Selecione a página

O que fazer para acabar com o inchaço na barriga

O que fazer para acabar com o inchaço na barriga

Inchaço na barriga

Algumas das causas mais comuns de inchaço na barriga incluem excessos e gases. Engolir o ar como parte de um hábito nervoso ou de ingerir alimentos com alto teor de fibras pode, por exemplo,levar à produção de gás.

E se você não liberar esse gás, isso pode levar ao inchaço abdominal.

Gostou do tema deste artigo?

Leia, compartilhe e deixe seu comentário.

Além de gases, o inchaço na barriga pode ser causado também, por outros motivos. Listei alguns.

Síndrome do intestino irritável

A síndrome do intestino irritável é um distúrbio que causa cãibra e dor no estômago, entre outros sintomas. Ou seja, também pode causar inchaço e gás, o que poderia causar a você ter um abdômen distendido.

De acordo com a Fundação Internacional para Doenças Funcionais Gastrointestinais , cerca de 1 em cada 10 pessoas tem sintomas de síndrome do intestino irritável. Ou seja, esse pode ser o motivo do seu inchaço abdominal (1).

Intolerância a lactose

A intolerância à lactose é uma condição que ocorre quando o organismo não consegue digerir a lactose, um açúcar encontrado nos laticínios.

Os sintomas de intolerância à lactose incluem inchaço na barriga e gases.

Por isso, se você sentir um abdômen inchado dentro de duas horas da ingestão de produtos lácteos, você pode ser intolerante à lactose (2).

Esteja atenta.

Ascites

Ascite é uma condição que ocorre quando o fluido se acumula dentro do seu abdômen. Este acúmulo é geralmente devido a problemas com o fígado, como a cirrose.

A cirrose ocorre quando o fígado fica extremamente cicatrizado. Quando a ascite se desenvolve, você provavelmente não notará nenhum sintoma.

À medida que o fluido se acumula com o tempo, você começará a notar seu abdome se tornando cada vez mais inchado. Ascite pode causar desconforto.

Outras causas

Além do mais, sua barriga pode estar inchada por vários outros sintomas menos comuns.

Por exemplo, cálculos biliares são massas duras que podem se acumular em sua vesícula biliar. A pancreatite é uma inflamação do pâncreas. O ganho de peso também pode causar inchaço do abdômen, assim como um bloqueio no intestino. Um cisto ovariano também pode levar a um abdômen inchado.

Cálculos biliares podem causar inchaço na barriga

Cálculos biliares podem causar inchaço na barriga

No entanto, você pode evitar o inchaço da barriga de algumas maneiras.

  1. Evite a constipação

Comer  pouca fibra, fluidos e atividade física, por exemplo, podem levar à constipação, o que pode resultar em inchaço (3).

Então, para evitar isso, coma uma dieta rica em fibras (25 gramas por dia para mulheres e 38 para homens) de cereais integrais, frutas, verduras, legumes, nozes e sementes.

Além disso, beba muitos líquidos, procure por 6-8 copos por dia e não se esqueça de praticar alguma atividade física por pelo menos 30 minutos, cinco vezes por semana.

Se você está comendo uma dieta pobre em fibras, aumente gradualmente o nível de fibra, certificando-se também de beber muitos líquidos para uma melhor tolerância.

  1. Alergias de Trigo ou Intolerância à Lactose

Alergias e intolerâncias alimentares podem causar gases e inchaço. Mas estes precisam ser confirmados pelo seu médico (4, 5, 6, 7)

Muitas pessoas auto-diagnosticam essas condições e eliminam desnecessariamente os laticínios e grãos integrais saudáveis ​​de suas dietas. Por isso, se você suspeitar que tem alergia ou intolerância, consulte seu médico para fazer exames.

Mesmo quando identificado alguma alergia, você pode se beneficiar reduzindo a quantidade do alimento suspeito ou comendo-o com outros alimentos.

No caso dos laticínios, por exemplo, pode ajudar a escolher queijos e iogurtes envelhecidos, que são mais pobres em lactose.

  1. Não coma muito rápido

Comer rapidamente e não mastigar bem sua comida pode causar ar engolindo que leva ao inchaço na barriga.

Portanto, diminua a velocidade e aproveite sua comida. Suas refeições devem durar pelo menos 30 minutos. Além disso, tenha em mente que a digestão começa na boca e você pode diminuir o inchaço apenas mastigando sua comida mais.

Além do mais, há outro benefício para desacelerar as coisas. Quando você toma seu tempo para mastigar e saborear sua comida, seu lanche ou refeição se torna mais satisfatório.

Ou seja, você comerá menos. Inclusive, há estudos mostraram que, se você comer mais devagar, além de diminuir o inchaço na barriga, pode acabar comendo menos.

  1. Não exagere em bebidas carbonatadas

A efervescência de bebidas carbonatadas, mesmo aquelas com dieta, pode fazer com que o gás fique preso em sua barriga, evitando assim, o inchaço na barriga.

Em vez disso, beba água aromatizada com limão, laranja lima ou pepino. Ou apenas reduza o número de bebidas com gás que você consome todos os dias.

Além disso, experimente um pouco de chá de hortelã para uma bebida relaxante que pode ajudar a reduzir o inchaço.

  1. Não exagere chicletes

Pode até não parecer, mas a goma de mascar também pode causar a deglutição do ar, o que pode causar inchaço.

Portanto, se você tem um hábito de chicletes, substitua por um pedaço de bala ou um lanche saudável, rico em fibras, como frutas, legumes ou pipoca com baixo teor de gordura.

  1. Cuidado com os alimentos sem açúcar

Muito álcool em alimentos e bebidas artificialmente adoçados também pode levar ao inchaço (8).

Por isso, o recomendado é não consumir mais do que 2 ou 3 porções de alimentos e bebidas artificialmente adoçados por dia.

  1. Limite de sódio

Alimentos altamente processados tendem a ser ricos em sódio e pobre em fibras, os quais podem contribuir para a sensação de inchaço.

Por isso, adquira o hábito de ler os rótulos dos alimentos. E ao comprar alimentos processados, enlatados ou congelados, opte pelas opções que não contém mais que 500 mg de sódio por porção em qualquer produto, ou um total de 1.500 a 2.300 mg de sódio por dia.

Porém o mais indicado é consumir alimentos que são identificadas como sem sódio, ou baixo teor de sódio.

  1. Vá devagar com feijão e vegetais

Se você não está acostumado a comer feijão, eles podem causar esse sentimento gasoso. Assim como o feijão, a família cruciforme de vegetais, como brócolis, couve de bruxelas e couve-flor, também podem causar gases.

No entanto, isso não significa que você deva desistir desses vegetais altamente nutritivos e ricos em fibras.

O que você precisa é inserir esse tipo de alimento com moderação na sua dieta. Isso vai te ajudar a eliminar os gases.  

Além disso, você pode usar um produto anti gases, que também pode ajudar a reduzir o consumo de grãos ou vegetais.

  1. Coma Refeições Menores Mais Frequentemente

Em vez de três grandes refeições por dia, tente comer refeições menores com mais frequência. Isso pode mantê-lo livre da sensação de inchaço que muitas vezes segue grandes refeições. Além do mais, comer com mais frequência também ajuda a controlar o açúcar no sangue e a controlar a fome .

Então, faça de cinco a seis pequenas refeições por dia, mas certifique-se de que a quantidade de alimentos e calorias seja proporcional às suas necessidades.

  1. Tente alimentos e bebidas anti-inchaço

Alguns estudos sugerem que chá de hortelã, gengibre, abacaxi, salsa e iogurte contendo probióticos bactérias boas podem ajudar a reduzir o inchaço.

Estes são alimentos seguros que são bons para você quando usados ​​apropriadamente, então você pode experimentar esses alimentos para ajudar a desinchar.

Eu já selecionei, inclusive, algumas receitas de chás que podem te ajudar a desinchar.

Chás para diminuir inchaço na barriga

Chás para diminuir inchaço na barriga

Abraço e fique com Deus.

Dr. Juliano Pimentel

Anúncio

Sobre o autor

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *