close
Dr Juliano Pimentel

O vinagre de maçã pode ajudar a baixar os níveis de açúcar no sangue, além de trazer outros benefícios. Mas será que acrescentar o vinagre de maçã ajuda a emagrecer?

Neste artigo vou explicar se esse alimento pode ajudar na perda de peso. 

Não deixe de ler e compartilhar.

Vinagre de Maçã

O vinagre de maçã é feito a partir de um processo de fermentação dividido em duas etapas (1).

As maçãs são cortadas ou trituradas e combinadas com levedura para converter o açúcar em álcool. Em seguida, as bactérias são adicionadas para fermentar o álcool em ácido acético.

A produção tradicional de vinagre de maçã normalmente leva cerca de um mês, mas alguns fabricantes drasticamente aceleram o processo de modo que ele leva apenas um dia.

O ácido acético é o principal componente ativo do vinagre de maçã. Também conhecido como ácido etanoico, é um composto orgânico com um sabor amargo e cheiro forte.

Aproximadamente 5-6% do vinagre de maçã consiste em ácido acético. Mas a água e vestígios de outros ácidos, como o ácido málico, também estão presentes em sua composição (2).

Uma colher (15 ml) de vinagre de maçã contém cerca de três calorias e praticamente nenhum carboidrato.

Ácido Acético

O ácido acético é um ácido graxo de cadeia curta que se dissolve em acetato e hidrogênio no corpo.

1- Reduz o nível de açúcar no sangue 

Quando consumido com uma refeição rica em carboidratos, o vinagre ajuda a diminuir significativamente os níveis de açúcar no sangue e de insulina após a refeição.

Isso ocorre devido a melhora na capacidade do fígado e dos músculos em absorver o açúcar do sangue(14).

2- Diminui os níveis de insulina

O ácido acético também reduziu a proporção de insulina no sangue, o que favorece a queima de gordura. Ele pode melhorar a sensibilidade à insulina em 34%.

3-Acelera o metabolismo

Outro estudo mostrou que ele aumenta a enzima AMPK, que favorece a queima de gordura e diminui a produção de gordura e açúcar no fígado (4).

4-Queima Gordura

O tratamento de ratos diabéticos obesos com ácido acético ou acetato, os protegeu da obesidade e aumentou a expressão de genes que reduzem o armazenamento de gordura da barriga, e a gordura hepática (5).

A dieta com o ácido acético aumenta significativamente os genes responsáveis pela queima de gordura, o que pode diminuir o acúmulo de gordura corporal (7).

5- Reduz a Ingestão Calórica

Estudos sugerem que o acetato pode suprimir centros no cérebro que controlam o apetite, o que pode levar à redução da ingestão alimentar (8).

Pode promover a sensação de saciedade, por ajudar a retardar significativamente o esvaziamento do estômago. Isso ajuda a diminuir a ingestão de calorias (9).

A gastroparesia, ou o atraso no esvaziamento estomacal, é uma complicação comum da diabetes tipo 1.

A sincronização da insulina com os alimentos torna-se problemática, uma vez que é difícil prever quanto tempo levará para que o açúcar no sangue aumente após uma refeição (12).

Quem sofre com esse problema precisa conversar com o médico sobre o uso do vinagre de maçã. 

6-Reduz o nível de açúcar no sangue durante o Jejum

Em outro estudo sobre pessoas com diabetes tipo 2, o grupo que tomou vinagre de maçã com um lanche noturno rico em proteínas teve duas vezes menos açúcar no sangue em jejum do que no grupo placebo (20).

7-Melhora os sintomas do Ovário Policístico

Em um pequeno estudo feito com mulheres com síndrome do ovário policístico que tomaram vinagre por 90-110 dias, quatro em cada sete mulheres retomaram a ovulação, provavelmente devido à melhora da sensibilidade à insulina (21).

8- Diminui o Mau Colesterol

Estudos feitos em ratos diabéticos e ratos saudáveis descobriu que o vinagre de maçã aumentou o HDL (o “bom”) colesterol. Também reduziu o LDL, ou mau colesterol e triglicérides (22).

9-Diminui a Pressão Arterial

Ele também pode diminuir a pressão arterial, inibindo a enzima responsável pela constrição dos vasos sanguíneos (25).

10-Mata bactérias e vírus prejudiciais

O vinagre é útil para combater as bactérias que podem causar intoxicação alimentar. Ele pode reduzir o número de certas bactérias em 90% e alguns vírus em 95% (27).

Como você pode perceber, o vinagre de maçã tem alguns efeitos muito impressionantes sobre o peso e a gordura corporal (13).

De acordo com estudos o consumo de 1 colher de sopa (15 ml) de vinagre por dia, pode trazer:

>> Perda de peso: 1,2 kg.

>> Diminuição da percentagem de gordura corporal: 0,7%.

>> Diminuição da circunferência da cintura: 0,5 polegadas (1,4 cm).

>> Diminuição dos triglicéridos: 26%.

Isto é o que mudou naqueles que consumiram 2 colheres de sopa (30 ml) de vinagre por dia:

>> Perda de peso: 1,7 kg.

>> Diminuição da percentagem de gordura corporal: 0,9%.

>> Diminuição da circunferência da cintura: 0,75 pol (1,9 cm).

>> Diminuição dos triglicéridos: 26%.

Adicionar 1 ou 2 colheres de vinagre de maçã a sua dieta pode ajudá-lo a perder peso.

Também pode reduzir sua porcentagem de gordura corporal, fazer você perder gordura da barriga e diminuir seus triglicérides no sangue (7).

Como Usar O Vinagre de Maçã?

Existem algumas maneiras de incluir vinagre de maçã na dieta.

Um método fácil é usá-lo com azeite, como molho de salada. O resultado fica particularmente saboroso com folhas verdes, pepinos e tomates.

Ele também pode ser usado para temperar vegetais, ou você pode simplesmente misturá-lo em água e beber.

A quantidade de vinagre de maçã usado para perda de peso é de 1-2 colheres (15-30 ml) por dia, misturado com água. Tomar mais do que isso não é recomendado por causa de efeitos potencialmente nocivos em dosagens mais elevadas (29).

De maneira geral, ingerir uma quantidade moderada de vinagre de maçã parece promover a perda de peso, e fornece uma série de outros benefícios para a sua saúde.

Mas é claro que os resultados só serão positivos quando acompanhados de uma dieta de verdade e hábitos saudáveis, como a prática de exercícios físicos regulares, dormir bem e evitar hábitos prejudiciais.

Evitar os alimentos industrializados e processados é essencial para quem deseja perder peso e prevenir doenças.

Eu desenvolvi um e-book para ajudar você a fazer essa transformação, com todas as informações que você precisa e um guia passo a passo para implementar.

Você ainda terá acesso aos Bônus Exclusivos!!

Clique na imagem abaixo e adquira agora o meu livro digital:

VIVA MELHOR SEM GLÚTEN V 2.0

Ebook Viva Sem Glúten, Dr. Juliano Pimentel

Outra forma de potencializar a perda de peso é fazer uso dos chás para secar a barriga. No Guia GRATUITO que eu preparei, você irá encontrar as 10 melhores receitas de chás para incluir na dieta, basta preencher o formulário abaixo.

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

BAIXE AGORA O MEU GUIA COM OS
10 MELHORES CHÁS PARA EMAGRECER!

[/vc_column_text]

[/vc_column][/vc_row]

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:

Você pode Gostar

Tags : ácido etanoicoácido graxo de cadeia curtaaçúcar do sanguebenefícios para a saúdedestaquedr. juliano pimentelemagreceremagrecimentogastroparesiagordura da barrigagordura hepáticamau colesterolperda de pesoqueima de gordurasaúdetriglicéridesvinagre de maçã

The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

2 Comentários

Enviar Resposta