Hipertensão Arterial: Como Baixar com Alimentação Adequada
A doença cardíaca e o acidente vascular cerebral afetam muitas pessoas e o grande causador dessas doenças, é a hipertensão arterial, ou pressão alta.
Não é incomum ocorrer pequenas mudanças na pressão durante o exercício ou momentos estressantes, mas quando você desenvolve hipertensão arterial isso significa uma pressão cronicamente alta; que aumenta o risco de doença cardíaca, acidente vascular cerebral, diabetes e outras condições.
Porém é importante consultar o médico; e caso você já tenha desenvolvido a pressão alta, continue cuidando da alimentação e do seu estilo de vida.
Nesse artigo apresentarei os principais alimentos que diminuem a pressão arterial.
Não deixe de ler e compartilhar!
Hipertensão Arterial
Embora esteja intimamente relacionado com os hábitos alimentares e de estilo de vida, muitas pessoas tentam confiar apenas na medicação para resolver seus problemas hipertensão.
Alguns alimentos são extremamente eficientes para controlar e prevenir a hipertensão arterial. Confira a
seguir:
1. Suco de romã
Um dos benefícios mais desejáveis do suco de romã, inclui a capacidade de baixar a pressão sanguínea naturalmente.
O suco de romã tem grande capacidade de redução da pressão arterial, tanto em estudos de curto e longo prazo. (1)
Também foi testado sua capacidade de reduzir a pressão arterial em pacientes com diabetes, pacientes submetidos a diálise renal e aqueles com doença arterial carótida, todos com os mesmos resultados bem-sucedidos. (4)
2. Espinafre
O espinafre é um alimento saudável e ajuda a reduzir a inflamação causadora de doenças. Os antioxidantes impressionantes que contém, aterram na lista de alimentos que reduzem a pressão arterial (6).
3. Coentro
Em uma pesquisa recente, ajuda a tratar uma série de condições; incluindo um efeito hipotensivo (redução da pressão arterial) (7)
4. Pistache
A nutrição do pistache não é pequena quando se trata de saúde cardíaca.
Ele tende a ter um efeito positivo na redução da pressão arterial (8).
Os pistaches estão na lista de alimentos que diminuem a pressão, mesmo para aqueles que sofrem de colesterol alto (9)
5. Azeite de oliva
Ele é rico em antioxidantes e deliciosos pode ser usado em tantas receitas, e isso é bom porque é um alimento que reduz a pressão sanguínea. (10)
Uma revisão científica realizada em 2015 na Espanha, revelou ainda que o azeite virgem reduz significativamente o risco de eventos clínicos de doenças cardiovasculares (12).
O azeite é uma das gorduras saudáveis que você definitivamente deseja incluir na sua dieta regular.
6. Semente de Linhaça
Possivelmente devido aos omega-3 benéficos encontrados em sementes de linhaça, classifica-se nesta lista de melhores alimentos que reduzem a pressão arterial (13)
Pode até diminuir a pressão em pacientes que já desenvolveram doença arterial periférica, uma condição comum marcada por depósitos de gordura e acumulação de cálcio nas paredes das artérias.
(14)
7. Aipo
Ele ajuda a queima mais calorias, e a baixar a pressão alta (15).
É interessante notar que pelo menos um estudo descobriu que o aipo cozido tinha mais potencial de redução da pressão arterial, do que o seu alimento cru (16).
8. Tomate
Rico em licopeno, um nutriente saudável para o coração, ajuda a diminuir significativamente a pressão arterial alta (17).
Os melhores efeitos hipotensores do tomate serão encontrados quando consumidos crus.
9. Óleo de Gergelim
O óleo de sementes de gergelim tem sido popular em medicamentos antigos durante milênios, e tem algumas propriedades graves saudáveis para o coração.
Ele diminui a pressão arterial e ajuda a proteger contra a hipertrofia cardíaca, um espessamento do músculo cardíaco geralmente causado pela pressão arterial elevada (19).
10. Chá de Hibisco
Outro item ligeiramente controverso na lista é o chá de hibisco.
Pois contém um grande número de antioxidantes e foi descoberto que efetivamente diminui a pressão arterial, inclusive em pacientes com diabetes (22)
Ao contrário da maioria dos alimentos mencionados acima, há alguns pequenos riscos a considerar ao consumir chá de hibisco, embora geralmente seja reconhecido como seguro.
Há algumas evidências de que, em doses extremamente altas, o chá de hibisco poderia potencialmente interferir com algumas funções hepáticas (23).
Lembre-se que o excesso em tudo prejudica a saúde. Não deixe de consultar o médico.
Outras Opções
>> Alimentos ricos em potássio – De acordo com a American Heart Association, uma dieta rica em potássio ajuda a diminuir os efeitos negativos do sódio sobre o corpo. Eles incluem a água de coco, melão, abacate e banana (7).
>> Alimentos ricos em fibras – Alimentos rico em fibras, como legumes, frutas e sementes, são a base de qualquer dieta saudável, especialmente quando o objetivo é baixar a pressão arterial.
>> Alimentos ricos em Ômega-3 – Consumir alimentos ricos em ômega-3, como carne, salmão e linhaça reduzem a inflamação podem ajudar a prevenir e controlar a hipertensão arterial.
>> Vinagre de maçã – O vinagre de maçã é naturalmente muito rico em potássio. Ele também ajuda a manter o seu corpo alcalino, o que pode ajudar a reduzir a sua pressão.
Embora cada alimento individual tenha seus próprios mecanismos para controlar a hipertensão arterial, existem algumas semelhanças compartilhadas entre eles.
Evite ou reduza consumo de sódio, alimentos processados e industrializados que possuem sódio e conservantes.
Essa é uma questão séria e que pode impactar a sua vida para sempre. Então, faça um favor para você mesmo, e opte por uma alimentação saudável e equilibrada, sem exageros.
Todo alimento consumido em exagero também prejudica a saúde.
Também não deixe de visitar o médico para verificar como anda a sua saúde. Tenha uma vida mais ativa e alimente hábitos saudáveis com a orientação do médico.
Abraços e fique com Deus!
Dr. Juliano Pimentel
Trackbacks/Pingbacks