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Leite de coco – Saiba quais são seus principais benefícios

O leite de coco até pouco tempo era visto apenas como um ingrediente para receita.

No entanto, a fim de eliminar o consumo do leite de vaca e outros animais, os leites vegetais têm ganhado força.

O leite de coco é uma substância branca e leitosa extraída da polpa dos cocos maduros.

Pode beneficiar a saúde de várias formas, estimulando a perda de peso e diminuindo o colesterol.

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O que é leite de coco?

O leite de coco vem da polpa branca de coco maduro. O leite tem uma consistência espessa e uma textura rica e cremosa.

O leite de coco não deve ser confundido com água de coco, encontrada naturalmente em cocos verdes imaturos.

leite de coco é uma substância branca e leitosa extraída da polpa dos cocos maduros.
leite de coco é uma substância branca e leitosa extraída da polpa dos cocos maduros.

Ao contrário da água de coco, o leite não ocorre naturalmente. Em vez disso, a polpa de coco sólida é misturada com água para fazer leite de coco, que é cerca de 50% de água.

Por outro lado, a água de coco é de cerca de 94% de água. Porém, a água de coco contém muito menos gordura e muito menos nutrientes do que o leite de coco.

No Brasil o leite de coco geralmente é usado em receitas. Mas você pode usar como substituto do leite animal.

O leite é uma boa fonte de várias vitaminas e minerais. É rico em vitamina C, ferro, fibra e potássio. Por isso, apresenta muitos benefícios à saúde.  

Os 3 principais benefícios para a saúde do leite de coco

Pesquisas sugerem que o leite de coco tem três principais benefícios à saúde.

1 – Perda de peso

O leite de coco contém triglicerídeos de cadeia média (MCTs), que os pesquisadores associaram à perda de peso. Isso porque, MCTs estimulam a energia através de um processo chamado termogênese, ou produção de calor.

Estudos indicam que os MCTs trabalham para reduzir o peso corporal e o tamanho da cintura. Além do mais, os MCTs também podem equilibrar a microbiota intestinal instável (1)

A falta dessa estabilidade pode desempenhar um papel no desenvolvimento da obesidade.

Um estudo de 2015 em homens com excesso de peso descobriu que consumir MCTs no café da manhã levou à redução da ingestão de alimentos no final do dia (2, 3, 4, 5).

Descobertas de um estudo de 2018 sugerem que os MCTs aumentam a sensibilidade à insulina, e muitos pesquisadores acreditam que essa sensibilidade promove a perda de peso (6).

Ou seja, a ação do leite de coco no organismo, promove a perda de peso.

2 – Saúde do coração

Pesquisas relacionaram dietas ricas em gordura saturada com colesterol alto e um risco aumentado de doença cardíaca .

Algumas pessoas podem não considerar o leite de coco como saudável para o coração, devido ao seu alto teor de gordura, por exemplo.

O leite de coco é uma boa fonte de várias vitaminas e minerais.
O leite de coco é uma boa fonte de várias vitaminas e minerais.

No entanto, diferentes fontes de gorduras saturadas podem afetar o corpo de maneiras diferentes.

Além disso, a genética desempenha um papel na forma como uma pessoa metaboliza as gorduras saturadas e até que ponto essas gorduras causam impacto na saúde (7, 8, 9, 10, 11).

Escassa pesquisa investigou os efeitos do leite de coco nos níveis de colesterol. No entanto, um corpo substancial de pesquisa explorou os efeitos do óleo de coco .

Um estudo descobriu que o óleo de coco não aumentava significativamente os níveis de “colesterol ruim”, ou colesterol de lipoproteína de baixa densidade (LDL), mas aumentava os níveis de “colesterol bom”, ou colesterol de lipoproteína de alta densidade (HDL) (12).

O colesterol HDL protege o coração e remove o colesterol LDL do sangue. Além disso, leva o colesterol LDL para o fígado, que o quebra, e o corpo acaba por eliminá-lo.

Além do mais, os cocos contêm minerais importantes para a circulação e o controle do fluxo sanguíneo. E por isso, o leite de coco também é útil para reduzir a pressão sanguínea e manter os vasos sanguíneos flexíveis, elásticos e livres de acúmulo de placa.

Por exemplo, o  magnésio pode ajudar a combater a ansiedade , o estresse e a tensão muscular. Também ajuda na circulação e mantém os músculos relaxados (13, 14).

Estes são todos importantes para prevenir ataques cardíacos.

No entanto, o leite de coco contém gordura. Por esse motivo é importante consumir com cautela.

3 – Ajuda no sistema imunológico

Cocos contêm um lipídio chamado ácido láurico, e muitos pesquisadores acreditam que o ácido láurico pode beneficiar o sistema imunológico.

De fato, alguns achados indicam que o ácido láurico possui propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias.

Em um estudo sobre os efeitos antimicrobianos do ácido láurico em coco, por exemplo, os pesquisadores isolaram várias linhagens de bactérias e as expuseram ao ácido láurico em placas de Petri (15).

Eles descobriram que o ácido láurico efetivamente inibia o crescimento de Staphylococcus aureus, Streptococcus pneumoniae e Mycobacterium tuberculosis. Ou seja, o leite de coco inibe uma das principais causas de pneumonia e meningite.

Outros pesquisadores descobriram que o ácido láurico desencadeia a apoptose, a morte celular, em células de câncer de mama e endometrial (16) .

Os resultados sugerem que este ácido inibe o crescimento de células cancerígenas, estimulando certas proteínas receptoras que regulam o crescimento das células.

Outros benefícios potenciais para a saúde

O leite de coco também pode:

  • Reduzir a inflamação: Estudos descobriram que o extrato de coco assim como, o óleo de coco reduziram a inflamação e o inchaço em animais machucados (17, 18, 19).
  • Diminuir o tamanho da úlcera de estômago: Em um estudo, o leite de coco reduziu o tamanho da úlcera estomacal em animais em 54%. Ou seja, um resultado comparável ao efeito de uma droga anti-úlcera (20).
  • Combater vírus e bactérias: Estudos em tubo de ensaio sugerem que o ácido láurico pode reduzir os níveis de vírus, assim como as bactérias que causam infecções. Isto inclui aqueles que residem em sua boca, por exemplo (21, 22 , 23).

Contra indicações e alergias

Os sintomas de uma alergia ao coco são semelhantes aos de outras alergias alimentares .

Uma pessoa pode experimentar:

  • Dor abdominal
  • Assim como náusea
  • Vômito
  • Diarreia
  • Além de comichão ou irritação da boca, garganta, olhos ou pele
  • Anafilaxia – uma reação grave, com risco de vida, que causa inchaço, chiado e por fim urticária.

Mas o consumo consciente e equilibrado só promove benefícios.

Afinal, o leite de coco é um ingrediente versátil e uma excelente alternativa ao leite. Como outros produtos de coco, pode proporcionar benefícios para a saúde.

Consumir quantidades moderadas de leite de coco pode reduzir o colesterol e promover a perda de peso.

Diferentes variedades de leite de coco, em caixas e latas, estão disponíveis em supermercados, lojas de produtos naturais. Além disso, você mesmo pode fazer o leite de coco.

Você pode também consumir sucos vegetais, associado ao consumo de leite de coco, para tem maiores benefícios.

Sucos vegetais associados ao consumo de leite de coco
Sucos vegetais associados ao consumo de leite de coco

Abraços e fique com Deus.

Dr. Juliano Pimentel

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Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

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