento low carb é a carne de frango. A galinha é uma das carnes mais populares do mundo. É rica em muitos nutrientes benéficos, e uma excelente fonte de proteínas.

Além disso, Carboidratos: zero.

5. Carne de porco, incluindo bacon

A carne de porco é um outro tipo delicioso de carne, e o bacon é um alimento favorito de muitas pessoas em low-carb.

Bacon é uma carne processada,no entanto, é geralmente aceitável comer quantidades moderadas de bacon em uma dieta baixa em carboidratos.

Basta comprar o seu bacon localmente, sem ingredientes artificiais, e certifique-se de não queimar seu bacon ao cozinhá-lo.

Assim como o frango, Carboidratos: zero. Mas leia o rótulo e evite bacon que é curado com açúcar.

Outras carnes com baixo teor de carboidratos:

  • Peru;
  • Vitela;
  • Carne de veado.

6. Salmão

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Alimentos Low Carb: peixes como o salmão. Imagem: (Divulgação)

Peixes e outros frutos do mar tendem a ser incrivelmente nutritivos e saudáveis.

Eles são particularmente ricos em B12, iodo e ácidos graxos omega-3, nutrientes que muitas pessoas não recebem o suficiente na alimentação.

Como a carne, praticamente todos os peixes e frutos do mar contém nenhum carboidrato.

O salmão está entre os tipos mais populares de peixes entre indivíduos que procuram melhorar a saúde, por uma boa razão.

Ele é um tipo de peixe gordo, o que significa que contém quantidades significativas de gorduras saudáveis para o coração, neste caso os ácidos graxos omega-3.

Salmão também é rico em B12, iodo, e contém uma quantidade significativa de vitamina D3.

Acima de tudo, Carboidratos: zero.

7. Truta

Como o salmão, a truta é um tipo de peixe gordo que é rico em ácidos graxos omega-3 e outros nutrientes importantes.

Além disso, Carboidratos: zero.

8. Sardinha

Sardinhas são peixes oleosos que são geralmente comidos quase inteiros, com ossos e tudo.

Elas estão entre os alimentos mais nutritivos, e contêm quase todos os nutrientes que o corpo humano precisa.

Carboidratos: zero.

Outros peixes low carb

  • Arenque;
  • Atum;
  • Bacalhau;
  • Linguado.

9. Crustáceos

É uma pena que o marisco raramente faz parte da alimentação das pessoas. Entretanto, estão entre os alimentos mais nutritivos do mundo, e contêm pequenas quantidades de carboidratos.

Carboidratos: 4-5 gramas de carboidratos a cada 100 gramas de marisco.

Outros frutos do mar low carb:

  • Camarão;
  • Lagosta.

 10. Brócolis

A maioria dos vegetais são baixos em carboidratos. Folhas verdes e vegetais crucíferos são particularmente baixos, com a maioria dos carboidratos neles consistindo de fibra.

Por outro lado, legumes com amido, como batatas, são ricos em carboidratos.

O brócolis é um vegetal crucífero saboroso que pode ser comido cru ou cozido, e por isso, ele também é considerado um dos ótimos alimentos low carb.

Além disso, é rico em vitamina C, vitamina K e fibra, e também contém compostos que ajudam a combater o câncer.

Mais importante, Carboidratos: 7 gramas a cada 100 gramas.

11. Tomate

O tomate é rico em vitamina C e potássio. Eles são considerados alimentos low carb.

Acima de tudo, Carboidratos: 4 gramas a cada 100 gramas.

12. Cebola

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Alimentos low carb: Cebola. Imagem: (Divulgação)

As cebolas são deliciosas e adicionam sabor às receitas. Elas são ricos em fibras, antioxidantes e vários compostos anti-inflamatórios.

Carboidratos: 9 gramas a cada 100 gramas.

13. Couve de Bruxelas

As couves-de-bruxelas também são vegetais altamente nutritivos, relacionados ao brócolis e à couve. Isso porque, são muito ricos em vitamina C e vitamina K, e contêm inúmeros compostos de plantas benéficas.

Além disso, Carboidratos: 7 gramas a cada 100 gramas.

14. Couve-flor

A couve-flor é um vegetal saboroso e versátil que pode ser usado para fazer todos os tipos de coisas interessantes na cozinha. Além do mais é rico em vitamina C, vitamina K e folato.

Mais importante, Carboidratos: 5 gramas a cada 100 gramas.

15. Couve

A couve é um vegetal muito popular entre os indivíduos saudáveis. É carregado com fibra, vitamina C, vitamina K e antioxidantes. Por isso, possui inúmeros benefícios para a saúde.

Carboidratos: 10 gramas a cada 100 gramas.

16. Berinjela

Berinjela é outro vegetal que é comumente consumida como um vegetal. Ela possui usos interessantes na alimentação e é rica em fibras. Além disso auxilia na perda de peso e no metabolismo.

Mais importante, Carboidratos: 6 gramas a cada 100 gramas.

