close
Dores

Infecção Sinusal: Sintomas e Tratamentos Naturais

A infecção sinusal, ou sinusite, é uma inflamação, ou inchaço, do tecido que reveste os seios da face que leva a uma infecção. Pode resultar em acúmulo de muco e dor. Quem já sofreu com uma infecção sinusal sabe o quão desagradável o problema pode ser – muito pior do que um nariz entupido (1, 2).

Enquanto antibióticos para sinusite são um tratamento muito comum, a maioria das infecções sinusais são realmente o resultado de resfriados ou vírus. O problema melhora à medida que sua congestão nasal melhora (3).

Felizmente, há uma série de maneiras naturais para tratar uma infecção sinusal, incluindo os alimentos que você come (e não come).

Neste artigo, eu irei explicar os sintomas e tratamentos naturais da sinusite.

Não deixe de ler e compartilhar.

O que é uma Infecção Sinusal?

Os seios, ou cavidades sinusais, são espaços ocos por onde o ar flui através dos ossos que cercam o nariz. Uma sinusite sinusite ocorre quando suas cavidades nasais se tornam inchadas e inflamadas. Normalmente, seus seios estão cheios de ar. Quando os seios se tornam bloqueados e cheios de líquido, germes (bactérias, vírus e fungos) podem crescer e causar uma infecção.

Quanto tempo demoram as infecções sinusais? Bem, isso depende de que tipo de infecção sinusal você tem. Sinusite aguda pode durar mais de duas semanas, mesmo com tratamento adequado. Se a sua infecção sinusal dura mais de 10 a 14 dias, então você está mais propensos a ter sinusite bacteriana. Sinusite crônica dura muito mais tempo – pelo menos 12 semanas! Sinusite crônica com pólipos é uma inflamação dos seios que dura 12 semanas ou mais e está associada a ter pólipos nasais. Outras formas de sinusite crônica estão associadas a alergias ou um septo desviado e também duram 12 semanas ou mais.

A infecção sinusal é contagiosa? A resposta a essa pergunta: depende do que causou a sinusite em primeiro lugar. Se um vírus causa a sua infecção sinusal, então você pode espalhar esse vírus. Isso significa que uma pessoa que pega sua doença (o vírus), em seguida, provavelmente pode ter um resfriado, que poderá se transformar em uma infecção sinusal ou não.

As bactérias também podem causar uma infecção sinusal. Isso significa que sua infecção não pode ser transmitida para outras pessoas. No entanto, uma infecção sinusal bacteriana é tipicamente mais intensa e dura mais tempo do que uma infecção sinusal viral (4).

Como você pode saber que tipo de infecção sinusal você tem? Seu médico não será capaz de dizer se sua infecção sinusal é bacteriana ou viral com base em sintomas. A melhor maneira de dizer a raiz de uma infecção sinusal é a duração dos sintomas. Se é uma infecção sinusal viral, ela deve começar a melhorar após cinco a sete dias. Por outro lado, uma infecção bacteriana geralmente dura de sete a 10 dias ou até mais e a infecção pode piorar após sete dias (5).

Sintomas da infecção sinusal

Muitos sintomas de infecção do seio são comuns a ambos os casos agudos e crônicos de sinusite.

Os sintomas comuns de uma infecção sinusal incluem (6):

    • Nariz escorrendo um líquido grosso e amarelo;
    • Nariz entupido;
    • Congestionamento;
    • Gotejamento pós-nasal;
    • Dor em torno de seu rosto e olhos;
    • Dor de cabeça (geralmente na área da testa e muitas vezes referida como uma “dor de cabeça sinusal”);
  • Um resfriado que não desaparece ou fica ainda pior;
  • Fadiga;
  • Tosse;
  • Febre.

Como desentupir Nariz em 5 Segundos:

É importante notar que todos esses sintomas podem ocorrer com o resfriado comum. É quando esses sintomas continuam por mais de 10 dias, que você pode ter uma infecção sinusal.

Com sinusite crônica, você continua a ter esses sintomas por 12 semanas ou mais e você também pode experimentar outros fatores (7):

  • Sensação de congestão em seu rosto;
  • Pus na cavidade nasal;
  • Mau hálito;
  • Dor de dente;
  • Fadiga crônica.

Fique atento aos sintomas e procure orientação médica.

Causas e fatores de risco da infecção sinusal

Qualquer situação de saúde que bloqueia os canais de drenagem vital de seus seios da face pode causar uma infecção sinusal, incluindo (8):

  • Infecções respiratórias como o resfriado comum;
  • Alergias como fumaça de cigarro, ar seco e poluentes;
  • Obstruções nas cavidades nasais ou dos seios, incluindo pólipos nasais, septo desviado ou esporão ósseo nasal;
  • Rinite não alérgica;
  • Mudanças na pressão do ar (por exemplo, ao nadar ou subir altitudes elevadas);
  • Infecções resultantes de problemas dentários;
  • Lesão física nos seios paranasais;
  • Bactérias, vírus e fungos.

As cinco bactérias mais comuns que podem causar infecções sinusais são: Streptococcus pneumoniae, Haemophilus influenzae, Moraxella catarrhalis, Staphylococcus aureus e Streptococcus pyogenes.

Fatores de risco para infecções sinusais incluem (9):

  • Asma;
  • Uso excessivo de descongestionantes nasais;
  • Natação frequente ou mergulho;
  • Escalar ou voar para grandes altitudes;
  • Pólipos nasais (pequenos crescimentos / inchaços na passagem nasal), esporão ósseo nasal ou outras anormalidades como um septo desviado ou fissura palatina;
  • Infecção dentária;
  • Exposição à poluição do ar e ao fumo do cigarro;
  • Gravidez;
  • Doença de refluxo gastroesofágico.

Tratamento Convencional

Para uma infecção sinusal, muitos médicos irão recomendar antibióticos se seus sintomas continuam por mais de 10 dias ou se a infecção sinusal é considerada bacteriana. Se a sua infecção sinusal tem uma origem viral, então não requer tratamento com antibiótico.

Muitos médicos também recomendam corticosteróides nasais, descongestionantes, analgésicos, redutores de febre, anti-histamínicos, mucolíticos e outras drogas. É importante ler os efeitos colaterais de qualquer medicamento.

Tratamentos naturais para infecções sinusais

  1. Alimentos e Bebidas Principais para Infecções Sinusais

Água – hidratação adequada é a chave para liberar o vírus do seu sistema. Tente beber pelo menos 2 litros de água por dia.

Gengibre – Faça um chá de gengibre para ajudar na recuperação.

Alho e cebola – Ambos ajudam a aumentar a função imunológica.

Alimentos ricos em vitamina C – Consumir alimentos ricos em vitamina C pode aumentar o sistema imunológico e acelerar a recuperação da sinusite.

  1.  Alimentos e bebidas que você deve evitar

Açúcar – Diminui glóbulos brancos que ajudam a combater a infecção.

Produtos lácteos – leite e outros produtos lácteos são produtores de muco, por isso é melhor evitá-los.

Farinha refinada e grãos – Todos os grãos refinados podem causar mais produção de muco.

Sal – Sem ingestão de água adequada, o sal pode ser desidratante e prejudicar o tratamento da inflamação dos seios.

  1. Vitamina C

A vitamina C é essencial para o bom funcionamento do sistema imunológico, que é o sistema que protege o seu corpo contra infecções. Como um antioxidante, a vitamina C também ajuda a proteger nossas células contra os danos dos radicais livres. Radicais livres são encontrados em coisas que podem comumente contribuir para o desenvolvimento de infecções sinusais, como poluição do ar e fumaça de cigarro (10).

Precauções com a infecção sinusal

Se os seus sintomas de infecção sinusal pioram ou você não vê melhora após 10 a 14 dias, então você deve consultar o seu médico.

Infelizmente, infecções sinusais são bastante comuns nos dias de hoje.

Lembre-se que os antibióticos são absolutamente desnecessários quando se trata de infecções sinusais virais ( ea maioria são causados ​​por um vírus). Tomar antibióticos pode fazer muito mais mal do que bem para o seu corpo, especialmente se você tomá-los sem necessidade e de maneira errada.

A maioria das infecções sinusais respondem bem ao tratamento de sinusite natural. Por isso, faça mudanças na sua alimentação e procure orientação médica.

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

BAIXE AGORA O MEU GUIA COM OS
10 MELHORES CHÁS PARA EMAGRECER!
O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : destaquedr. juliano pimentelinfecção sinusalsaúdesinusite

Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

1 Comentário

  1. Tenho sinusite crônica desde crianca. Já fiz vários tratamentos, porém o que me ajudou muito foi quando parei de comer carne vermelha.

Enviar Resposta