close
Dores

Câncer de Próstata: Causas, Sintomas e Tratamentos

Você que é homem acima dos 40 anos: quando foi a última vez que foi ao urologista ou ao clinico geral? É essencial cuidar da saúde, e dar atenção à um assunto sério mas que incomoda alguns homens: a prevenção do câncer de próstata. 

Os sintomas desse tipo de câncer, geralmente surgem com a presença de algum tumor que bloqueia o trato urinário, que passa pela uretra ou pelo colo da bexiga.

Incentive outros homens como amigos, pais, filhos e conhecidos a também realizarem consultas médicas periódicas e preventivas.

Não deixe de ler e compartilhar!

Câncer de Próstata

Câncer de Próstata: Saiba o que é. Imagem: (Divulgação)

A próstata faz parte do sistema reprodutivo masculino, é uma glândula masculina, localizada em volta da uretra, acima da bexiga e em frente ao reto do homem.

O seu formato lembra uma pequena maçã. A próstata é a responsável pela produção do sêmen.

De acordo com pesquisas o câncer de próstata geralmente se desenvolve ao longo dos anos, e as células cancerígenas crescem lentamente. Poucos são os casos em que a doença avança em ritmo acelerado e se espalha para o restante do corpo.

Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de próstata é um dos cânceres que mais afetam os homens brasileiros. 

No Brasil esse câncer fica atrás somente do câncer de pele não-melanoma, o que causa grande preocupação entre os médicos especialistas.

O risco em desenvolver essa doença infelizmente aumenta com o passar dos anos, e o avanço da idade.

Sintomas

Em boa parte dos pacientes, o câncer de próstata não fica evidente nos estágios iniciais da doença. O que pode atrapalhar a percepção da doença estando no início dela (1,2,3,4,5).

Outro fator que precisa ser levado em consideração e como alerta para atenção redobrada é que os sintomas dessa doença pode variar de homem para homem.

Os sintomas geralmente só aparecem quando surge algum tumor que bloqueia o trato urinário que passa pela uretra ou pelo colo da bexiga.

Você pode observar alguns sintomas mais comuns e que causam bastante desconforto, mas que na realidade não são diagnósticos para confirmar o câncer de próstata.

Esses sintomas também podem surgir em homens que estão Hiperplasia Benigna da Próstata (HBP), ou seja, um aumento da próstata sem relação com tumores cancerígenos malignos, então fique atento e busque auxílio com especialistas da saúde masculina:

  • Dificuldades para urinar ou parar de urinar
  • Aumento na frequência da urina
  • Dor ao urinar
  • Diminuição no fluxo urinário (retenção de líquidos)
  • Sensação de inchaço na bexiga

De qualquer forma, não tire conclusões precipitadas, vá ao médico para realizar os exames necessários.

E mesmo que você não sinta nenhum desses sintomas, não se esqueça de sempre consultar o médico, a prevenção sempre é o melhor remédio.

No caso daqueles pacientes em que o câncer causa um bloqueio crônico, que é a longo prazo ou que está mais avançada, pode afetar a bexiga e deixá-la suscetível a doenças infecciosas no trato urinário que podem piorar o quadro médico.

Causas

Assim como no caso de outros tipos de cânceres, ainda não conseguiram determinar o que causa o surgimento da doença. Porém, alguns fatores podem ser influenciáveis para a doença. Como a genética e a exposição recorrente a agentes tóxicos ambientais, como no caso de produtos químicos ou radioativos.

No caso daqueles em que a célula cancerígena se instala, ocorre uma mutação genética, as células do câncer de próstata se dividem criando o tumor maligno.

Caso o tumor seja muito agressivo e não seja tratado inicialmente, pode ser que ele se torne uma metástase (ele se desenvolva e se espalhe para outros órgãos e áreas do seu corpo).

Fatores de Risco

Alguns fatores de risco sugerem maior atenção e prevenção através de consulta com o médico urologista, como:

  • Dieta
  • Hereditariedade
  • Localização geográfica
  • Idade
  • Homens com ascendência africana

Em geral essa doença se desenvolve em homens acima dos 65 anos, e raramente em homens mais jovens.

A questão da etnia também foi estudada, e constataram que homens com ascendência africana tinham mais propensão para o desenvolvimento do câncer de próstata.

Porém, isso não quer dizer que os homens que não façam parte dos fatores de risco acima, não possam desenvolver a doença. De acordo com estudos, existe a possibilidade de que a falta de vitamina D possa aumentar as chances da doença e do seu desenvolvimento.

A dieta também pode influenciar o surgimento do câncer, assim como de outras doenças. Existem estudos que afirmam que o consumo excessivo de produtos lácteos com alto teor de gordura e carne vermelha, porém, existe a necessidade de mais estudos.

Fatores de Risco para o Câncer de Próstata Agressivo

Alguns fatores podem ser decisivos para o desenvolvimento do câncer de próstata agressivo.

Entre elas estão:

  • Obesidade
  • Estilo de vida sedentário
  • Consumir altos níveis de cálcio
  • Fumaça

Mas poucos casos podem ser considerados como câncer agressivo.

Prevenção

Os homens precisam adquirir o hábito de cuidar da saúde regularmente assim como as mulheres, a prevenção sempre será o melhor remédio. Pense também na sua alimentação, ela contribui para a prevenção de muitas doenças no futuro e agora.

Estudos apontam que a alimentação também é essencial para prevenir o câncer de próstata.

Dicas Para Prevenir o Câncer

Câncer de Próstata: Alimentos para prevenir
Câncer de Próstata: Alimentos para prevenir. Imagem: (Divulgação)

1-Alimentos Antioxidantes

Tomates e melancias são ricos em licopeno, poderosos antioxidantes. Estudos afirmam que os homens que consomem alimentos ricos nesse antioxidante, têm menos chances de desenvolverem câncer de próstata.

Alguns deles são: a goiaba, limão, laranja, pimentão, brócolis, amêndoas, couve, chocolate amargo (mínino 70% cacau), ameixa preta, alcaparra, alho-poró, ovos.

2-Nutrientes e vitaminas

Eles também podem evitar o desenvolvimento do câncer. Os seus agentes impedem que as substâncias cancerígenas se desenvolvam.

Vitamina K por exemplo, é recomendada para prevenir o câncer de próstata e outras doenças. Essa vitamina você encontra em: ovos, cenoura, couve e outros crucíferos e na semente de mostarda, por exemplo.

Diversifique as cores dos alimentos que você consome, aproveite as variedades de legumes, verduras e sementes.

3- Ômega-3

Alimentos ricos em ômega-3 podem ajudar a retardar o desenvolvimento da doença e na prevenção. Entre esses alimentos estão: sardinha, cavala, atum, truta e o salmão, entre outros.

4-Isoflavona e chá verde

Estudos mostram que o nutriente isoflavona pode auxiliar na prevenção desse câncer, assim como o consumo do chá verde.

Você pode encontrar a isoflavona na lentilha, no grão-de-bico e no broto de alfafa.

5-Café

O café pode auxiliar na prevenção da doença, porém, é preciso tomar com moderação devido a reação á cafeína.

6-Gordura Natural

Evite o consumo de alimentos industrializados como margarina e produtos lácteos, e consuma aqueles que são naturais e vegetais como as gorduras de azeite, nozes, peixe e sementes.

7-Evite o Cozimento em Excesso

Se você opta em comer carnes, evite o cozimento em excesso para evitar o surgimento de substâncias cancerígenas na carne.

8-Não Fume

O tabaco e os agentes químicos utilizados no cigarro podem aumentar as chances do câncer de próstata, além de outras doenças tão sérias quanto essa.

Tratamentos

Quanto mais cedo o câncer for diagnosticado mais rápido será determinado a forma de tratamento para o seu caso. Isso evita que ela se desenvolva mais e se espalhe para outras áreas.

Ele é diagnosticado através de biópsia de tecido; alguns estudos iniciais podem incluir exames retais, ultra-som ou o uso do Antígeno Prostático Específico (PSA) que consiste em um exame para diagnóstico específico da doença (6).

O tratamento vai depender do grau da doença, pode ser através de radioterapia, terapia hormonal, quimioterapia, entre outros.

De qualquer forma, não deixe de visitar o médico.

E falando novamente sobre a saúde do homem: a prevenção é a melhor escolha.

Busque também mudar os seus hábitos de vida e alimentação.

Mas além disso tudo, é necessário mudar alguns hábitos alimentares, se você quiser mesmo ser mais saudável e prevenir o surgimento de doenças como o câncer.

E pensando em ajudar pessoas como você, que desejam transformar a saúde através da alimentação, é que eu desenvolvi um e-book para ajudar você a fazer essa transformação.

Ele possui todas as informações que você precisa e um guia passo a passo para implementar na sua vida.

Com acesso aos Bônus Exclusivos!!

Quer saber como conseguir? Então clique na imagem abaixo e adquira agora o meu livro digital:

VIVA MELHOR SEM GLÚTEN V2.0

Ebook Viva Sem Glúten, Dr. Juliano Pimentel

Abraços e fique com Deus!!

Dr. Juliano Pimentel

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : alcaparraalimentaçãoAlimentos ricos em ômega-3Antígeno Prostático Específicocâncer de pele não-melanomacâncer de próstatadoençadoenças infecciosasdr. juliano pimentele-bookexames retaisgoiabagrão-de-bicoHBPhomenshomens brasileirosINCAlicopenomédico urologistames dos paismetástasepróstataquimioterapiaRevolução da Saúdesardinhasêmensintomassistema reprodutivo masculinotomatestumores cancerígenos malignos

The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta