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Dores

Retenção de líquidos: Saiba Como Prevenir

Dr Juliano Pimentel

O excesso de fluídos acumulados no organismo provocam a retenção de líquidos. O problema é causado por diversas razões, muitas das quais não são graves. Pode causar inchaço nas mãos, pés, tornozelos, pernas e na barriga.

Ela é muito comum em mulheres durante a gestação ou antes do período menstrual. Também afeta pessoas sedentárias ou fisicamente inativas.

Mas, o perigo mora no fato de que a retenção de líquidos também pode ser sintoma de condições de saúde grave, como doença renal ou insuficiência cardíaca. Por isso, se você observa uma retenção de líquido repentinamente, é hora de procurar um médico.

Neste artigo apresentarei dicas para você evitar a retenção de líquidos e garantir o bom funcionamento do organismo.  

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Retenção de líquidos e as Causas

Todos os fluidos corporais, inclusive o sangue, são compartimentalizados de acordo com sua função. Desequilíbrios nesses mecanismos, tais como variações de pressão sanguínea regional, quantidade de proteínas no sangue, quantidade de sais disponíveis no corpo, sedentarismo, entre outros fatores, podem favorecer a retenção de líquido.

Na maioria das vezes, porém, os pequenos inchaços têm causa local, como a circulação regional insuficiente. Outras causas para o surgimento da retenção de líquidos, são:

– Aumento no consumo de sal;

– Sedentarismo;

– Sobrepeso e obesidade;

– Tabagismo;

– Alimentação inadequada;

– Bebidas alcóolicas;

– Períodos de grande variação hormonal;

– Problemas renais, cardíacos ou hepáticos;

– Problemas na tireoide;

 – Remédios, como alguns anti-hipertensivos, que podem alterar a permeabilidade dos vasos sanguíneos;

– Reações inflamatórias, como as que ocorrem em reações alérgicas, que alteram a capacidade dos vasos de manter-se competentes contra o extravasamento líquido.

A retenção de líquidos aparece no organismo seguida de alguns sintomas, que podem ajudar a identificar o problema o quanto antes e assim facilitar na solução. Confira os principais sintomas:

– Inchaço e esticamento da pele que ganha um aspecto brilhante;

– Quando a área inchada é pressionada, é possível observar uma covinha que se forma por alguns minutos;

– Muitas vezes aparece a celulite na parte de trás das coxas;

– Dificuldades para respirar;

– Abdômen inchado;

– Inchaço no rosto, e formação de bolsas sob os olhos;

– Mãos e dedos inchados;

– Raramente existe um acúmulo de fluido nos braços;

Ganho de peso.

Fique atento aos sintomas e procure orientação médica.

Tratamentos

Após analisar os sintomas e as causas prováveis para a retenção de líquidos em seu organismo, é preciso tomar algumas medidas básicas e torná-las hábitos comuns, como:

– Ingerir cerca de 2 litros de água por dia, para contribuir para o bom funcionamento dos rins;

– Ingerir sucos e alimentos ricos em água, como melancia, nabo, rabanete, couve-flor, melão, abacaxi, dentre outros;

– Fazer exercício físico regular, de pelo menos 30 minutos por dia;

– Evitar ficar muito tempo de pé, sentado ou com as pernas cruzadas;

– Elevar as pernas no final do dia.

Outros tratamentos para evitar a retenção de líquidos é realizar mudanças alimentares, tais como:

1- Coma menos sal

O sal é feito de sódio e cloreto. O sódio liga-se à água no corpo e ajuda a manter o equilíbrio dos fluidos dentro e fora das células.

Se você costuma comer refeições ricas em sal, como muitos alimentos processados, seu corpo pode reter água. Estes alimentos são realmente a maior fonte dietética de sódio.

Vários estudos descobriram que o aumento da ingestão de sódio leva a uma maior retenção de fluidos dentro do corpo (1).

2- Coma mais magnésio

O magnésio é um mineral muito importante. Na verdade, ele está envolvido em mais de 300 reações enzimáticas que mantêm o nosso corpo funcionando.

Além disso, aumentar sua ingestão de magnésio é fundamental para reduzir a retenção de líquidos.

Um estudo descobriu que ingerir 200 mg de magnésio por dia, reduziu a retenção de água em mulheres com sintomas pré-menstruais (2).

Boas fontes de magnésio incluem nozes, chocolate amargo e vegetais verdes.

3- Coma mais vitamina B6

Vitamina B6 é um grupo de várias vitaminas relacionadas.

Eles são importantes para a formação de glóbulos vermelhos, e também servem para muitas outras funções do corpo. Inclusive ajudam a reduzir a retenção de água em mulheres com síndrome pré-menstrual (3).

Alimentos ricos em vitamina B6 incluem bananas, nozes e carne.

4- Coma mais potássio

O potássio é um mineral que serve para várias funções importantes do organismo.

Por exemplo, ele ajuda a enviar os sinais elétricos que mantêm o corpo funcionando. Também pode beneficiar a saúde do coração (4).

O potássio parece ajudar a reduzir a retenção de água de duas maneiras, diminuindo os níveis de sódio e aumentando a produção de urina (5).

Bananas, abacates e tomates são exemplos de alimentos são ricos em potássio.

5- Evite refrigerante

A quantidade de sódio presente nos refrigerantes, mesmo na versão sem açúcar, contribui diretamente para a retenção de líquidos no corpo. Dessa maneira, evite ao máximo o consumo de refrigerante e substitua o hábito por sucos, imediatamente.

6- Evite carboidratos refinados

Comer carboidratos refinados leva a picos rápidos nos níveis de açúcar no sangue e insulina. Altos níveis de insulina levam o corpo a reter mais sódio ao aumentar a reabsorção de sódio nos rins (6).

Isso causa um volume maior de líquido retido no corpo.

Exemplos de carboidratos refinados incluem açúcares processados e grãos, como açúcar branco e farinha.

Seguir essas dicas pode ajudar a melhorar os sintomas de retenção de líquidos. Os sucos detox também aumentam sua ingestão de nutrientes e água. Experimente consumi-los em jejum pela manhã.

Porém, se os sintomas persistirem, procure o seu médico para que ele indique o melhor tratamento a ser seguido.

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

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The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

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