Selecione a página

O que é glicinato de magnésio?

O que é glicinato de magnésio?

Se você está sempre cansado, com o sono desregulado, muitas dores e problemas digestivos, é provável que seu médico receite o glicinato de magnésio.

Esse é um tipo de suplemento de magnésio muito recomendado pelos médicos devido à sua alta taxa de absorção. Além do magnésio, o suplemento contém aminoácido glicina, conhecido por ter qualidades calmantes. 

Por isso, o glicinato de magnésio é sempre uma das opções mais recomendadas pelos médicos.

Mas, afinal o que é glicinato de magnésio?

glicinato de magnésio

Glicinato de Magnésio

Magnésio é um mineral abundante no corpo que está naturalmente presente em muitos alimentos, adicionado a outros produtos alimentares e disponível como suplemento dietético e presente em alguns medicamentos (como antiácidos e laxantes).

O magnésio é um mineral essencial, abundante no corpo e presente em muitos alimentos. Além disso, é um eletrólito. Ou seja, está envolvido na regulação do estresse e da atividade celular. Isso que significa que as pessoas que sofrem muito estresse, por exemplo, podem se beneficiar ao obter as quantidades de magnésio adequadas.

O glicinato de magnésio é um tipo de suplemento de magnésio que está disponível para aumentar os níveis em pessoas que podem usar mais magnésio.  Incluindo aquelas com ansiedade, diabetes, problemas cardíacos e dor, por exemplo.

O glicinato de magnésio consiste no mineral magnésio ligado ao aminoácido glicina. 

É considerado um dos tipos mais eficazes de suplementos de magnésio devido à sua biodisponibilidade – além disso, também é de ação rápida, geralmente bem tolerado e improvável de causar fezes moles (diarreia).

A taxa de absorção e a biodisponibilidade dos suplementos de magnésio diferem dependendo do tipo. 

Isso porque normalmente os tipos quelatados e os que se dissolvem em líquido são mais bem absorvidos no intestino do que as formas menos solúveis. O glicinato de magnésio é uma forma quelatada. Isso significa que ele tende a ser melhor utilizado pelo corpo do que outras formas que são excretadas mais facilmente.

Quem deve usar glicinato de magnésio?

O magnésio é um mineral essencial que é muito importante para muitos aspectos da saúde, pois está envolvido em centenas de funções corporais.

Algumas delas são:

  • Regulação da pressão arterial
  • Síntese proteica
  • Produção de energia
  • Controle de açúcar no sangue
  • Processos digestivos como mover as fezes através do intestino
  • Regulação dos ritmos cardíacos
  • Funções dos neurotransmissores, incluindo aquelas envolvidas na estabilização do sono e do humor
  • Equilíbrio de óxido nítrico no corpo
  • Funções dos nervos, músculos e tecidos
  • Produção de ácido estomacal

Ou seja, o magnésio beneficia praticamente todas as funções do corpo.

A seguir vou explorar os três principais usos da suplementação de magnésio atualmente.

Qualidade do sono

Os suplementos de magnésio promovem o relaxamento muscular, diminuem cãibras nas pernas e espasmos musculares, reduzir a tensão e a ansiedade e combater a dor. Ou seja, alivia sintomas que podem te manter acordado durante a noite.

Mas não para por aí. Além de melhorar a qualidade e a quantidade de sono que você obtém, o glicinato de magnésio também ajuda a diminuir a fadiga diurna e melhorar o foco, o aprendizado e até a retenção de informações na memória.

A suplementação dietética de magnésio também aumenta estatisticamente o tempo e eficiência do sono e concentrações de renina e melatonina (que ajudam a induzir o sono). A suplementação com magnésio (500 miligramas por dia) também resultou em reduções significativas nos escores de sintomas de insônia, latência do início do sono e concentrações séricas de cortisol (um marcador de quão estressado alguém se sente).

Esses dados são baseados em um estudo realizado com idosos.

Ansiedade e depressão

Tanto o magnésio quanto a glicina têm qualidades calmantes, o que significa que, juntos, seus efeitos podem ser ainda mais poderosos.

Esta é uma razão pela qual o glicinato de magnésio é recomendado para pessoas que se sentem tensas ou têm problemas para dormir.

Há evidências de que a suplementação com magnésio pode ajudar a diminuir muitos sintomas ligados ao estresse e à ansiedade, como piora da dor, inquietação, depressão, desejos e muito mais (1).

Dor de cabeça e enxaqueca

A deficiência de magnésio está diretamente ligada à tensão muscular e aumento da percepção de ansiedade ou depressão.

Tudo isso porque a deficiência de magnésio pode alterar a liberação de neurotransmissores, interferir na pressão arterial e alterar a agregação de plaquetas sanguíneas.

Os suplementos de magnésio demonstraram ser úteis para o tratamento de dores de cabeça agudas e preventivas.

Quanto glicinato de magnésio você deve tomar para enxaquecas e dores de cabeça? Uma recomendação geral é tomar cerca  de 400 a 500 miligramas por dia. 

Menos também pode ser útil, então comece baixo e aumente conforme necessário, por isso, o ideal é consultar um médico (2).

O óxido de magnésio também é uma boa opção para prevenir e tratar enxaquecas.

Agora se você sofre constantemente com insônia, dores de cabeça, ansiedade e depressão você precisa saber que a suplementação pode não ser o suficiente.

É isso mesmo que você acabou de ler!

Se você não ajustar seu estilo de vida para proporcionar ao seu corpo um funcionamento pleno, você ficará dependente de suplementação para sempre.

A suplementação deve ser usada como uma muleta, ou seja, por um período até você conseguir manter seu corpo em um estado ideal.

Para te ajudar neste ajuste do corpo, eu te convido para participar do D21.

São 21 dias de acompanhamento comigo, para que você consiga adaptar hábitos mais saudáveis à sua rotina, mesmo que você não tenha muito tempo ou dinheiro.

O que você vai aprender nesses 21 dias é criar novos hábitos de acordo com suas necessidades e rotinas.

Nada de exageros ou muitas restrições. 

Em 21 dias você terá escolhas alimentares mais saudáveis, um sono de qualidade, melhor conexão com sua vida e melhores relações.

Será uma verdadeira transformação interna e externa.

TOQUE AQUI para conhecer o D21.

Abraços e fique com Deus,

Dr. Juliano Pimentel.

Anúncio

Sobre o autor

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *