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Castanha do Pará e seus incríveis benefícios para saúde

A castanha do Pará está rapidamente se tornando um dos alimentos mais queridos no mundo inteiro para melhorar a saúde e a longevidade.

Afinal, poucos alimentos são capazes de melhorar seu desempenho sexual, proteger contra o câncer e aumentar seu metabolismo, mas as castanhas do Pará podem!

Se interessou em saber mais sobre os benefícios da castanha?

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Então, quais são os benefícios de saúde específicos das castanhas do Pará?

Uma porção de 28 gramas de castanha do Brasil contém os seguintes nutrientes (1):

  • Calorias: 187
  • Proteína: 4,1 gramas
  • Gorduras: 19 gramas
  • Carboidratos: 3.3 gramas
  • Fibra: 2,1 gramas
  • Selênio: 988% da ingestão diária de referência (IDR)
  • Cobre: 55% do IDR
  • Magnésio: 33% da
  • Fósforo: 30% do IDR
  • Manganês: 17% da IDI
  • Zinco: 10,5% do IDR
  • Tiamina: 16% do IDR
  • Vitamina E: 11% do IDR

Confira 8 motivos para comer castanhas do Pará.

Só de ver essa lista já deu para perceber que o selênio está presente em grande quantidade na castanha. E o melhor é que o selênio contém muitos benefícios.

Para se ter ideia, as castanhas-do-pará são a fonte mais densa de selênio bio disponível. O selênio é um antioxidante que desempenha muitos papéis importantes em nosso corpo.

Aqui está uma lista rápida dos benefícios do selênio:

O selênio auxilia a função da tireoide convertendo o T4 inativo, ou seja, o hormônio da tireoide, na forma T3 ativa. Sendo assim, a função tireoidiana saudável é igual a um  metabolismo saudável. 

Além disso, as propriedades antioxidantes do selênio melhoram a função das vitaminas E e C, que ajudam a diminuir o envelhecimento da pele.

O selênio é um alimento saudável para os homens, porque aumenta os níveis de testosterona, bem como, melhora a produção e a diminuição de motilidade dos espermatozoides (2) .

O selênio é importante para as mulheres como um protetor contra o câncer de mama. Tem estudos que relacionam que quanto maior o selênio, menores as taxas de câncer de mama (3).

Além do mais, o selênio fortalece o sistema imunológico para proteger contra infecções bacterianas e virais.

Por fim,o selênio permite uma taxa de colesterol saudável, ajudando a aumentar o HDL e diminuir o LDL (4).

Castanha e hemodiálise

A deficiência de selênio é rara e geralmente ocorre apenas em certos estados de doença.

Por exemplo, um estudo descobriu que pessoas em hemodiálise para doença renal apresentavam deficiência de selênio. Quando essas pessoas comiam apenas uma castanha do Pará por dia durante três meses, seus níveis de selênio no sangue voltavam ao normal e as castanhas tinham um efeito antioxidante no sangue (5).

Castanha do Pará é Rica em Selênio

Além do mais, as essas castanhas também podem reduzir os níveis de colesterol. Além disso, eles podem reduzir o estresse oxidativo e melhorar a função dos vasos sanguíneos em adolescentes obesos (6, 7).

Por fim, a castanha pode reduzir a inflamação em pessoas saudáveis ​​e em hemodiálise (8, 9).

Os benefícios da castanha do Pará

Os benefícios da castanha não param no selênio. Afinal, as castanhas do Pará podem fazer parte de um plano de dieta saudável em geral porque também contêm grandes quantidades de outros nutrientes essenciais.

Elas são uma ótima fonte do antioxidante Vitamina E (52% da RDA por 100g), necessária para manter as membranas celulares e proteger a saúde da pele.

As castanhas do Pará são uma excelente fonte de várias vitaminas do complexo B, que variam em funções, desde melhorar a saúde do cérebro até aumentar o metabolismo.

Você também encontrará boas quantidades de cobre, bem como, magnésio, potássio, cálcio e zinco nas castanhas do Pará.

A verdade é que muitas castanhas cruas têm excelentes propriedades de saúde, mas as castanhas do Pará estão definitivamente no topo da lista.

Quantas castanhas do Pará devo comer?

Apenas 100g de castanha do Pará fornecem cerca de 3485% da ingestão diária recomendada de selênio.

Os 100g são iguais a um punhado grande, mas você definitivamente não precisa de muito. Afinal, muito de QUALQUER coisa pode ser problemático para você.

Duas a quatro sementes por dia é um ótimo ponto de partida. Além disso, é preciso o consumo deve ser adequado à sua necessidade. Por isso, o ideal é verificar a quantidade exata com um profissional.

Como consumir castanha do Pará?

As castanhas de qualidade têm um sabor bastante agradável por si só, e podem ser consumidas naturalmente. 

É importante entender que as nozes torradas, assadas e cozidas têm as gorduras delicadas dentro delas danificadas e podem ser prejudiciais ao seu corpo.

As nozes cozidas empalidecem em comparação com os vastos benefícios das nozes cruas. Se você quer que suas nozes sejam saudáveis, não cozinhe.

As castanhas do Pará podem ser esmagadas e adicionadas à sua salada favorita para proporcionar uma boa crocância.

Além disso, você pode adicionar 1 ou 2 sementes em seu smoothie. Bem como, picar e polvilhar em cima de sua sobremesa saudável favorita ou iogurte. 

A castanha do Pará é um boa fonte de nutrição. Porém se sua alimentação é muito rica e sódio e açúcares, pode ser que os benefícios da castanha não seja percebidos no seu organismo.

Se você quer aproveitar todos esse benefícios é fundamental desintoxicar seu copo. Para que assim, todas as propriedades das castanhas sejam absorvidas por seu organismo de maneira segura.

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Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

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Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

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