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Benefícios do Ômega-3 – Conheça e Melhore Sua Saúde!

Dr Juliano Pimentel

Os ácidos graxos ômega-3 são incrivelmente importantes para a sua saúde. Pesquisas mostram que eles exercem poderosos benefícios para o seu corpo, inclusive para o cérebro. Por isso, é essencial que você consuma alimentos ricos nesse nutriente. 

Neste artigo eu vou abordar quais são os principais benefícios do ômega-3.

Não deixe de ler e compartilhar.

O que é Ômega-3?

Ômega-3 é abreviação de ácidos graxos omega-3.

Ele faz parte dos ácidos graxos essenciais que desempenham papéis importantes no corpo humano (1).

Não podemos produzi-los por conta própria, por isso devemos obtê-los a partir da dieta.

Ácidos graxos ômega-3 são poliinsaturados, o que significa que eles têm várias ligações duplas na estrutura química.

Os três tipos mais importantes são: ALA (ácido alfa-linolênico), DHA (ácido docosahexaenóico) e EPA (ácido eicosapentaenóico).

ALA é encontrado principalmente em plantas, enquanto DHA e EPA são principalmente encontrados em alimentos de origem animal e algas (2).

Alimentos comuns que são ricos em ácidos graxos ômega-3 incluem peixes, óleo de peixe, sementes de linho, sementes de chia e nozes.

Ele Ajuda a Emagrecer?

Foi provado cientificamente que ele pode emagrecer.

Estudos da Universidade do Sul da Austrália, descobriu que consumir esse nutriente combinado com exercícios aeróbicos moderados ajuda a estimular a perda de peso.

Por um período de 12 semanas, pesquisadores deram a um grupo de adultos obesos doses de ômega-3, e supervisionaram exercícios aeróbicos moderados três vezes por semana. Eles compararam os resultados desse grupo a outros grupos que não tomaram e se exercitaram três vezes por semana.

O grupo que tomou o ômega-3 perdeu significativamente mais peso, principalmente na região abdominal, do que as pessoas que não consumiram o nutriente e não se exercitaram.

O ômega-3 ativa as enzimas responsáveis pela queima de gordura e, combinado com exercícios e aumento de oxigênio, ele aumenta a taxa metabólica, o que tem um efeito na queima de gordura e perda de peso.

Benefícios para a Saúde

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Ômega-3 ajuda a combater a depressão. Imagem: (Divulgação)

Além da perda de peso, a ingestão do composto traz diversos benefícios para a saúde.

  1. Combate a depressão e ansiedade

A depressão é um dos distúrbios mentais mais comuns no mundo. Os sintomas incluem tristeza, letargia e uma perda geral de interesse na vida.

A ansiedade é também um distúrbio muito comum, e é caracterizada por constante preocupação e nervosismo (3).

As pessoas que consomem ômega-3 regularmente estão menos propensas a depressão, e quem sofre com esses distúrbios pode sentir melhoras nos sintomas (4).

  1. Melhora a saúde do olho

O DHA, um tipo de ômega-3, é um importante componente estrutural do cérebro e da retina do olho; por isso, quando você não recebe DHA suficiente, podem surgir problemas graves na visão (5).

O consumo equilibrado desse nutriente previne a degeneração macular; uma das principais causas de danos oculares permanentes e cegueira.

  1. Promove a saúde Cerebral

Crucial para o crescimento e desenvolvimento do cérebro do feto.

O DHA representa 40% dos ácidos graxos poliinsaturados no cérebro e 60% na retina do olho (6).

Portanto, não é nenhuma surpresa que as crianças alimentadas com DHA tenham melhor visão do que as crianças alimentadas sem esse nutriente (7).

A ingestão de omega-3 durante a gravidez tem sido associada a inúmeros benefícios para a criança, incluindo:

  •         Aumento de atividades cerebrais sadias;
  •         Melhor comunicação e habilidades sociais;
  •         Menos problemas comportamentais;
  •         Prevenção de atraso no desenvolvimento;
  •          Prevenção de TDAH, autismo e paralisia cerebral.
  1. Diminui o risco de doenças cardíacas

Os ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais fazem parte das principais causas de morte no mundo(8).

