close
Metabolismo

Faça jejum para reduzir o colesterol

Atualmente quatro em cada dez brasileiros adultos têm colesterol alto. E sabendo disso, o numero de busca por solução para reduzir colesterol é também muito grande. Mas afinal, o que ajuda a reduzir o colesterol?

Bom, a resposta para esta pergunta pode ser a mais variada. Inclusive, a resposta também depende do estilo de vida de cada um, e principalmente o nível de elevação do colesterol. 

Inicialmente é importante entender que o colesterol é uma substância à base de óleo, ou seja, não se mistura com o sangue, que é à base de água. Então, quando há um nível alto de colesterol no organismo ele estreita as artérias, dificultando a passagem do sangue. 

Por isso, que pessoas com colesterol alto têm chances maiores de sofrer um ataque cardíaco ou derrame, por exemplo. 

Como reduzir o colesterol?

O acúmulo de colesterol faz parte do processo que estreita as artérias, chamado aterosclerose. Na aterosclerose, as placas se formam e causam restrição do fluxo sanguíneo.

Reduzir a ingestão de gordura na dieta ajuda a gerenciar os níveis de colesterol. 

Em particular, é útil limitar os alimentos que contêm:

  • Colesterol: Está presente em alimentos de origem animal, carne e queijo.
  • Gordura saturada: ocorre em algumas carnes, laticínios, chocolate, produtos de panificação, fritos e processados.
  • Gorduras trans: isso ocorre em alguns alimentos fritos e processados.

Excesso de peso ou obesidade também podem levar a níveis mais altos de LDL no sangue. Fatores genéticos podem contribuir para o colesterol alto. Pessoas com a condição herdada de hipercolesterolemia familiar têm níveis muito altos de LDL.

Mas além de tudo isso, o jejum intermitente também pode ser muito útil para ajudar a reduzir o colesterol.

Jejum intermitente para reduzir colesterol

O do jejum intermitente para redução do colesterol se dá devido a troca metabólica. A troca metabólica acontece  quando as células passam do uso de glicose para energia para o uso de corpos cetônicos e depois voltam novamente.

O que acontece é as pessoas estão acostumadas a fazerem mais refeições do que o necessário ao logo do dia. Ou seja, além das típicas três refeições por dia, rica em carboidratos, ainda tem os lanches, que fornece glicose mais do que suficiente para alimentar as células.

Porém, durante o jejum, a glicose se esgota e o fígado responde convertendo ácidos graxos em corpos cetônicos, um processo conhecido como cetose. Os corpos cetônicos fornecem energia constante, derivada de gordura, e parecem regular proteínas e moléculas relacionadas à saúde e ao envelhecimento.

Ou seja, o benefício do jejum intermite se dá por que ao fazer o jejum as pessoas conseguem perder peso, comer de maneira mais saudável diminuindo a pressão arterial, retardando a progressão das doenças de Parkinson e Alzheimer e reduzir o risco de câncer. 

Como fazer o jejum Intermitente?

Agora que você já entendeu que o jejum ajuda seu metabolismo a acelerar, queimar gordura, perder peso e a ter uma alimentação mais adequada, é o momento de decidir como colocar isso em prática. 

Existem várias maneiras de fazer jejum

O jejum intermitente (JI) é um termo usada para nomear um padrão alimentar que se alterna entre períodos de jejum e alimentação.

Os métodos de jejum intermitentes comuns envolvem jejuns diários de 16 horas, ou jejum por 24 horas, duas vezes por semana (1).

Muitos ainda temem jejuar, mas essa técnica é na verdade bastante natural. Além do jejum, outra alternativa que pode te ajudar a controlar o colesterol e ainda perder alguns quilos extras é a DESINTOXICAÇÃO!

Ao retirar do seu dia a dia tudo o que está prejudicando a sua saúde, causando desanimo, obesidade, e várias doenças, você conquistará uma saúde plena. 

Preparei uma Jornada incrível de 01 a 08 de junho para ajudar você a ter uma saúde Plena e tornar-se inabalável.

Clique na imagem acima e participe dessa jornada que ajudará você e toda sua família a terem mais saúde, sono de qualidade e disposição para com a vida!

Abraços e fique com Deus!!

Dr. Juliano Pimentel

🔴 Curta também as redes sociais! 📷Instagram / 👍Facebook / 🎥 YouTube

 

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : colesterolcolesterol altojejumjejum intemitentereduzir colesterol

Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta