close
AlimentaçãoArtigosDores

Hipertensão Arterial: Como Baixar com Alimentação Adequada

A doença cardíaca e o acidente vascular cerebral afetam muitas pessoas e o grande causador dessas doenças, é a hipertensão arterial, ou pressão alta.

Não é incomum ocorrer pequenas mudanças na pressão durante o exercício ou momentos estressantes, mas quando você desenvolve hipertensão arterial isso significa uma pressão cronicamente alta; que aumenta o risco de doença cardíaca, acidente vascular cerebral, diabetes e outras condições.

Porém é importante consultar o médico; e caso você já tenha desenvolvido a pressão alta, continue cuidando da alimentação e do seu estilo de vida.

Nesse artigo apresentarei os principais alimentos que diminuem a pressão arterial.

Não deixe de ler e compartilhar!

Hipertensão Arterial

Embora esteja intimamente relacionado com os hábitos alimentares e de estilo de vida, muitas pessoas tentam confiar apenas na medicação para resolver seus problemas hipertensão.

Alguns alimentos são extremamente eficientes para controlar e prevenir a hipertensão arterial. Confira a
seguir:

1. Suco de romã

Um dos benefícios mais desejáveis ​​do suco de romã, inclui a capacidade de baixar a pressão sanguínea naturalmente.

O suco de romã tem grande capacidade de redução da pressão arterial, tanto em estudos de curto e longo prazo. (1)

Também foi testado sua capacidade de reduzir a pressão arterial em pacientes com diabetes, pacientes submetidos a diálise renal e aqueles com doença arterial carótida, todos com os mesmos resultados bem-sucedidos. (4)

2. Espinafre

O espinafre é um alimento saudável e ajuda a reduzir a inflamação causadora de doenças. Os antioxidantes impressionantes que contém, aterram na lista de alimentos que reduzem a pressão arterial (6)

3. Coentro

Em uma pesquisa recente, ajuda a tratar uma série de condições; incluindo um efeito hipotensivo (redução da pressão arterial) (7)

4. Pistache

A nutrição do pistache não é pequena quando se trata de saúde cardíaca.

Ele tende a ter um efeito positivo na redução da pressão arterial (8).

Os pistaches estão na lista de alimentos que diminuem a pressão, mesmo para aqueles que sofrem de colesterol alto (9)

5. Azeite de oliva

Ele é rico em antioxidantes e deliciosos pode ser usado em tantas receitas, e isso é bom porque é um alimento que reduz a pressão sanguínea. (10)

Uma revisão científica realizada em 2015 na Espanha, revelou ainda que o azeite virgem reduz significativamente o risco de eventos clínicos de doenças cardiovasculares (12).

O azeite é uma das gorduras saudáveis que você definitivamente deseja incluir na sua dieta regular.

6. Semente de Linhaça

Possivelmente devido aos omega-3 benéficos encontrados em sementes de linhaça, classifica-se nesta lista de melhores alimentos que reduzem a pressão arterial (13)

Pode até diminuir a pressão em pacientes que já desenvolveram doença arterial periférica, uma condição comum marcada por depósitos de gordura e acumulação de cálcio nas paredes das artérias.
(14)

7. Aipo

Ele ajuda a queima mais calorias, e a baixar a pressão alta (15).

É interessante notar que pelo menos um estudo descobriu que o aipo cozido tinha mais potencial de redução da pressão arterial, do que o seu alimento cru (16).

8. Tomate

Rico em licopeno, um nutriente saudável para o coração, ajuda a diminuir significativamente a pressão arterial alta (17).

Os melhores efeitos hipotensores do tomate serão encontrados quando consumidos crus.

9. Óleo de Gergelim

O óleo de sementes de gergelim tem sido popular em medicamentos antigos durante milênios, e tem algumas propriedades graves saudáveis ​​para o coração.

Ele diminui a pressão arterial e ajuda a proteger contra a hipertrofia cardíaca, um espessamento do músculo cardíaco geralmente causado pela pressão arterial elevada (19).

10. Chá de Hibisco

Outro item ligeiramente controverso na lista é o chá de hibisco.

Pois contém um grande número de antioxidantes e foi descoberto que efetivamente diminui a pressão arterial, inclusive em pacientes com diabetes (22)

Ao contrário da maioria dos alimentos mencionados acima, há alguns pequenos riscos a considerar ao consumir chá de hibisco, embora geralmente seja reconhecido como seguro.

Há algumas evidências de que, em doses extremamente altas, o chá de hibisco poderia potencialmente interferir com algumas funções hepáticas (23).

Lembre-se que o excesso em tudo prejudica a saúde. Não deixe de consultar o médico.

Outras Opções

>> Alimentos ricos em potássio – De acordo com a American Heart Association, uma dieta rica em potássio ajuda a diminuir os efeitos negativos do sódio sobre o corpo. Eles incluem a água de coco, melão, abacate e banana (7).

>> Alimentos ricos em fibras – Alimentos rico em fibras, como legumes, frutas e sementes, são a base de qualquer dieta saudável, especialmente quando o objetivo é baixar a pressão arterial.

>> Alimentos ricos em Ômega-3 – Consumir alimentos ricos em ômega-3, como carne, salmão e linhaça reduzem a inflamação podem ajudar a prevenir e controlar a hipertensão arterial.

>> Vinagre de maçã – O vinagre de maçã é naturalmente muito rico em potássio. Ele também ajuda a manter o seu corpo alcalino, o que pode ajudar a reduzir a sua pressão.

Embora cada alimento individual tenha seus próprios mecanismos para controlar a hipertensão arterial, existem algumas semelhanças compartilhadas entre eles.

Evite ou reduza consumo de sódio, alimentos processados e industrializados que possuem sódio e conservantes.

Essa é uma questão séria e que pode impactar a sua vida para sempre. Então, faça um favor para você mesmo, e opte por uma alimentação saudável e equilibrada, sem exageros.

Todo alimento consumido em exagero também prejudica a saúde.

Também não deixe de visitar o médico para verificar como anda a sua saúde. Tenha uma vida mais ativa e alimente hábitos saudáveis com a orientação do médico.

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : acidente vascular cerebralAlimentos ricos em potássioantioxidantesazeite de olivadoença arterial carótidadoença cardíacadr. juliano pimentelespinafrehábitos alimentareshipertensãohipertensão arterialpistachepressão arterialredução da pressão arterialsemente de linhaçasementes de gergelimsuco de romã

The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta