close
AlimentaçãoArtigos

Melhores Alimentos para Emagrecer e Beneficiar sua Saúde

Objetivo de Emagrecimento

Melhores alimentos para emagrecer e ter mais saúde.

Assim como existe uma lista de alimentos que engordam e prejudicam sua saúde, muitos outros alimentos podem beneficiar o emagrecimento assim como sua saúde.

Estar consciente destes alimentos, é o primeiro passo para manter uma alimentação adequada para o emagrecimento, e ao mesmo tempo beneficiar sua saúde.

Gostou do tema deste artigo?

Leia, comente e compartilhe.

Melhores alimentos para emagrecer e ter mais saúde

1 – Óleo de coco

Nem todas as gorduras são iguais.

O óleo de coco, por exemplo, é rico em ácidos graxos de comprimento médio, chamados de triglicerídeos de cadeia média (MCTs).

Óleo de Coco, um dos melhores alimentos para emagrecer
Óleo de Coco, um dos melhores alimentos para emagrecer

Estes ácidos graxos foram mostrados para aumentar a saciedade melhor do que outras gorduras. Além disso, ajudam a aumentar o número de calorias queimadas (1, 2).

Além disso, dois estudos,  um em mulheres e outro em homens, mostraram que o óleo de coco reduzia a quantidade de gordura da barriga (3, 4).

É claro que o óleo de coco ainda contém calorias, então adicioná-lo ao que você já está comendo é uma má ideia.

Não se trata de adicionar óleo de coco à sua dieta, mas de substituir algumas das suas outras gorduras de cozinha por óleo de coco (5).

2 – Nozes

Apesar de ser rico em gordura, as nozes não são tão engordantes como seria de esperar.

Eles são um excelente lanche. Claro que, contendo quantidades equilibradas de proteínas, fibras e gorduras saudáveis.

Além do mais, estudos mostraram que a ingestão de nozes pode melhorar a saúde metabólica e até mesmo promover a perda de peso (6, 7).

Além disso, estudos populacionais mostraram que pessoas que comem nozes tendem a ser mais saudáveis ​​e mais magras do que aquelas que não comem (8).

Apenas certifique-se de não exagerar, pois eles ainda são bastante ricos em calorias. Se você tende a comer em excesso e comer grandes quantidades de nozes, pode ser melhor evitá-las.

3 – Vinagre de maçã

O vinagre de maçã é incrivelmente popular na comunidade de saúde natural.

É frequentemente usado em condimentos como temperos ou vinagretes, e algumas pessoas até diluem em água e bebem.

Vários estudos baseados em humanos sugerem que o vinagre de maçã pode ser útil para a perda de peso .

Tomar vinagre ao mesmo tempo que uma refeição rica em carboidratos pode aumentar a sensação de saciedade. Além disso, pode fazer com que as pessoas comam 200 a 275 calorias a menos pelo resto do dia (9, 10).

Um estudo de 12 semanas em indivíduos obesos também mostrou que 15 ou 30 ml de vinagre por dia causaram perda de peso de 1,2 a 1,7 kg (11).

O vinagre também reduz os aumentos de açúcar no sangue após as refeições. O que pode ter vários efeitos benéficos para a saúde a longo prazo (12, 13).

4 – Abacates

Abacates são uma fruta única.

Enquanto a maioria das frutas é rica em carboidratos, os abacates são carregados com gorduras saudáveis.

Eles são particularmente ricos em ácido oleico monoinsaturado, o mesmo tipo de gordura encontrado no azeite de oliva.

Apesar de serem principalmente gordurosos, os abacates também contêm muita água e fibras. Tornando-os menos densos em energia do que você imagina. Ou seja, são os melhores alimentos para emagrecer.

Além disso, eles são um complemento perfeito para as saladas de vegetais. Pois estudos mostram que o conteúdo de gordura pode aumentar a absorção de antioxidantes nos carotenoides dos vegetais de 2,6 a 15 vezes (14).

Eles também contêm muitos nutrientes importantes, incluindo fibras e potássio.

5 – Feijão e Legumes

Alguns feijões e outras leguminosas podem ser benéficos para a perda de peso.

Isso inclui lentilhas, feijão e outros.

Estes alimentos tendem a ser ricos em proteínas e fibras, que são dois nutrientes que demonstraram levar à saciedade.

Eles também tendem a conter algum amido resistente.

O principal problema é que muitas pessoas têm dificuldades em tolerar leguminosas. Por esse motivo, é importante prepará-los adequadamente.

6 – Sopas

Como mencionado acima, refeições e dietas com baixa densidade de energia tendem a fazer com que as pessoas comam menos calorias.

A maioria dos alimentos com baixa densidade de energia são aqueles que contêm muita água, como vegetais e frutas. Por isso, são melhores alimentos para emagrecer.

Mas você também pode simplesmente adicionar água à sua comida, fazendo uma sopa.

Alguns estudos mostraram que comer exatamente a mesma comida que se transformou em sopa, em vez de comida sólida, faz com que as pessoas se sintam mais saciadas. Além disso, comem significativamente menos calorias (16, 17).

Apenas certifique-se de não adicionar muita gordura à sua sopa, como creme ou leite de coco, pois isso pode aumentar significativamente o seu conteúdo calórico.

7 – Atum

O atum é um dos melhores alimentos para emagrecer, já que possui baixa caloria e alta proteína.

É peixe magro, o que significa que é baixo em gordura.

Atum, um dos melhores alimentos para emagrecer
Atum, um dos melhores alimentos para emagrecer

O atum é popular entre os fisiculturistas e modelos de fitness que estão em um corte, pois é uma ótima maneira de aumentar a ingestão de proteínas, mantendo o total de calorias e gordura baixa.

Se você está tentando enfatizar a ingestão de proteínas, escolha atum enlatado em água, não em óleo.

Refeições para emagrecer

Além de comer os alimentos certos, é preciso fazer uma combinação correta dos alimentos, para então emagrecer e obter saúde.

Por isso, cada uma das suas refeições deve incluir uma fonte de proteína, uma fonte de gordura e vegetais com baixo teor de carboidratos.

Construir suas refeições dessa maneira automaticamente levará sua ingestão de carboidratos ao intervalo recomendado de 20 a 50 gramas por dia.

Fontes de Proteína

Carnes de frango, porco, cordeiro, entre outras. Peixes além de atum, você pode incluir salmão, truta e camarão.

Além de carnes e peixes, ovos são uma excelente fonte de proteína.

Legumes com baixo teor de carboidratos

A principais legumes de baixo carboidrato são brócolis, couve-flor, espinafre, tomates, couve, repolho, além de acelga, alface e pepino.

Fontes de gordura

Fontes de gordura saudável e que vão te ajudar a emagrecer são azeite de oliva, óleo de coco, óleo de abacate e por fim, manteiga.

Não tenha medo de comer gordura, pois tentar fazer tanto carboidratos como baixo teor de gordura ao mesmo tempo é uma receita para o fracasso. Isso fará você se sentir infeliz e abandonará o plano.

Bebidas

Assim como os alimentos ajudam a emagrecer e ter saúde, as bebidas também fazem parte dessa conta.

A água é um aliada para a perda de peso de várias maneiras. Para começar, beber água antes de uma refeição pode ajudar a garantir que você coma menos.

Além do mais, a água ajuda a explodir ainda mais gordura, porque é uma escolha de bebida muito melhor do que refrigerante diet ou suco de frutas, ambos os quais são cheios de adoçantes artificiais que podem embalar na gordura da barriga super rápido.

Além de água, os chás também tem grande benefícios no emagrecimento e manutenção da saúde.

Melhores alimentos para emagrecer
Melhores alimentos para emagrecer

Agora que você já sabe o que comer para emagrecer, confira o que você deve evitar!

Abraço e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : abacatealimentaçãoalimentos para emagrecerantioxidantesatumAtum e salmãoazeite de olivaBenefícios do Vinagre de Maçãcarboidratoscarnesdestaquedr. juliano pimentelfibrasmais saúdemetabolismonozesobesidadeóleo de cocoovoovosperda de pesoperder barrigaperder gorduraperder pesoreeducação alimentarsaúdesopasvinagre de maçã

The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta