close
Dores

Rugas: Como Prevenir?

Dr Juliano Pimentel

A perda de elasticidade e firmeza, a condição da pele em seu rosto pode indicar muito sobre a sua saúde. As rugas surgem por diversos fatores, seja a idade ou pela fragilidade dos ossos do rosto.

Um estudo recente sobre rugas faciais mostrou que a pele é uma indicação direta da saúde dos ossos. Ou seja, a má saúde dos ossos, reflete na má saúde da pele e contribui para o surgimento de rugas (1).

Neste artigo apresentarei sugestões de prevenção das rugas para garantir boa saúde da pele, o que deve ser iniciado o quanto antes.

Não deixe de ler e compartilhar.

Rugas

As rugas fazem parte do processo natural de envelhecimento humano.

Afinal, com a idade as células do rosto se dividem mais devagar e com isso a camada interna da pele, conhecida como derme, começar a afinar.

Com isso a elasticidade natural da pele vai diminuindo assim como a capacidade da pele de reter a umidade, oleosidade natural da pele e se torna mais lento para se recuperar.

Ou seja, o que contribui para o processo de envelhecimento natural.

Como o surgimento de rugas está relacionado a diversos fatores, dentre os quais a saúde dos ossos, há diversas maneiras de prevenir as rugas e que são fáceis de seguir, em vez de realizar tratamento caros e com risco de efeitos colaterais.

Mas não se esqueça que a sua saúde interna e externa depende e muito da sua alimentação, e dos hábitos de vida.

Confira a seguir maneiras eficientes e saudáveis (2):

1- Cuidados com o Rosto

Antes de qualquer coisa, é imprescindível tomar alguns cuidados com o rosto para evitar o aparecimento de rugas.

É importante lavar o rosto no máximo duas vezes ao dia. Mais do que isso você perderá a oleosidade e hidratação natural da pele.

Além disso, não lave o rosto com sabão que possui desodorante, escolha sabões neutros e ricos em hidratantes. Após a pele estar bem seca, utilize sempre um hidratante a base de água.

2- Use filtro Solar

Mesmo em dias nublados, é importante utilizar filtro solar.

Afinal, sem a proteção adequada, os raios ultravioleta penetram na pele e aceleram a degradação das fibras de colágeno e elastina, responsáveis pela elasticidade e sustentação da pele.

Caso contrário, o resultado de toda essa ação que acontece no rosto é o famoso fotoenvelhecimento, que aparece sob a forma de rugas, linhas de expressão, manchas, perda de textura e firmeza da pele (3).

3- Retire a Maquiagem para Dormir

Além disso, remova toda a maquiagem antes de dormir. Alias, dormir maquiada é um hábito que envelhece muito a pele.

Por isso, ao se maquiar, evite exagerar aplicando muito produto no rosto. Pois, isso deixaria as rugas ainda mais em evidência.

4- Evite bebidas Alcoólicas e Cigarro

O consumo de bebidas alcoólicas não apresenta nenhum benefício a saúde, muito menos para a pele.

Além disso, evite ingerir bebidas alcoólicas até quatro horas antes de dormir, visto que o álcool favorece a saída de líquidos dos capilares para a pele e essa saída é maior enquanto se está deitado (4).

Também é importante não fumar. Já que, fumar é um dos hábitos que mais causa rugas. Especialmente ao redor da boca. Além disso, deixa os dentes amarelados.

Por fim, ele faz com que surja a desaceleração do colágeno, abrindo caminho para as rugas.

5- Dieta Alimentar

Inclua no cardápio frutas, bem como, verduras e legumes que contenham vitamina C (laranja, morango, brócolis, ervilha, manga, mamão). Betacaroteno (abóbora, agrião, cenoura, couve, espinafre, manga), e licopeno (tomate, goiaba, melancia, uva).

Pois, os antioxidantes presentes nesses alimentos evitam o envelhecimento precoce da pele (5).

Além disso, evite ou diminua o consumo de açúcar e alimentos processados e adote uma dieta desintoxicante, como os sucos detox por exemplo.

Açúcar e glúten contribuem para o envelhecimento da pele e, consequentemente, o aparecimento de rugas.

6- Fortaleça os ossos

À medida que você começa a envelhecer, você pode perceber que não é mais tão forte costumava ser.

Ou seja, dieta, estilo de vida e exercício são três dos fatores mais importantes quando se trata de manter os ossos fortes.  

E, dessa maneira, evitar o aparecimento de rugas no rosto.

Para melhores fontes de cálcio, tente incorporar os seguintes alimentos em sua dieta diária, como espinafre, vegetais de folhas verdes, brócolis, amêndoas, por exemplo.

Junto com o cálcio, a vitamina D é vital para a saúde óssea e colágeno (6,7,8).

Se você tem uma quantidade desproporcional de rugas para a sua idade, então está na hora de repensar seu estilo de vida.

Coloque em prática essas dicas e procure orientação de um dermatologista.

Alie isso a uma alimentação natural e de verdade. Como você leu, além de melhorar a sua saúde vai cuidar também da sua aparência.

E para ajudar você que se preocupa com uma alimentação saudável e a prevenção de doenças e problemas de saúde como o envelhecimento precoce, eu convido a adquirir o e-book da minha esposa, Carol Pimentel.

O livro digital contém mais de 70 receitas deliciosas e low carb, desenvolvido para quem deseja ter uma alimentação extremamente saudável focada em eliminar o sobrepeso, evitar problemas de saúde e reverter os danos causados pela má alimentação passada.

Neste livro você vai aprender as melhores receitas de doces e salgados, sem medo de engordar.

Receitas simples e fáceis de preparar, e o melhor de tudo: Super acessíveis!

Clique na imagem abaixo e adquira agora o seu livro digital.

GOSTOSURAS LOW CARB

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : alimentaçãoalimentação saudávelantioxidantescigarrodentes amareladosdermatologistadesaceleração do colágenoDieta Alimentardr. juliano pimentelEvite bebidas Alcoólicasfiltro solarFortaleça os ossosfotoenvelhecimentoGostosuras Low Carblinhas de expressãopeleperda de elasticidadeperda de textura e firmeza da peleraios ultravioletaRetire a Maquiagem para Dormirrugassaúdesaúde dos ossos

Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta