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Emagrecer Rápido Faz Mal a Saúde?

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Dr Juliano Pimentel

A principal preocupação ao emagrecer rápido é que geralmente são necessários esforços extraordinários em dieta e exercícios.

Esforços que podem ser prejudiciais à saúde e que você provavelmente não pode manter como mudanças permanentes no estilo de vida.

Uma perda de peso de um a dois quilos por semana é a recomendação típica.

Embora isso possa parecer um ritmo lento para perda de peso, é mais provável que ajude você a manter sua perda de peso a longo prazo.

Estudos mostram que as pessoas que perdem peso lentamente têm maior probabilidade de mantê-lo a longo prazo.

Perder peso lentamente também vem com muito menos riscos à saúde (1,2,3).

Saiba qual a estratégia mais adequada para a perda de peso saudável.

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Perda de peso rápida

Segundo muitos especialistas, perder de 1 a 2 quilos por semana é uma taxa saudável e segura.

Perder mais do que isso é considerado muito rápido e pode colocá-lo em risco de muitos problemas de saúde, incluindo perda muscular, cálculos biliares, deficiências nutricionais e uma queda no metabolismo (4,6,7,8).

As maneiras mais comuns pelas quais as pessoas tentam perder peso rapidamente são exercitando-se muito e seguindo uma dieta radical ou uma dieta de baixa caloria.

As pessoas muitas vezes preferem a opção de comer uma dieta de muito baixa caloria, uma vez que muitas vezes é mais fácil perder peso através da dieta do que o exercício (9).

Para este período inicial, a perda rápida de peso é perfeitamente normal. O peso que você perde durante esse tempo é comumente chamado de “peso da água”.

Quando você consome menos calorias do que seu corpo queima, seu corpo começa a mergulhar em suas reservas de energia, conhecidas como glicogênio.

O glicogênio em seu corpo está vinculado à água, então quando você está queimando glicogênio como combustível, o corpo também libera essa água (10,11).

É por isso que você pode experimentar uma grande queda de peso durante a primeira semana.

Uma vez que seu corpo consome seus estoques de glicogênio.

Riscos de perder peso muito rápido

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Se não for feito de maneira correta, perder peso rápido pode causar danos à saúde.

Não é recomendado a perda de rapidamente, pois dietas que promovem perda rápida de peso são frequentemente muito baixas em calorias e nutrientes.

Isso pode colocá-lo em risco de muitos problemas de saúde.

Perda de músculo

Perder peso nem sempre é o mesmo que perder gordura. Embora uma dieta com poucas calorias possa ajudar a perder peso rapidamente, muito do peso que você perde pode vir do músculo e da água (12,13).

Em um estudo, os pesquisadores colocaram 25 pessoas em uma dieta de baixas calorias de 500 calorias por dia durante 5 semanas. Eles também colocaram 22 pessoas em uma dieta de baixa caloria de 1.250 calorias por dia durante 12 semanas.

Após o estudo, os pesquisadores descobriram que ambos os grupos haviam perdido quantidades semelhantes de peso.

No entanto, as pessoas que seguiram a dieta de muito baixas calorias perderam mais de seis vezes mais músculos do que as da dieta hipocalórica (14).

Diminuição do metabolismo

Perder peso muito rápido pode retardar o seu metabolismo. Seu metabolismo determina quantas calorias você queima por dia. Um metabolismo mais lento significa que você queima menos calorias por dia (15).

Vários estudos descobriram que perder peso rapidamente comendo menos calorias pode fazer com que você queime até 23% menos calorias por dia (6,16).

Duas razões pelas quais o metabolismo cai em uma dieta de baixa caloria são a perda de massa muscular e a queda dos hormônios que regulam seu metabolismo, como o hormônio da tireóide (17,18).

Infelizmente, essa queda no metabolismo pode durar muito tempo depois que você termina a dieta (6).

Deficiências nutricionais

Se você não está comendo calorias suficientes regularmente, você pode estar em risco de uma deficiência nutricional.

Isso ocorre porque é difícil consumir nutrientes importantes como ferro, folato e vitamina B12 em uma dieta de baixa caloria.

Abaixo estão algumas conseqüências das deficiências nutricionais .

    • Perda de cabelo. Quando você ingere poucas calorias, seu corpo pode não obter nutrientes suficientes para sustentar o crescimento do cabelo, o que pode causar queda de cabelo (19,20).
    • Fadiga extrema. Você pode não estar recebendo ferro, vitamina B12 e folato em uma dieta de baixa caloria, o que pode colocá-lo em risco de fadiga extrema e anemia (21,22).
    • Função imunológica deficiente. Não obter calorias e nutrientes suficientes pode enfraquecer o sistema imunológico e aumentar o risco de infecções (23,24).
    • Ossos fracos e quebradiços. Podem ser causados ​​por falta de vitamina D, cálcio e fósforo na dieta (25,26).
    • Cálculos biliares. Os cálculos biliares são pedaços endurecidos de material que se formam dentro da vesícula biliar. Eles podem ser um efeito colateral doloroso de perder peso rápido demais (27,28,29).

 

 

Normalmente, sua vesícula biliar libera sucos digestivos para quebrar alimentos gordurosos para que possam ser digeridos. Se você não está comendo muita comida, então sua vesícula biliar não terá que liberar os sucos digestivos (30).

Os cálculos biliares podem se formar quando as substâncias dentro dos sucos digestivos ficam por algum tempo e têm tempo de se unir.

Os cálculos biliares podem ficar presos dentro da abertura da vesícula biliar e causar um ataque de cálculos biliares. Isso pode causar dor severa e indigestão (30).

Outros efeitos colaterais

Perder peso rapidamente em uma “dieta radical” ou dieta de baixa caloria está ligada a vários outros efeitos colaterais, incluindo (31,32)

  • Fome
  • Fadiga
  • Irritabilidade
  • Sentindo frio
  • Cãibras musculares
  • Tontura
  • Constipação ou diarreia
  • Desidratação

Pesquisas mostram que a perda de peso lenta e estável é mais fácil de manter a longo prazo, porque é melhor para desenvolver comportamentos alimentares saudáveis ​​e é muito mais segura do que a perda de peso muito rápida.

Caso você queira perder peso mais rápido, é importante buscar orientação médica e focar na reeducação alimentar. A dieta low carb, por exemplo, é saudável e traz resultados em pouco tempo.

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

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The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

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