Benefícios para a saúde cardíaca incluem:

>> Triglicerídeos: o ômega-3 pode reduzir os triglicerídeos, geralmente na faixa de 15-30%.

>> Pressão arterial: omega-3 pode reduzir os níveis de pressão arterial em pessoas com pressão arterial elevada.

>> HDL-colesterol: Os omega-3 podem elevar os níveis de HDL (o “bom”) colesterol

>> Coágulos de sangue: Esses nutrientes podem impedir que as plaquetas sanguíneas se aglomerem. Isso ajuda a prevenir a formação de coágulos de sangue nocivos.

>> Placa: Mantendo as artérias lisas e livres de danos, esse nutriente ajuda a prevenir a placa que pode restringir e endurecer as artérias.

>> Inflamação: ele reduz a produção de algumas substâncias liberadas durante a resposta inflamatória.

  1. Reduz os sintomas de TDAH em crianças

Ômega-3 Ajuda A Diminuir Sintomas De Deficit Em Crianças. Imagem: (Divulgação)

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno comportamental caracterizado por desatenção, hiperatividade e impulsividade (9).

Vários estudos descobriram que as crianças com TDAH, têm níveis mais baixos de ácidos graxos ômega-3, em comparação com as crianças que não sofrem com ela (10).

Esse nutriente ajuda a diminuir a desatenção e auxilia a capacidade de completar tarefas. Diminuem a hiperatividade, impulsividade e agitação (12).

  1. Reduz os sintomas da Síndrome Metabólica

A síndrome metabólica é um conjunto de condições.

Ela inclui obesidade (gordura da barriga), pressão arterial elevada, resistência à insulina, triglicérides elevados e baixos níveis de HDL.

É um grande problema de saúde pública, uma vez que aumenta o risco de desenvolver muitas outras doenças, como doença cardíaca e diabetes (13).

Os ácidos graxos ômega-3 podem reduzir a resistência à insulina e inflamação, e melhorar os fatores de risco de doença cardíaca em pessoas com síndrome metabólica (14).

  1. Combate a inflamação

A inflamação é incrivelmente importante. Precisamos dela para combater infecções e reparar danos no corpo.

No entanto, às vezes a inflamação persiste por um longo tempo, mesmo sem uma infecção ou lesão presentes. Isso se chama inflamação crônica (de longo prazo).

Sabe-se que a inflamação de longo prazo pode contribuir para quase todas as doenças crônicas, incluindo doenças cardíacas e câncer (15).

Esses nutrientes podem reduzir a produção de moléculas e substâncias ligadas à inflamação, tais como eicosanóides e citocinas inflamatórias.

Estudos têm consistentemente mostrado uma ligação entre maior ingestão de omega-3 e inflamação reduzida (16).

  1. Combate doenças autoimunes

Nas doenças autoimunes, o sistema imunológico confunde células saudáveis com células estranhas e começa a atacá-las.

O diabetes tipo 1 é um excelente exemplo. Nesta doença, o sistema imunológico ataca as células produtoras de insulina no pâncreas.

O omega-3 pode ajudar a combater algumas dessas doenças, e pode ser especialmente importante durante o início da vida.

Estudos mostram que a ingestão suficiente de ômega-3 durante o primeiro ano de vida, está associada a prevenção de muitas doenças autoimunes, incluindo diabetes tipo 1, diabetes autoimune em adultos e esclerose múltipla (17).

Ômega-3 pode ajudar a tratar lúpus, artrite reumatoide, colite ulcerativa, doença de Crohn e psoríase (18).

Porém, para prevenir doenças e melhorar a saúde, não consumir alimentos ricos em ômega-3. 

Você precisa evitar os alimentos industrializados, processados,açucarados e ricos em farinha refinada, pois eles prejudicam a saúde causando doenças como a obesidade.

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The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

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