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Spirulina e os 10 Incríveis Benefícios para a Saúde

Dr Juliano Pimentel

A spirulina é uma cianobactéria considerada um superalimento. Muitas pesquisas comprovam vários benefícios dela para a saúde. Existe em média mais de 1.200 artigos científicos avaliados por pares, sobre os efeitos dela para o organismo.

Cultivada em todo o mundo, ela é conhecida por seu sabor intenso, e perfil de nutrição ainda mais poderoso (1).

Neste artigo, eu explico quais são os 10 benefícios do consumo de spirulina.

Não deixe de ler e compartilhar.

Spirulina

Apesar de ainda ser considerada uma alga por algumas pessoas, a spirulina é uma bactéria no formato de espiral que é capaz de fazer fotossíntese, denominada cianobactéria.

Ela vive em colônias com aparência semelhante a algas, o que colaborou para a confusão que durou anos. As espécies que costumam ser vendidas em cápsulas são a Arthrospira maxima e Arthrospira platensis.

No Brasil, um local onde ocorrem as condições adequadas para a reprodução dessa bactéria, é o Pantanal.

É muito comum encontrar também atualmente, a denominação spirulina havaiana em alguns produtos.

A grande diferença entre a spirulina havaiana e a spirulina comum estaria na pureza do produto: a spirulina havaiana, cultivada na região de Kona, no Havaí, seria a de melhor qualidade.

Benefícios da Spirulina para a saúde

Os principais benefícios incluem:

  1. Rica em nutrientes

Ela é um organismo que cresce em água fresca e salgada.

Assim como as plantas, as cianobactérias podem produzir energia a partir da luz solar, através do processo chamado fotossíntese.

Uma dose diária padrão de spirulina é de 1-3 gramas, mas doses de até 10 gramas por dia têm sido utilizadas de forma eficaz.

É realmente surpreendente a sua composição nutricional

Uma única colher (7 gramas) de pó seco de spirulina contém (2):

  • Proteína: 4 gramas.
  • Vitamina B1 (Tiamina): 11% da recomendação diária.
  • Vitamina B2 (Riboflavina): 15% da recomendação diária.
  • Vitamina B3 (Niacina): 4% da recomendação diária.
  • Cobre: 21% da recomendação diária.
  • Ferro: 11% da recomendação diária.

Ela também contém magnésio, potássio e manganês, e pequenas quantidades de quase todos os outros nutrientes que precisamos (3, 4).

  1. Propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias

Danos oxidativos podem prejudicar nosso DNA e células.

Eles causam inflamação crônica, que contribui para o câncer e outras doenças (5).

Spirulina é uma fonte fantástica de antioxidantes, que protegem o organismo contra danos oxidativos.

O principal componente ativo é chamado ficocianina. Esta substância antioxidante também dá spirulina sua cor azul-verde.

A ficocianina pode combater os radicais livres e inibir a produção de moléculas de sinalização inflamatória, proporcionando efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios (6, 7, 8).

  1. Diminui os níveis de LDL e triglicerídeos

Ela pode diminuir o colesterol total, mau colesterol (LDL) e triglicerídeos, enquanto aumenta o bom colesterol ou HDL.

Em um estudo feito em 25 pessoas com diabetes tipo 2, 2 gramas por dia de spirulina melhoraram significativamente esses marcadores (9).

Outro estudo realizado em pessoas com colesterol elevado revelou que 1 grama de spirulina por dia reduziu os triglicerídeos em 16,3% e o LDL em 10,1% (10).

Vários outros estudos mostraram efeitos favoráveis, mas com doses mais altas de 4,5-8 gramas dessa cianobactéria por dia (11, 12).

  1. Protege o colesterol LDL 

Estruturas graxas no corpo são suscetíveis a danos oxidativos.

Isto é conhecido como peroxidação lipídica, que é conhecido por ser um condutor chave de muitas doenças graves (13).

Curiosamente, os antioxidantes em spirulina parecem ser particularmente eficazes na redução da peroxidação lipídica. Isto tem sido demonstrado várias vezes, tanto em estudos com humanos como em animais (16,18).

  1. Pode prevenir o câncer

Algae Powder
Spirulina pode ajudar a prevenir o câncer. Imagem: (Divulgação)

Algumas evidências sugerem que a spirulina pode ter propriedades anti-câncer (19).

Ela tem sido particularmente estudada no que se refere ao câncer de boca, e nos seus efeitos sobre a doença (21, 22).

  1. Pode reduzir a pressão arterial

A pressão alta é um importante fator de risco para várias doenças como: ataque cardíaco, derrames e doenças renais crônicas.

Uma dose de 4,5 gramas por dia pode reduzir a pressão arterial.

Uma molécula dessa cianobactéria ajuda os vasos sanguíneos a relaxar e dilatar (23).

  1. Melhora os sintomas da rinite alérgica

A rinite alérgica é caracterizada por inflamação nas vias aéreas nasais.

É desencadeada por alérgenos ambientais, tais como pólen e pelos de animais.

Ela é um tratamento alternativo popular para sintomas de rinite alérgica, e há evidências de que ele pode ser eficaz (24).

Em um estudo feito em 127 pessoas com rinite alérgica, 2 gramas por dia reduziram drasticamente os sintomas como descarga nasal, espirros, congestão nasal e prurido (25).

  1. Pode ajudar contra a anemia

Existem muitas formas diferentes de anemia.

A mais comum é caracterizado por uma redução na hemoglobina ou glóbulos vermelhos no sangue (26).

Em um estudo feito em 40 idosos com história de anemia, a suplementação com spirulina aumentou o teor de hemoglobina nos glóbulos vermelhos. A função imunológica também melhorou (27).

No entanto, este é apenas um estudo, e mais pesquisas são necessárias antes de quaisquer recomendações possam ser feitas.

  1. Melhora a força muscular

O dano oxidativo induzido pelo exercício é um dos principais contribuintes para a fadiga muscular.

Certos alimentos vegetais têm propriedades antioxidantes que podem ajudar os atletas e indivíduos fisicamente ativos a minimizar esse dano.

A espirulina parece ser benéfica, com alguns estudos mostrando melhora da força muscular e resistência.

Em dois estudos, a espirulina mostrou aumentar a resistência, aumentando significativamente o tempo que levou para que as pessoas fiquem fatigadas (28).

Outro estudo em atletas universitários descobriu que a suplementação de espirulina aumentou a força muscular.

  1. Controla o nível açúcar no sangue

Estudos feitos em animais demonstraram que a spirulina pode reduzir significativamente os níveis de açúcar no sangue (31).

Em um estudo feito em  25 pacientes com diabetes tipo 2, 2 gramas de spirulina levou a uma redução impressionante nos níveis de açúcar no sangue.

HbA1c, um marcador para os níveis de açúcar no sangue a longo prazo, diminuiu de 9% para 8%, o que é substancial.

Estudos estimam que uma redução de 1% neste marcador, pode reduzir o risco de morte relacionada à diabetes em 21% (34).

Possíveis Efeitos Secundários

É importante que você se certifique da qualidade e pureza da spirulina que você consome.

Como qualquer coisa que vem do mar, certifique-se de comprar um produto de qualidade, e livre de contaminação.

A spirulina contaminada pode causar os seguintes sintomas (35):

  • Lesão hepática;
  • Dor de estômago;
  • Náusea;
  • Vômito;
  • Fraqueza;
  • Sede;
  • Batimento cardíaco acelerado.

Além disso, algumas fontes sugerem que mulheres grávidas e crianças, não devem consumir algas.

Antes de começar qualquer suplementação, é essencial procurar orientação médica (36).

De maneira geral, quando o produto é de boa qualidade, a spirulina traz diversos benefícios para a sua saúde e pode fazer parte da sua alimentação de verdade.

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The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

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