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Dores

Rugas: Como Prevenir?

Dr Juliano Pimentel

A perda de elasticidade e firmeza, a condição da pele em seu rosto pode indicar muito sobre a sua saúde. As rugas surgem por diversos fatores, seja a idade ou pela fragilidade dos ossos do rosto.

Um estudo recente sobre rugas faciais mostrou que a pele é uma indicação direta da saúde dos ossos. Ou seja, a má saúde dos ossos, reflete na má saúde da pele e contribui para o surgimento de rugas (1).

Neste artigo apresentarei sugestões de prevenção das rugas para garantir boa saúde da pele, o que deve ser iniciado o quanto antes.

Não deixe de ler e compartilhar.

Rugas

As rugas fazem parte do processo natural de envelhecimento humano.

Com a idade as células do rosto se dividem mais devagar e com isso a camada interna da pele, conhecida como derme, começar a afinar.

Com isso a elasticidade natural da pele vai diminuindo assim como a capacidade da pele de reter a umidade, oleosidade natural da pele e se torna mais lento para se recuperar.

O que contribui para o processo de envelhecimento natural.

Como o surgimento de rugas está relacionado a diversos fatores, dentre os quais a saúde dos ossos, há diversas maneiras de prevenir as rugas e que são fáceis de seguir, em vez de realizar tratamento caros e com risco de efeitos colaterais.

Mas não se esqueça que a sua saúde interna e externa depende e muito da sua alimentação, e dos hábitos de vida.

Confira a seguir maneiras eficientes e saudáveis (2):

1- Cuidados com o Rosto

Antes de qualquer coisa, é imprescindível tomar alguns cuidados com o rosto para evitar o aparecimento de rugas.

É importante lavar o rosto no máximo duas vezes ao dia. Mais do que isso você perderá a oleosidade e hidratação natural da pele.

Não lave o rosto com sabão que possui desodorante, escolha sabões neutros e ricos em hidratantes. Após a pele estar bem seca, utilize sempre um hidratante a base de água.

2- Use filtro Solar

Mesmo em dias nublados, é importante utilizar filtro solar.

Sem a proteção adequada, os raios ultravioleta penetram na pele e aceleram a degradação das fibras de colágeno e elastina, responsáveis pela elasticidade e sustentação da pele.

O resultado de toda essa ação que acontece no rosto é o famoso fotoenvelhecimento, que aparece sob a forma de rugas, linhas de expressão, manchas, perda de textura e firmeza da pele (3).

3- Retire a Maquiagem para Dormir

Remova toda a maquiagem antes de dormir. Dormir maquiada é um hábito que envelhece muito a pele.

Ao se maquiar, evite exagerar aplicando muito produto no rosto, pois isso deixaria as rugas ainda mais em evidência.

4- Evite bebidas Alcoólicas e Cigarro

O consumo de bebidas alcoólicas não apresenta nenhum benefício a saúde, muito menos para a pele.

Evite ingerir bebidas alcoólicas até quatro horas antes de dormir, visto que o álcool favorece a saída de líquidos dos capilares para a pele e essa saída é maior enquanto se está deitado (4).

Também é importante não fumar. Fumar é um dos hábitos que mais causa rugas. Especialmente ao redor da boca. Além de deixar os dentes amarelados.

Ele faz com que surja a desaceleração do colágeno, abrindo caminho para as rugas.

5- Dieta Alimentar

Inclua no cardápio frutas, verduras e legumes que contenham vitamina C (laranja, morango, brócolis, ervilha, manga, mamão), betacaroteno (abóbora, agrião, cenoura, couve, espinafre, manga), e licopeno (tomate, goiaba, melancia, uva).

Os antioxidantes presentes nesses alimentos evitam o envelhecimento precoce da pele (5).

Além disso, evite ou diminua o consumo de açúcar e alimentos processados e adote uma dieta desintoxicante, como os sucos detox por exemplo.

Açúcar e glúten contribuem para o envelhecimento da pele e, consequentemente, o aparecimento de rugas.

6- Fortaleça os ossos

À medida que você começa a envelhecer, você pode perceber que não é mais tão forte costumava ser.

Dieta, estilo de vida e exercício são três dos fatores mais importantes quando se trata de manter os ossos fortes.  

E, dessa maneira, evitar o aparecimento de rugas no rosto.

Para melhores fontes de cálcio, tente incorporar os seguintes alimentos em sua dieta diária, como espinafre, vegetais de folhas verdes, brócolis, amêndoas.

Junto com o cálcio, a vitamina D é vital para a saúde óssea e colágeno (6,7,8).

Se você tem uma quantidade desproporcional de rugas para a sua idade, então está na hora de repensar seu estilo de vida.

Coloque em prática essas dicas e procure orientação de um dermatologista.

Alie isso a uma alimentação natural e de verdade;  como você leu, além de melhorar a sua saúde vai cuidar também da sua aparência.

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Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

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The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

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