close
ArtigosReceitas

Pudim de Chia – Receita de Pudim Low Carb e Vegano

pudim de chia

Receitas low Carb e vegana são sempre bem vindas, e o mesmo vale para essa receita de Pudim de chia. Confira!

Ingredientes:

1 xícara de leite de coco ou amêndoas caseiro,

2 colheres de sopa de eritritol OU xilitol

5 colheres de sopa de Chia OU 6 de linhaça 

1 colher de chá de extrato de baunilha

Você pode acrescentar aos ingredientes do pudim se desejar:

1 colher de sopa de pasta de amêndoas crocantes, ou

1 colher de sopa de cacau 100%

Modo de Preparo do Pudim de Chia: 

Misture todos os ingredientes e deixe descansar por aproximadamente 1 hora fora da geladeira. Depois desse tempo é hora da montagem. 

Para isso, faça camadas intercalando o pudim de Chia com geleia Low Carb da sua preferência. Além disso, pode intercalar também com frutas picadas e pasta de oleaginosas.

Para finalizar você pode soltar a imaginação e usar lascas de coco, frutas, xerém de castanhas, gotas de chocolate 80%. Ou seja, decore com da maneira que você achar melhor.

Essa e muitas outras receitas estão no Instagram da Carol, minha esposa.

Quer saber porque essa receita faz bem? Confira!

Benefícios da Chia

A semente de chia se classifica entre as principais fontes de proteína vegetal, ou seja, uma ótima opção para quem deseja aumentar a massa muscular, queimar a gordura e equilibrar os níveis de açúcar no sangue.

Além disso, possuem ação antioxidante para ajudar a substituir alguns nutrientes perdidos durante a prática de exercícios. São ainda, ricos em minerais essenciais como cálcio, fósforo, magnésio, manganês, bem como cobre, zinco, ferro e niacina.

Uma das características que tornam as sementes de chia tão únicas é que elas podem absorver até 10 vezes seu próprio peso na água. Sendo assim, elas podem prolongar a hidratação e melhorar a absorção de nutrientes.

Elas também são ricas em zinco, e ajudam o corpo a aumentar a leptina.

A leptina é um hormônio chave que regula o apetite, como seu corpo gasta energia e regula seus níveis de energia.

Pele E Envelhecimento

Pesquisadores do México descobriram que a semente de chia possuem alta concentração total de fenólicos naturais, ou seja, antioxidantes. A atividade antioxidante ajuda a interromper até 70% da atividade de radicais livres. (1)

Além disso, os antioxidantes aceleram os sistemas de reparação da pele e evitam mais danos. E ainda, pode prevenir o envelhecimento cutâneo prematuro devido a inflamação.

Saúde Digestiva

Além de tudo, ela é um alimento rico em fibras. Uma porção, por exemplo, pode fornecer a ingestão de fibra recomendada para o dia.

E por este motivo, pode ser um equilibrador de açúcar no sangue natural devido ao alto teor de fibras, bem como, gorduras saudáveis.

Sendo alta em fibras alimentares, ela beneficia a regularidade intestinal e fezes saudáveis.

O seu consumo aumenta a saciedade, pois essa semente absorve uma quantidade considerável de água e se expande imediatamente no estômago quando é ingerida.

Restringe a fome e suprime o apetite, o que também pode levar à perda de peso.

Saúde Do Coração

Ajuda a reverter a inflamação, regula o mau colesterol e diminui a pressão arterial. Ou seja, uma boa opção para melhorar a saúde do coração.

Além disso, ao reverter o estresse oxidativo, a pessoa se torna menos propensa a desenvolver aterosclerose.

Estudos mostram a possível eficácia para alergias, angina, aprimoramento do desempenho atlético, câncer, doença cardíaca coronária (cardiopatia coronária), ataque cardíaco, distúrbios hormonais / endócrinos, hiperlipidemia, hipertensão, acidente vascular cerebral e vasodilatação.

Algumas evidências também sugerem possíveis efeitos anticoagulantes, antioxidantes e antivirais, através do consumo dessa semente.

Diabetes

Por fim, a semente de chia é rica em ácido e ácido alfa-linolênico, que ajudam a prevenir distúrbios metabólicos.

A dislipidemia, ou seja, excesso de gordura no sangue e resistência à insulina, são dois fatores que contribuem para o desenvolvimento da diabetes (2).

A semente de chia impede completamente o aparecimento de dislipidemia e resistência à insulina.

Benefício baunilha

A baunilha é um ingrediente extremamente popular em muitas preparações culinárias diferentes em todo o mundo, e o cheiro de baunilha é inconfundível para a maioria das pessoas.

Este aroma é derivado das orquídeas do gênero Vanilla, que contém frutos com formato de vagens. Essas vagens podem variar em tamanho de 5 a 22 cm de comprimento e são consideradas de maior qualidade quando são maiores.

No entanto, estas vagens devem ser escolhidas a dedo precisamente no momento certo para garantir que as vagens de sementes não estalem e estejam devidamente maduras.

A colheita das vagens é um processo demorado. Mas, existe uma demanda global por baunilha em muitas formas diferentes, não apenas por seu uso na preparação de alimentos, mas também na cura natural.

Extrato, pó, vagens inteiras e açúcar de baunilha são as formas mais comuns que você vai encontrá-lo, e estes podem ser adicionados a inúmeros diferentes remédios e partes do corpo. Este ingrediente tem sido e continuará sendo um dos remédios mais confiáveis ​​na cura natural, bem como um dos sabores mais populares para o nosso paladar.

Reduz Inflamação

Durante séculos, a baunilha em numerosas formas tem sido usada para aliviar a inflamação em todo o corpo. Isto é, particularmente eficaz para a inflamação do fígado, que pode ocorrer por várias razões, especialmente se você for um bebedor pesado.

A vanilina é uma parte crucial dos efeitos benéficos desse remédio e pode ajudar a aliviar as condições de artrite, bem como, gota e outras condições inflamatórias .

Cuidado capilar

A baunilha é frequentemente incluída em produtos de higiene, bem como, beleza devido aos seus muitos efeitos no cabelo e na pele.

Se você sofre de pontas duplas frequentes ou perda de cabelo, aplicar  seu óleo essencial em um óleo transportador de algum tipo pode mensuravelmente fortalecer o cabelo e induzir o fluxo sanguíneo para o couro cabeludo, incentivando o crescimento e cabelo mais esteticamente agradável.

Previne a acne

Por fim, para pessoas que lutam regularmente com acne, muitas vezes pode parecer uma batalha perdida.

Felizmente, a natureza antibacteriana desta flor benéfica torna um poderoso aliado na batalha contra espinhas, pois pode eliminar a infecção subjacente e acelerar o processo de cicatrização da pele.

Pode até reduzir o aparecimento de cicatrizes de um ataque de acne particularmente ruim.

Para acompanhar o pudim de chia, consuma chá!

Pudim de chia com chá
Pudim de chia com chá

Abraço e fique com Deus.

Dr. Juliano Pimentel

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : alimentação low carbalimentos low carbBaunilhabenefícios da baunilhabenefícios da chiachiadiabetesdiabetes tipo 2dr. juliano pimentelGostosuras Low Carblow carbperda de pesopudim de chiareceitareceita low carbreceita low carb e veganareceita veganareceitassaúdesemente de chiaSementes de chiasistema imunológicoveganaveganasvitamina C

Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta