Selecione a página

Sangue nas fezes: o que pode ser? Como tratar?

Sangue nas fezes: o que pode ser? Como tratar?

É uma situação desesperadora perceber que está com sangue nas fezes. O primeiro pensamento sempre é o mais negativo possível, câncer!

Mas fique tranquilo, pois nem todo sangue nas fezes é sinal de câncer. E permaneça atento, pois nem todo sangue nas fezes é detectado a olho nu, ou seja, você só fica realmente sabendo do sangramento através de exames de fezes.

A seguir você vai entender tudo que envolve sangramento nas fezes.

Sangue nas fezes, o que pode ser?

Sangue nas fezes. | Juliano Pimentel.

Causas de Sangue nas fezes.

Sangue nas fezes significa que há sangramento em algum lugar do trato digestivo.

Às vezes, a quantidade de sangue é tão pequena que só pode ser detectada por um teste oculto nas fezes (que verifica se há sangue oculto nas fezes). Outras vezes, pode ser visível no papel higiênico ou no vaso sanitário após uma evacuação como sangue vermelho brilhante.

Fato é que o sangramento que acontece mais acima no trato digestivo pode fazer as fezes parecerem pretas e alcatroadas.

As possíveis causas de sangue nas fezes incluem:

Doença diverticular. Os divertículos são pequenas bolsas que se projetam da parede do cólon. Geralmente os divertículos não causam problemas, mas às vezes podem sangrar ou infeccionar.

Fissura anal. Um pequeno corte ou rasgo no tecido que reveste o ânus semelhante às rachaduras que ocorrem em lábios rachados ou um corte de papel, por exemplo. As fissuras geralmente são causadas pela passagem de fezes grandes e duras e podem ser dolorosas.

Colite. Aqui já é necessário mais atenção, pois a colite é a inflamação do cólon. Entre as causas mais comuns estão infecções ou doenças inflamatórias intestinais.

Angiodisplasia. Condição em que vasos sanguíneos frágeis e anormais levam ao sangramento.

Úlceras pépticas. Ou seja, uma ferida aberta no revestimento do estômago ou duodeno, a extremidade superior do intestino delgado. Muitas úlceras pépticas são causadas por infecção com uma bactéria chamada Helicobacter pylori (H. pylori). O uso prolongado ou altas doses de anti-inflamatórios como aspirina, ibuprofeno e naproxeno, por exemplo, também podem causar úlceras.

​​Pólipos ou câncer. Os pólipos são tumores benignos que podem crescer, sangrar e se tornar cancerosos. Geralmente causa sangramento que não é perceptível a olho nu.

Problemas esofágicos. As varizes do esôfago ou lágrimas no esôfago podem levar à perda de sangue grave.

O que fazer quando se tem sangue nas fezes?

Para início de conversa é preciso identificar o que causou o sangue nas fezes.

Caso você tenha identificado o sangue no papel ou vaso sanitário, por exemplo, a primeira atitude é procurar um médico de família, clínico geral ou um gastro para solicitar exames de fezes. A partir daí o profissional dá o suporte necessário.

Caso, o sangue nas fezes tenha sido identificado já no exame, o médico deve orientar a investigação para encontrar a causa do sangramento. Sendo assim, a primeira investigação será no sistema gastrointestinal.

É importante que você ajuste sua alimentação para evitar mais inflamação. Alimentos ricos em glúten e leite, por exemplo, causam e aumentam a inflamação no intestino, evitar esse tipo de alimento pode ajudar na melhora do sangramento.

De modo geral o médico examinará você e deverá providenciar alguns exames para investigar a causa. O médico escolherá o teste certo para você com base em sua idade, sintomas e histórico médico, os testes possíveis incluem:

Exame retal – seu médico ou enfermeiro olha e sente em torno de seu reto, canal anal e órgãos próximos, como a próstata e a bexiga, por exemplo.
Anoscopia – um procedimento em que seu médico usará uma câmera em um tubo para visualizar os últimos 5 cm do ânus, assim como o reto inferior.
Sigmoidoscopia – um procedimento em que seu médico usa uma câmera para verificar dentro do reto e a maior parte do intestino grosso inferior (‘cólon sigmóide’)
Colonoscopia – um médico usa uma câmera que fica dentro de um tubo para examinar todo o seu cólon.
Gastroscopia – um tubo é inserido pela boca para observar o esôfago, assim como o estômago e a primeira parte do intestino delgado

Alguns desses testes são feitos sob sedação e anestesia.

Como o sangue nas fezes é tratado?

O tratamento certo para sangue nas fezes depende do que está causando o problema.
Se for causada por hemorroidas ou fissura anal, por exemplo, o tratamento pode ser fazer mudanças no seu estilo de vida ou dieta. Às vezes, a cirurgia é necessária.

Se o sangramento for devido a uma hemorragia, por exemplo, se você tiver doença diverticular, você pode precisar de uma cirurgia de emergência.

Por fim, os pólipos podem ser removidos durante uma colonoscopia. Se você tem câncer de intestino pode precisar de um tratamento mais urgente e invasivo, como cirurgia, quimioterapia, radioterapia, assim como outros tratamentos.

Mais importante é que você não tenha medo de investigar e procurar a solução para essa condição.

Agora, se você quer evitar intercorrências como essa, já ajuste hoje sua alimentação e hábitos diários, afinal, eles vão contribuir demais com sua saúde de modo geral.

E como eu disse, a alimentação natural e saudável pode ajudar muito você. E para auxiliar na sua reeducação alimentar, eu trago uma novidade.

Eu convido você a adquirir o e-book da minha esposa, Carol Pimentel.

O livro digital contém mais de 70 receitas deliciosas e low carb, desenvolvido para quem deseja ter uma alimentação extremamente saudável focada em eliminar o sobrepeso, evitar problemas de saúde e reverter os danos causados pela má alimentação passada.

Neste livro você vai aprender as melhores receitas de doces e salgados, sem medo de engordar.

Receitas simples e fáceis de preparar, e o melhor de tudo: Super acessíveis!

Clique na imagem abaixo e adquira agora o seu livro digital.

Gostosuras Low Carb | Carol Pimentel

Adquira o livro digital Gostosuras Low Carb.

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

Anúncio

Sobre o autor

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *