close
ArtigosMetabolismo

Gripe low carb – Como amenizar esse sintoma da dieta cetogênica

gripe low carb

A dieta cetogênica ganhou popularidade como forma natural de perder peso e melhorar a saúde, no entanto um dos efeitos colaterais é a gripe low carb.

A dieta é muito baixa em carboidratos, rica em gordura e moderada em proteína.

Embora a dieta seja considerada segura para a maioria das pessoas, ela está associada a alguns efeitos colaterais desagradáveis.

A gripe da dieta cetogênica, também chamada de gripe low carb, é um termo utilizado para descrever os sintomas de quando iniciam a dieta cetogênica.

Gostou do tema? Leia, comente e compartilhe.

O que é a gripe low carb?

A gripe low carbe é uma coleção de sintomas experimentados por algumas pessoas quando iniciam a dieta ceto.

Esses sintomas, que podem se assemelhar à gripe. São causados ​​pelo fato de o corpo se adaptar a uma nova dieta que consiste em muito poucos carboidratos.

Gripe low carb
Gripe low carb. Imagem: (Divulgação)

Já que, reduzir sua ingestão de carboidratos força o corpo a queimar corpos cetônicos em vez de glicose.

As cetonas são subprodutos da degradação da gordura, ou seja, se tornam a principal fonte de combustível quando seguem uma dieta cetogênica.

Normalmente, a gordura é reservada como uma fonte de combustível secundária para usar quando a glicose não está disponível.

Essa mudança para queimar gordura para energia é chamada cetose. Ocorre durante circunstâncias específicas, incluindo fome e jejum (1)

No entanto, a cetose também pode ser alcançada adotando-se uma dieta muito baixa em carboidratos.

Em uma dieta cetogênica, os carboidratos são tipicamente reduzidos a menos de 50 gramas por dia (2).

Esta redução drástica pode ser um choque para o corpo e pode causar sintomas parecidos com os de abstinência, semelhantes aos que ocorrem quando se retira uma substância viciante como a cafeína (3).

Sintomas

Mudar para uma dieta muito baixa em carboidratos é uma grande mudança, e seu corpo pode precisar de tempo para se adaptar a essa nova maneira de comer.

Para algumas pessoas, esse período de transição pode ser especialmente difícil.

Sinais da gripe cetóide, gripe low carb, podem começar a aparecer nos primeiros dias de cortes nos carboidratos.

Os sintomas podem variar de leves a graves e variam de pessoa para pessoa.

Embora algumas pessoas possam fazer a transição para uma dieta cetogênica sem efeitos colaterais, outras podem apresentar um ou mais dos seguintes sintomas (4):

  • Náusea, assim como, vômito
  • Prisão de ventre ou diarreia
  • Dor de cabeça
  • Irritabilidade, assim como dificuldade de concentração
  • Fraqueza e Tontura
  • Cãibras musculares
  • Dor de estômago, bem como dor muscular
  • Dificuldade em dormir
  • Ânsias de açúcar

Estes sintomas são comumente relatados por aqueles que apenas começaram a dieta cetogênica.

Os sintomas geralmente duram cerca de uma semana, embora algumas pessoas possam experimentá-los por um longo período de tempo.

Embora esses efeitos colaterais possam fazer com que alguns dietistas desistam da dieta existem maneiras de reduzi-los.

Como se livrar da gripe low carb

A gripe low carb pode fazer você se sentir infeliz.

Felizmente, existem maneiras de reduzir seus sintomas semelhantes aos da gripe. E ajudar seu corpo a atravessar o período de transição com mais facilidade.

Fique hidratado

Beber bastante água é necessário para uma saúde ideal e também pode ajudar a reduzir os sintomas.

Uma dieta cetônica pode fazer com que você elimine rapidamente as reservas de água, aumentando o risco de desidratação (5).

Isso ocorre porque o glicogênio, a forma armazenada de carboidratos, se liga à água no corpo. Quando os carboidratos da dieta são reduzidos, os níveis de glicogênio caem e a água é excretada do corpo (6).

Além disso, manter-se hidratado pode ajudar com sintomas como fadiga e cãibras musculares (7).

A substituição de fluidos é especialmente importante quando se está com diarreia associada a gripe low carb. O que pode causar perda adicional de fluidos (8).

Evite o exercício extenuante

Enquanto o exercício é importante para se manter saudável e manter o peso corporal sob controle, exercícios extenuantes devem ser evitados quando se experimentam sintomas de gripe low carb.

Fadiga, cãibras musculares e desconforto estomacal são comuns na primeira semana após uma dieta cetogênica. Então, pode ser uma boa ideia dar descanso ao seu corpo.

Atividades como ciclismo intenso, corrida, levantamento de peso e exercícios extenuantes podem ter que ser colocados em segundo plano enquanto o sistema se adapta a novas fontes de combustível.

Embora esses tipos de exercício devam ser evitados se você estiver com a gripe cetona, atividades leves podem ser feitas. Como caminhar, praticar ioga ou andar de bicicleta podem melhorar os sintomas.

Durma Adequadamente

Fadiga e irritabilidade são queixas comuns de pessoas que estão se adaptando a uma dieta cetogênica.

A falta de sono faz com que os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, aumentem no organismo. O que pode afetar negativamente o humor e piorar os sintomas de gripe low carb (9, 10)

Se você está tendo dificuldade em cair ou permanecer dormindo, tente uma das seguintes dicas:

  • Reduza a ingestão de cafeína. Pois, a cafeína é um estimulante que pode afetar negativamente o sono. Se beber bebidas com cafeína, só o faça de manhã para que o seu sono não seja afectado (11)
  • Corte a luz ambiente. Ou seja, desligue os telefones celulares, computadores e televisões no quarto para criar um ambiente escuro e promover um sono tranquilo (12).
  • Tome um banho quente. Além disso, adicionar sal Epsom ou óleo essencial de lavanda ao seu banho é uma maneira relaxante de relaxar e se preparar para o sono (13).
  • Levante-se cedo. Pois, acordar à mesma hora todos os dias e evitar dormir demais pode ajudar a normalizar seus padrões de sono e melhorar a qualidade do sono ao longo do tempo (14).

Certifique-se de que você está comendo bastante gordura (e carboidratos)

A transição para uma dieta muito baixa em carboidratos pode fazer com que você deseje alimentos restritos à dieta cetogênica, como biscoitos, pão e massas.

No entanto, comer gordura suficiente, a principal fonte de combustível na dieta cetogênica, ajudará a reduzir os desejos e a mantê-lo satisfeito.

De fato, pesquisas mostram que dietas com pouco carboidrato ajudam a reduzir o desejo por doces e alimentos ricos em carboidratos (15).

Aqueles que têm dificuldade em se adaptar à dieta cetogênica podem ter que eliminar os carboidratos gradualmente, ao invés de todos de uma só vez.

Lentamente, reduzir os carboidratos, enquanto aumenta a gordura e proteína em sua dieta, pode ajudar a tornar a transição mais suave e diminuir os sintomas de gripe low carb.

Chás para ajudar no tratamento da gripe low carb.
Chás para ajudar no tratamento da gripe low carb.

 

Abraço e fique com Deus.

Dr. Juliano Pimentel

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : alimentaçãocarboidratosceto gripecetogênicacombater a gripedestaquedieta de low carbdr. juliano pimentelemagrecimentogripegripe cetogripe cetogênicagripe low carblow carbperigos da dieta cetogênicasaúdesintomas de gripesistema imunológico

The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta