close

O Dr. Juliano Pimentel

Quem Sou?

Olá, eu sou o Dr. Juliano Pimentel. Sou médico, fisioterapeuta, celíaco e estudioso em alimentação saudável sem glúten. Dedico parte da minha vida em produzir conteúdo para ajudar as pessoas que sofrem com obesidade, diabetes e outras tantas doenças. Conheça a minha história abaixo.

Como Tudo Começou

Nasci em Vitória (ES) e sou filho de um homem que foi alfabetizado aos 14 anos de idade e morreu aos 49 anos como engenheiro civil sênior na empresa que trabalhava, e de uma mãe, professora de português que criou seus dois filhos sozinha com uma garra incrível, nos ensinando valores que servem de alicerce para toda nossa vida.

Durante minha faculdade de fisioterapia, vendia livros e dava aulas sobre assuntos da área de saúde. Já como fisioterapeuta, fui trabalhador no porto, onde nos porões de navios carregava sacos de 60 quilos nas costas, ou arremessava mourões de madeira para ajustar placas de aço. Foi uma experiência indescritível, fase muito gostosa de minha vida.

Graduado em Fisioterapia pela Faculdade Salesiana de Vitória.
Graduado em Fisioterapia pela Faculdade Salesiana de Vitória.

Nunca Parei de Estudar

Desde o início de minha formação acadêmica em fisioterapia fui apaixonado por dor e terapia manual, e isso me estimulou a fazer diversos cursos internacionais na área. Ainda assim, sentia uma enorme vontade por adquirir mais conhecimento e respostas para abordar mais profundamente a coordenação do corpo juntos aos exercícios físicos… foi quando abri dois estúdios de pilates, nos quais trabalhei junto a uma equipe de profissionais que me auxiliava.

Como a prática do pilates junto da terapia manual não consegui atender as dores de todos os pacientes, decidi me aprofundar ainda mais nas técnicas e comecei a estudar Osteopatia, uma formação que durou cinco anos.

Ao final desta graduação, me deparei com um impasse: Eu estava estudando, como fisioterapeuta, um método criado por um cirurgião, percebi então que para atender plenamente os meus pacientes, precisaria de mais uma jornada. Precisaria de ainda mais conhecimento.

A medicina, que durou mais seis anos, somada a minha experiência na área de saúde e vivência com o ser humano em sua forma mais frágil, me fascinou por completo. Ampliei meus conhecimentos, fortaleci algumas teorias e ajustei outras verdades que não estavam embasadas corretamente. Encarei a medicina com novos olhos desde o momento que ingressei no curso e estava decidido a mergulhar nesse novo mundo de conhecimento sem abandonar meu passado, agregando ao máximo meus novos conhecimentos para que me tornasse um profissional mais completo tecnicamente.

A Partir de Agora: Sem Glúten!

Foi então que eu tive uma surpresa que mudou ainda mais a minha vida! No decorrer da formação médica, fui surpreendido com o diagnóstico da doença celíaca, quando um colega me examinou e ao final do exame endoscópico conversamos. Como a degeneração da mucosa duodenal estava muito avançada com pontos de sangramento, no mesmo momento já fui orientado a suspender o glúten da minha dieta e nunca mais voltar a consumi-lo.

Essa nova fase da minha vida foi uma dádiva. Isso mesmo, uma dádiva! Muitas pessoas encaram esse diagnóstico como um problema, mas para mim ele foi uma porta que, após atravessada, mudaria toda minha forma de pensar e encarar minha alimentação. Chegando a mudar a especialidade que gostaria de seguir na área médica!

O Hoje

Moro vivo com minha mulher, nosso filho e nosso Bull Dog Frânces e estou cada vez mais focado no poder da alimentação de verdade. O meu maior objetivo agora é compartilhar a minha vivência e meus conhecimentos com o maior número de pessoas, pois vivemos em um sistema de desinformação. As diretrizes alimentares estão repletas de mitos e erros, e as pessoas são enganadas por indústrias que só buscam o lucro.

Gostaria de falar mais para você sobre a alimentação sem glúten e a alimentação verdadeira, e todos os benefícios que essa nova dieta traz para a saúde. Espero que me acompanhe nesta empreitada. Fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel