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Envelhecimento Precoce: Como Prevenir com Dicas Úteis

Dr Juliano Pimentel

Envelhecer é um processo natural; no entanto, o envelhecimento precoce pode ser bem mais estressante e preocupante. Existem algumas funções biológicas complexas que provocam o envelhecimento precoce, como a glicação e a superoxidação das células.

Esta aceleração no processo de envelhecimento é causada, pelo excesso de açúcar, estresse e toxicidade.

Neste artigo, eu vou dar dicas como prevenir o envelhecimento precoce.

Não deixe de ler e compartilhar.

Envelhecimento Precoce

Para evitar o envelhecimento precoce, a alimentação deve ser a sua maior aliada: os alimentos antioxidantes combatem os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento da pele.

Alguns exemplos são: limão, laranja e castanhas (1).

Um outro grande causador do envelhecimento precoce é o cigarro e ele não agride só quem fuma ativamente, como também compromete a saúde e a beleza dos chamados fumantes passivos; que são aqueles indivíduos que não fumam, mas estão por perto de quem fuma.

Também é fundamental usar um bom protetor solar para evitar o câncer, e outras doenças de pele.

1-Cuide da sua mente

Evitar o estresse, preocupações excessivas, momentos de fúria, angústia, ansiedade e depressão é fundamental para manter a mente e o corpo jovem.

Procure manter uma vida equilibrada pensando sempre no seu bem-estar.

Uma boa saúde mental tem um impacto favorável sobre a nossa aparência física.

Quando vivemos de mau humor nossa aparência fica mais envelhecida. Por outro lado, se a nossa atitude perante a vida é otimista, aparentamos ser mais joviais e assim podemos prevenir o envelhecimento precoce (2).

Os efeitos mais devastadores do estresse e ansiedade são a perda de cabelo, aumento de peso, aparecimento de rugas e outros sinais que revelam o envelhecimento.

Portanto, a melhor coisa que se pode fazer é tentar evitar situações que desencadeiam o estresse e se engajar em atividades relaxantes, como atividades físicas, meditação e ioga.

2-Faça exercícios

O simples fato de praticar um pouco de exercício físico nos dá mais vitalidade, colaborando para uma aparência mais jovem e saudável.

Praticar exercício regularmente traz uma série de benefícios para a saúde, previne a obesidade, melhora a circulação do sangue e aumenta a capacidade respiratória (3).

3-Descanse adequadamente

O descanso adequado é reparador e muito importante para recarregar as células com novas energias, e ajudar a manter a sua saúde de dentro para fora.

O ideal é que você durma em média, sete horas por noite: pouquíssimas pessoas conseguem dormir menos que isso sem danos reais à saúde.

Quando você não consegue dormir as horas necessárias para o funcionamento do organismo, você corre o risco de causar um rápido avanço no processo de envelhecimento (4).

Alimentos que previnem o envelhecimento

Existem certos nutrientes que você deve receber em sua dieta diariamente, incluindo antioxidantes, gorduras saudáveis, minerais, vitaminas e fitonutrientes (5).

>> Alimentos antioxidantes: fígado de boi, grão de bico, rabanete, couve, brócolis, couve de Bruxelas, alho, maça, chocolate amargo, batata-doce, quinoa, ameixa, mirtilo, alcaparra, cebola roxa, cereja, groselha, pimentão, aspargo, ervilha, manjericão, alho poró, truta, salmão, camarão, caranguejo, lagosta, abobrinha, pepino, entre outros; alimentos ricos em vitamina C como a goiaba; alimentos ricos em vitamina E como amêndoas, couve, abacate, mamão e semente de girassol;

>> Chás antioxidantes: chá verde, chá branco, chá oolong e chá preto contêm antioxidantes chamados polifenóis que protegem suas células de danos de radicais livres.

>> Peixes gordos: O omega-3 pode retardar o processo de envelhecimento. O salmão, por exemplo, contém vitamina D e astaxantina. Tanto a vitamina como a astaxantina são poderosos antioxidantes que ajudam a combater os sinais do envelhecimento (6).

>> Vegetais de folhas verdes: Couve e espinafre, por exemplo, são importantes para apoiar a saúde óssea, saúde ocular e até mesmo prevenir o câncer. São também ricos em antioxidante.

>> Bagas: São ricas em poderosos antioxidantes conhecidos como antocianinas que ajudam a manter o músculo e podem prevenir o câncer.

>> Ervas: Açafrão e outras ervas contêm antioxidantes e nutrientes desintoxicantes que podem retardar o processo de envelhecimento (7).

Alimentos que causam envelhecimento Precoce

Envelhecimento Precoce: Evite o Açúcar Refinado. Imagem: (Divulgação)

Em contrapartida, alguns alimentos podem colaborar para o envelhecimento acelerado (8):

>> Açúcar refinado: Promove um processo chamado glicação. A glicação danifica células e causa rugas. É o alimento que mais acelera o envelhecimento na maioria das pessoas. (Para saber mais sobre os malefícios do açúcar para a saúde, basta preencher o formulário no final deste artigo)

>> Grãos: Muitos grãos são pró-inflamatórios, que irá acelerar o processo de envelhecimento (9).

>> Gorduras trans e óleos hidrogenados: Essas gorduras processadas promovem inflamação que pode levar ao envelhecimento prematuro, doenças cardíacas e certos tipos de câncer.

>> Álcool: Embora um copo ocasional de vinho tinto pode ser benéfico para a saúde, o consumo global de álcool é pró-inflamatório e acelera o processo de envelhecimento.

>> Adoçantes ou outros ingredientes artificiais: Estes contêm um grande número de produtos químicos que podem acelerar o processo de envelhecimento.

O envelhecimento precoce pode ser causado pelo excesso de estresse e dietas ricas em açúcar e alimentos processados.

Por isso, invista em atividades relaxantes e em uma alimentação de verdade, com alimentos antioxidantes.

Mude a sua vida hoje para prevenir esse tipo de problema causado pela alimentação inadequada, e hábitos negativos.

Tome o controle de sua vida hoje!

Caso os sinais de envelhecimento precoce persistam, procure orientação médica.

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Dr. Juliano Pimentel.

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The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

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