17. Pepino

Já o Pepino é um vegetal popular com um sabor suave. Consiste principalmente de água, com uma pequena quantidade de vitamina K.

E mais importante, Carboidratos: 4 gramas a cada 100 gramas.

18. Pimentão

É rico em fibra, vitamina C, assim como antioxidantes.

Além disso, Carboidratos: 6 gramas a cada 100 gramas.

19. Aspargo

Aspargo é um vegetal rico em fibra, vitamina C, folato, vitamina K e antioxidantes. Também é muito rico em proteínas em comparação com a maioria dos vegetais.

Carboidratos: 2 gramas a cada 100 gramas.

Outros legumes de baixo teor de carboidratos, por exemplo:

  • Aipo;
  • Espinafre;
  • Abobrinha;
  • Acelga;
  • Repolho.

Com a exceção de vegetais de raiz amiláceos, praticamente todos os vegetais são pobres em carboidratos.

20. Abacate

As frutas são saudáveis, mas nem sempre são indicadas para uma alimentação low carb.

O abacate, por exemplo, é um tipo único de fruta. Baixo em carboidratos, e rico em gorduras saudáveis.

Boa fonte de fibras e potássio, além disso, contém boas quantidades de todos os tipos de outros nutrientes. 

Carboidratos: 8,5 gramas a cada 100 gramas.  Por isso, tenha em mente que a maioria (cerca de 78%) dos carboidratos no abacate são fibras.

21. Azeitona

A azeitona é outra fruta deliciosa com alto teor de gordura. Além disso, é muito rica em ferro e cobre, e contém vitamina E.

Carboidratos: 6 gramas a cada 100 gramas.

22. Morango

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Alimentos Low Carb: Morango. Imagem: (Divulgação)

Morangos estão entre as frutas mais pobres em carboidratos. Eles são muito ricos em vitamina C, manganês e vários antioxidantes.

Além disso, Carboidratos: 8 gramas a cada 100 gramas.

23. Damasco

Já o damasco é baixo em carboidrato, mas rico vitamina C e potássio.

Carboidratos: 11 gramas a cada 100 gramas.

Outros frutos low carb:

  • Limões;
  • Kiwi;
  • Laranjas;
  • Framboesas.

24. Amêndoas

Nozes e sementes são muito populares em dietas de baixo teor de carboidratos. Eles são ricos em gordura, fibras, proteínas, além de vários micronutrientes.

Amêndoas são incrivelmente saborosas. Elas são ricas em fibra, vitamina E e estão entre as melhores fontes do mundo de magnésio. Além disso, as amêndoas podem ajudar promover a perda de peso (15, 16).

Acima de tudo, Carboidratos: 22 gramas a cada 100 gramas.

25. Nozes

As nozes são ricas em ácido graxo omega-3, elas também podem ser consumidas sem medo por serem low carb.

Além disso, Carboidratos: 14 gramas a cada 100 gramas.

26. Azeite Extra Virgem

Uma vez demonizada pelo alto teor de gordura saturada, estudos têm mostrado que a manteiga é na verdade um alimento saudável quando consumido sem exageros.

Existem muitas gorduras e óleos saudáveis que são aceitáveis em uma alimentação low carb e baseada em alimentos de verdade. Certifique-se de evitar óleos vegetais refinados como óleo de soja, óleo de milho, entre outros.

Assim como as nozes, Carboidratos: zero.

O azeite virgem é rico em antioxidantes poderosos e compostos anti-inflamatórios, e possui benefícios impressionantes para a saúde cardiovascular.

Carboidratos: zero.

27. Óleo de coco

Óleo de coco é uma gordura muito saudável, carregado com ácidos graxos de cadeia média que têm poderosos efeitos benéficos sobre o metabolismo.

O consumo de óleo de coco pode reduzir o apetite e aumentar a queima de gordura (17, 18).

Além disso, Carboidratos: zero.

28. Água

A água é considerada um dos melhores alimentos low carb, óbvio; é a melhor opção de bebida, não importa qual é o estilo de alimentação que você segue.

Acima de tudo, Carboidratos: zero.

29. Café

O café é uma das melhores fontes de antioxidantes na dieta, beber café diminui o risco de várias doenças graves, incluindo diabetes tipo 2, doença de Parkinson, assim como Alzheimer (21, 22).

Apenas certifique-se de não adicionar nada insalubre ao seu café, como o açúcar, por exemplo.

Mais importante, Carboidratos: zero.

30. Chá

Chá, especialmente chá verde, possui vários tipos de benefícios de saúde impressionantes. Também pode aumentar a queima de gordura ligeiramente (28).

Além disso, Carboidratos: zero.

31. Ervas, especiarias e condimentos

Há uma infinita variedade de deliciosas ervas, especiarias e condimentos que você pode comer. A maioria deles porém é muito baixa em carboidratos, como sal, pimenta, alho, gengibre, canela, mostarda e orégano, por exemplo.

Como você pode perceber, os alimentos low carb se baseiam em saúde e produtos de verdade.

E para manter a saúde é importante uma reeducação alimentar.

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

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Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

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