close
AlimentaçãoArtigos

Ashwagandha: O Que é e Quais São Os Benefícios?

Ashwagandha é uma erva adaptogênica popular na medicina ayurvédica (Ciência da Vida) que mostrou resultados incríveis para diminuir o cortisol e equilibrar os hormônios tireoidianos.

Na Índia, ashwagandha é conhecida como ‘a força do garanhão’, uma vez que tradicionalmente tem sido usado para fortalecer o sistema imunológico após várias doenças.

Ashwagandha também foi referido como ginseng indiano devido à sua capacidade de aumentar a resistência e tem propriedades extraordinárias de alívio do estresse (1).

Neste artigo, eu irei apresentar os benefícios da Ashwagandha e para que serve.

Não deixe de ler e compartilhar.

Benefícios

Resumidamente, a ashwagandha serve na cura de sua tireoide, glândulas adrenais, para melhorar o humor e a energia.

Ela também previne o câncer, apoia a saúde do cérebro por reduzir a degeneração das células cerebrais, estabiliza o açúcar no sangue, diminui o colesterol e impulsiona a imunidade.

Mais de 200 estudos relacionados a capacidade de Ashwagandha, destacaram seus principais benefícios:

1-Melhora a Função da Tireoide

Ashwagandha é um superstar quando se trata de melhorar a saúde da tireoide. Os cientistas não entendem completamente como funcionam os adaptógenos, mas sabemos que eles podem ser extremamente eficazes especialmente no equilíbrio dos hormônios.

Um dos benefícios mais incríveis sobre as ervas adaptogênicas, como ashwagandha, é que pode ajudar as pessoas com problemas de hipo e hiper-tireoide.

A erva é eficiente para apoiar o tratamento de pessoas diagnosticada com a doença de Hashimotos uma doença auto-imune em que o sistema imunológico ataca a tireoide ocasionando no hipotireoidismo.

Ela pode melhorar também a saúde daqueles com a doença de Graves, também uma doença auto-imune que leva á hiperatividade generalizada da glândula tireoide (hipertireoidismo) (2,3).

As ervas adaptógenas funcionam com seu corpo para trazê-lo de volta ao equilíbrio se seus níveis hormonais, se eles estão altos ou baixos.

Além disso, ashwagandha pode beneficiar a função da tireoide porque reduz muito a peroxidação lipídica promovendo a eliminação de radicais livres que causam danos celulares.

Estes resultados demonstram que ashwagandha pode ser útil no tratamento do hipotireoidismo.

2-Trata a Fadiga Adrenal

Ashwagandha também provou ser eficaz no suporte da função adrenal, ajudando você a superar a fadiga adrenal e o estresse crônico.

As glândulas adrenais são glândulas endócrinas que são responsáveis ​​pela liberação de hormônios (cortisol e adrenalina) em resposta ao estresse em seu corpo.

Se as supra-renais são sobrecarregadas devido a uma superabundância de estresse emocional, físico e mental, isso pode levar a uma condição conhecida como fadiga adrenal.

Se suas adrenais ficarem esgotadas, ela também pode interromper seus outros hormônios, incluindo progesterona, podendo causar a infertilidade e diminuir a DHEA (hormônio produzido pelas glândulas suprarrenais localizadas próximas aos rins e do fígado) o que pode fazer com que você envelheça mais rápido.

Estudos médicos demonstraram que ashwagandha melhora os níveis de cortisol, melhora a sensibilidade à insulina e equilibra naturalmente hormônios. Esta melhora hormonal também foi acompanhada por uma notável redução na perda de cabelo.

3-Saúde do Cérebro

Saúde do Cérebro

O estresse emocional, físico e químico pode ter efeitos prejudiciais para o cérebro e o sistema nervoso.

Pesquisas recentes provaram que ashwagandha é mais do que um analgésico, também protege o cérebro da degeneração e melhora os sintomas da doença de Alzheimer, depressão e ansiedade.

Uma das principais razões porque ashwagandha é tão eficaz na cura do cérebro tem a ver com seus poderosos antioxidantes que destroem os radicais livres que causam o envelhecimento.

Um estudo publicado na Phytotherapy Research explica que antioxidantes naturais, como vitamina E, vitamina C e beta-caroteno, podem ajudar na eliminação de radicais livres gerados durante o início e progressão desta doença [de Alzheimer].

Mas descobrimos que Ashwagandha produziu efeitos inibitórios de peroxidação lipídica mais potentes que os antioxidantes comerciais.

4- Melhora o Humor

Ashwagandha Beneficia o Humor

Há também evidências de que ashwagandha é eficaz no tratamento de ansiedade e depressão.

De fato, em um estudo recente, seus resultados foram comparáveis ​​aos medicamentos farmacêuticos comuns lorazepam e imipramina sem os efeitos colaterais.

No estudo controlado de 12 semanas, 87 participantes com ansiedade receberam 300 mg de ashwagandha duas vezes por dia ou duas pastilhas do placebo duas vezes por dia.

O grupo tratado com ashwagandha resultou em melhorias muito maiores na ansiedade, bem como no foco, redução do estresse e diminuição da fadiga do que o grupo placebo.

O outro grande benefício de ashwagandha é que não há reações adversas, quando em comparação com medicamentos antidepressivos e anti-ansiedade que podem ter efeitos colaterais terríveis.

5- Previne e Trata Câncer

O extrato de Ashwagandha foi demonstrado em estudos com benefícios muito promissores quando se trata de ajudar na prevenção e tratamento do câncer.

Em certos estudos, os pesquisadores descobriram que o extrato de ashwagandha possui um poderoso efeito antitumoral (4).

O extrato foi mostrado para ajudar a inibir a proliferação de células cancerosas especificamente câncer de mama, pulmão, estômago e cólon, que estão entre alguns dos principais tipos de câncer no mundo.

Acredita-se que ashwagandha ajuda a prevenir o crescimento de células cancerosas principalmente devido ao seu aumento imunológico e habilidades antioxidantes.

Complementar com ashwagandha está correlacionado com um aumento nos glóbulos brancos dentro do corpo, o que indica que o sistema imunológico é mais capaz de proteger o corpo da doença e invasores nocivos.

Outra maneira que ela ajuda a prevenir o câncer é devido à sua capacidade de impedir que os vasos sanguíneos em torno das células cancerosas se alimentem com o crescimento de tumores cancerosos.

Além de evitar que as células cancerosas cresçam, estudos demonstraram que ashwagandha pode ser uma adição muito útil à quimioterapia no tratamento do câncer existente.

Tomar o extrato parece ser eficaz para impedir o sistema imunológico de se suprimir durante a quimioterapia.

6- Aumenta a Resistência

Benefícios da Ashwagandha: Aumento da Resistência Física
Benefícios da Ashwagandha: Aumento da Resistência Física

Estudos demonstraram que essa erva pode aumentar a resistência durante a atividade física, afiando a função cerebral e reduzindo a dor corporal (5).

Devido o seu poder de acalmar, ainda que energizante, aos efeitos no cérebro e à capacidade de diminuir os hormônios do estresse, ashwagandha apresentou melhorias na concentração, motivação e resistência nos estudos conduzidos.

Um estudo particular descobriu que, quando os ratos de laboratório receberam ashwagandha, eles realmente puderam nadar duas vezes por vez em comparação com o mesmo tipo de ratos que não receberam suplementos

Os pesquisadores acreditam que efeitos semelhantes ocorrem em seres humanos devido à capacidade do extrato de equilibrar os hormônios adrenais que são ligados à atividade física.

O extrato também mostrou reduzir a dor corporal nos músculos e articulações, ao mesmo tempo em que mantém os níveis de energia mais estáveis, o que é outro motivo pelo qual poderia ser um suplemento promissor para os atletas ou para aqueles que acham difícil estar fisicamente ativo devido à dor.

Como você pode ver, ashwagandha possui muitos benefícios incríveis para a saúde.

Aproveite os seus benefícios aliado a uma alimentação de verdade, uma dieta rica em gorduras saudáveis, proteínas e fibras, bem como remover grãos e açúcares da sua dieta.

Não deixe de consultar o médico com frequência.

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

BAIXE AGORA O MEU GUIA COM OS
10 MELHORES CHÁS PARA EMAGRECER!
O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : adaptógenasalívio do estresseansiedade e depressãoashwagandhabenefícios da Ashwagandhacortisoldegeneração das células cerebraisDHEAdoença de Alzheimerdoença de Gravedoença de Hashimotosdr. juliano pimentedr. juliano pimentelerva adaptogênicaextrato de ashwagandhafunção adrenalginseng indianoglândulas endócrinashipotireoidismohormônioshormônios tireoidianosmedicina ayurvédicaprevine o câncerprogesteronaradicais livressaúdesaúde do cérebrotireoide

The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta