close
ArtigosMetabolismo

Aloe Vera planta – como usar a babosa para beneficiar sua saúde

aloe vera

Aloe vera planta ou babosa é uma planta medicinal que tem sido usada para tratar várias condições de saúde por milhares de anos.

É geralmente seguro usar planta diretamente. Além disso, você pode comprar géis compostos por aloe vera.

Aloe vera cremes, géis e pomadas contém o gel claro encontrado na babosa. Estes produtos inclusive, podem ser aplicados topicamente para tratar várias condições da pele. Aloe é vendido em forma de cápsula ou líquido para tomar internamente para promover a saúde e bem-estar.

Gostou do tema deste artigo? Leia, comente e compartilhe!

Como usar gel de aloe vera planta

Você pode aplicar gel de aloe vera planta diretamente em sua pele ou seguir uma receita para fazer um produto de beleza caseiro. Também pode ser adicionado a alimentos, smoothies e bebidas.

Para fazer suco de aloe, use 1 xícara de líquido para cada 2 colheres de sopa de gel de aloe. Inclua quaisquer outros ingredientes, como frutas, e use um liquidificador ou processador de alimentos para misturar sua bebida.

Usos da aloe vera planta
Usos da aloe vera planta

Se você está planejando consumir as fatias frescas de gel de aloe, ela pode ficar na geladeira por alguns dias, mas o melhor é consumir o mais rápido possível.

Usos e benefícios

Há muitas maneiras de usar aloe vera planta:

1. Cura queimaduras com aloe vera planta

Devido às suas propriedades calmantes, hidratantes, bem como refrescantes, a aloe vera planta é frequentemente usada para tratar queimaduras.

Um estudo de 2013 com 50 participantes descobriu que pessoas que usaram o gel de babosa para tratar queimaduras de espessura superficial e parcial apresentaram resultados melhores do que o grupo que usou um creme de sulfadiazina de prata a 1 por cento, por exemplo (1).

Ou seja, o grupo de aloe vera planta mostrou cicatrização de feridas e alívio da dor. Além disso, o aloe tinha o benefício de ser barato.

Mais pesquisas são necessárias, mas a evidência disponível sugere que o gel de aloe pode ser benéfico para a cicatrização de feridas por queimaduras (2).

Por isso, se você tiver queimaduras solares ou outra queimadura leve, aplique babosa algumas vezes por dia na área. No entanto, se você tiver uma queimadura grave, procure ajuda médica antes de aplicar aloe.

2. Melhora a saúde digestiva

Consumir aloe vera pode beneficiar o seu aparelho digestivo, assim como ajudar a aliviar e curar doenças estomacais, incluindo a síndrome do intestino irritável (SII).

Uma revisão de 2018, por exemplo, analisou três estudos com 151 pessoas. Os resultados dos estudos mostraram que a aloe vera melhorou significativamente os sintomas da SII quando comparada com um placebo (3).

Nenhum efeito adverso foi relatado, embora mais pesquisas sejam necessárias usando um tamanho maior de estudo.

Além disso, o aloe vera planta pode ajudar a inibir o crescimento da bactéria H. pylori , que é encontrada no trato digestivo e pode levar a úlceras (4).

Além da babosa, você consegue melhorar a saúde digestiva com o consumo de outros sucos. Confira

3. Promove a saúde bucal

Creme dental e enxaguatório bucal de aloe são opções naturais para melhorar a higiene bucal assim como, reduzir a placa bacteriana.

Resultados de um estudo de 2017 descobriram que pessoas que usaram um creme dental aloe vera mostraram melhorias significativas em sua saúde bucal (5).

O estudo incluiu 40 adolescentes que foram divididos em dois grupos. Cada grupo usou um creme dental com aloe vera planta ou um creme dental tradicional contendo triclosan, agente bacteriostático, duas vezes ao dia.

Após 30 dias, o creme dental de aloe foi identificado como mais eficaz do que o creme dental triclosan. Principalmente na redução dos níveis de cândida, bem como, placa bacteriana e gengivite.

As pessoas que usaram o creme dental com babosa apresentaram melhor saúde bucal geral. E o melhor, sem apresentar nenhum efeito adverso.

4. Clarear manchas de acne

Usando aloe fresco em seu rosto pode ajudar a clarear manchas de acne. Você também pode comprar produtos de aloe projetados para acne, incluindo produtos de limpeza, toners e cremes, por exemplo. Estes também podem ter o benefício extra de conter outros ingredientes eficazes.

O melhor é que, os produtos da acne feitos com aloe podem ser menos irritantes para a pele do que os tratamentos tradicionais da acne.

Um pequeno estudo de 2014, por exemplo, descobriu que um creme que combina a medicação convencional contra a acne com o gel de babosa foi significativamente mais eficaz do que a medicação contra acne sozinha. Ou um placebo no tratamento da acne leve a moderada, por exemplo (6).

Além do mais, neste estudo, foram observadas melhorias nos níveis mais baixos de inflamação. Assim como, menos lesões no grupo que usou o creme de combinação durante um período de oito semanas.

5. Abaixando seu açúcar no sangue

Ingerir duas colheres de sopa de suco de aloe vera planta por dia pode contribuir para que os níveis de açúcar no sangue de uma pessoa com diabetes tipo 2, caia (7).

Isso pode significar que o aloe vera planta pode ter um futuro no tratamento do diabetes. Esses resultados foram confirmados por outro estudo publicado na Phytotherapy Research que utilizou extrato de polpa (8).

Precauções sobre Aloe Vera planta

Para a maioria das pessoas é seguro usar o aloe vera planta topicamente para pequenas preocupações com o cuidado da pele.

Geralmente, é bem tolerado, embora irritações na pele e reações alérgicas sejam possíveis. Como já mencionei, nunca use a babosa em cortes ou queimaduras graves.

Ao usar a gel da babosa preste atenção em como seu corpo reage. Para isso, observe se você sentir alguma sensibilidade ou reação adversa.

Além disso, não use babosa se você é alérgico a alho, cebola ou tulipas. Evite tomar aloe vera planta dentro de duas semanas de qualquer cirurgia programada.

Mulheres que estão grávidas ou amamentando, e crianças com menos de 12 anos, devem evitar o uso oral de aloe vera.

Assim como o de babosa, o consumo de chás é muito benéfico para sua saúde em qualquer fase.

Aloe vera planta e outros chás
Aloe vera planta e outros chás

Abraços e fique com Deus.

Dr. Juliano Pimentel.

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : acnealoe verababosabaixar os níveis de açúcar no sanguedr. juliano pimentelproblemas digestivosqueimadura intensaqueimadura solarreduzir a acnesaúdesaúde bucalsaúde da pelesinais de acne e eczemasíndrome do intestino irritáveltratamento da acne

The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta