close
Dores

Hiperplasia Benigna da Próstata: Causas, Sintomas e Tratamentos

Hiperplasia benigna da próstata (HBP) como o próprio nome diz, é o aumento benigno da próstata.

É perfeitamente normal que a próstata de um homem cresça ao longo de sua vida adulta.

Para alguns homens, isso não causa sintomas sérios, mas para outros, esse problema pode levar afetar não apenas a saúde da próstata, mas sua qualidade de vida.

Ela afeta um em cada cinco homens entre 50 e 60 anos, e é ainda mais comum em homens mais velhos. Os sintomas certamente podem ser incômodos, e podem até causar problemas na sua vida pessoal ou no trabalho devido aos seus sintomas.

Mas há mudanças de estilo de vida e dieta que podem fazer a diferença quando se trata de uma
próstata com hiperplasia. (1)

Nesse artigo apresentarei os principais sintomas, as causas e o tratamento da Hiperplasia
benigna da próstata.

Não deixe de ler e compartilhar!

Hiperplasia Benigna da Próstata: Causas

É perfeitamente normal que a próstata cresça durante a puberdade, até que seja do tamanho de uma noz. No entanto, por volta dos 25 anos, a próstata começa a crescer mais lentamente novamente.

Vale lembrar que o crescimento da próstata não é o mesmo para cada homem. Ou seja, para alguns, cresce muito mais do que em outros.

Além do mais, as mudanças que ocorrem com os hormônios sexuais masculinos como parte do processo de envelhecimento, parecem desempenhar um papel no alargamento da próstata.

Os andrógenos, como a testosterona, afetam o crescimento da próstata. Isso porque a próstata converte a testosterona em di-hidrotestosterona (DHT), outro andrógeno poderoso e DHT estimula o crescimento celular no tecido que alinha a glândula prostática.

Aliás, esta é a principal causa de uma Hiperplasia benigna da próstata, e comumente ocorre entre a
puberdade e o início da vida adulta.

Além disso, o estrogênio presente nos homens também pode desempenhar um papel na ampliação da próstata.

É que à medida que os homens envelhecem e os níveis de testosterona diminuem, a proporção de estrogênio aumenta e pode desencadear o crescimento da próstata.

Sintomas da Hiperplasia Benigna da Próstata

Quando a próstata cresce, ela é empurrada contra a bexiga e o trato urinário. Isso pode levar a problemas, tais como:

– Necessidade de urinar frequentemente, especialmente à noite
– Dificuldades para segurar a urina
– Dificuldade para urinar (apesar da urgência de urinar)
– Fluxo de urina mais, fraco e leva mais tempo para terminar de urinar- Pingando e vazando após urinar
– Sentir que a bexiga não está vazia após de urinar

Hiperplasia Benigna da Próstata: Sintomas

Vale lembrar que não há sempre uma relação direta entre o tamanho da próstata e os sintomas. Afinal, homens com próstatas muito ampliadas podem não sentir sintomas, enquanto outros que não possuem próstatas muito ampliadas podem ter muitos problemas.

Cerca de um terço dos homens com próstata alargada tem sintomas de retenção urinária aguda que podem interferir com sua qualidade de vida. Os sintomas incluem sensação de estufamento, como vontade de urinar frequente, especialmente à noite, não conseguir segurar a urina, fluxo inconstante e dificuldades para urinar.

Para alguns homens, os sintomas diminuem ao longo do tempo, enquanto que para outros eles permanecem iguais ou se deterioram ao longo do tempo, o que pode exigir tratamento cirúrgico.

Porém, ocasionalmente, homens com próstata alargada podem de repente ter dificuldade em urinar, ou não podem urinar.

Esta é, inclusive, uma condição chamada retenção urinária aguda, e requer atenção médica imediata para aliviar o desconforto grave (1).

Tratamento da Hiperplasia Benigna da Próstata

O tratamento da Hiperplasia benigna da próstata depende da gravidade dos sintomas e do risco de complicações, como a retenção urinária, por exemplo.

A maioria dos homens com esse problema, apresentam sintomas de passageiros a moderados, e eles são capazes de lidar com eles sem depender de tratamento sérios, como medicação controlada.

Hiperplasia Benigna da Próstata: Evite a Obesidade

Mas, em outros casos, os sintomas podem ser extremamente incômodos ou até dolorosos, e podem piorar ao longo do tempo, portanto, um plano de tratamento necessário.

Por isso, se os sintomas de uma Hiperplasia benigna da próstata persistem ou estão piorando ao longo do tempo, as principais opções de tratamento natural incluem:

1. Mudanças de estilo de vida e dieta

Certas mudanças de estilo de vida podem ajudar a aliviar os sintomas de uma HBP. Para aqueles que desejam esperar antes de escolher a terapia de drogas ou cirurgia, tentar estas recomendações pode ser benéfico:

– Limite ou evite álcool e cafeína
– Limite o consumo de líquidos à noite, por exemplo
– Tente urinar pelo menos uma vez a cada três horas
– Faça atividade física
– Mantenha um peso saudável
– Por fim, aumente a ingestão de gorduras saudáveis ​​(como alimentos ricos em ômega-3)

2. Treinamento de piso pélvico

O treinamento do piso pélvico, também conhecido como exercícios de kegel, pode ajudar os homens a fortalecer os músculos do diafragma pélvico, melhorando assim, a perda de urina involuntária ou anormal para homens com próstata aumentada.

Realizando esses exercícios, que envolvem a contratação e depois a liberação do músculo, ajudam a suportar a bexiga e fecham o esfíncter. Pode ser difícil localizar esse músculo, por isso, tente praticar enquanto urina.

Então, quando estiver urinando, contraia o músculo, deixando a urina diminuir até parar a micção por 20 segundos. Em geral, recomenda-se que os homens treinem treino pélvico três a cinco vezes por dia (2).

3. Suplementos de ervas

As seguintes ervas também podem ajudar com HBP.

Serenoa repens

Ela tem sido amplamente utilizado como remédio terapêutico para a disfunção urinária devido à HBP.

Pesquisas mostram que  a Serenoa repens ajuda a melhorar a disfunção urinária, bem como, a diminuir os sintomas da bexiga hiperativa em pacientes com HBP.

Além disso, também é conhecida por ser um meio seguro de tratamento, mesmo com a ingestão de longo prazo (3).

Urtiga

Um estudo realizado no Japão descobriu que a urtiga possui constituintes hidrofóbicos, como os esteroides, que podem inibir a atividade do tecido da membrana da próstata, que pode posteriormente suprimir o metabolismo e o crescimento das células da próstata (4).

Óleo de semente de abóbora

Pesquisas publicadas em um site de Pesquisa e Prática em Nutrição, descobriram que o óleo de sementes de abóbora conseguiu reduzir os sintomas de uma próstata aumentada em três meses.

Ou seja, a taxa de fluxo urinário máximo foi gradualmente melhorada significativamente após seis meses (5). No entanto, os homens com HBP devem conversar com seus médicos antes de tomar medicamentos de venda livre, como descongestionantes e anti-histamínicos.

Afinal, esses medicamentos, que geralmente são tomadas para resfriados e alergias, podem piorar os sintomas urinários, evitando que os músculos da próstata e da bexiga relaxem, e permitam que a urina flua livremente (6).

Além disso, os diuréticos, que aumentam a micção, também podem piorar os sintomas de HBP, de modo que os homens que tomam esse remédios, devem falar com seus profissionais de saúde sobre alternativas.

Por isso, visitar o médico é essencial, mesmo que você não sinta os sintomas.

Os homens costumam cuidar preventivamente da saúde, muito menos que as mulheres. Isso é um erro, a prevenção de doenças aliada a um estilo de vida saudável e alimentação de verdade, é a melhor forma de cuidar do seu futuro agora!

Cuide-se!

Aqui no meu site você encontra muitas dicas de alimentação e qualidade de vida.

Abraços e fique com Deus!
Dr. Juliano Pimentel

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : AURcausasdr. juliano pimentelestilo de vidaHBPHiperplasia benigna da próstathomenspróstataretenção urinária agudasintomastratamento da Hiperplasia benigna da próstata

Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta