O que nunca te contaram sobre o colesterol
O colesterol é uma substância cerosa, semelhante à gordura, encontrada em todas as células do seu corpo.
O que precisa ficar bem claro sobre o colesterol é que diferente do que muitos pensam, 80% do colesterol é produzido pelo nosso fígado, ou seja, apenas 20% é proveniente da alimentação.
Isso porque a maioria das nossas células precisam de colesterol para serem formadas. Quando o corpo libera o colesterol é justamente para produção de hormônios e células.
Então, ter o colesterol baixo nem sempre é algo positivo, afinal de contas, suas células precisam dele para serem formadas. Mas se você tem muito colesterol no sangue, você tem um risco maior de doença arterial coronariana.
Então, como saber qual a taxa ideal de colesterol?
Através do exame de sangue: painel de lipoproteínas é possível medir seus níveis de colesterol.
A referência que aparece em seus exames, são apenas referências. É preciso ler os resultados considerando cada paciente e seu estilo de vida.
Em seu exame você terá os seguintes dados:
- Colesterol total – uma medida da quantidade total de colesterol no sangue. Inclui tanto o colesterol de lipoproteína de baixa densidade (LDL) quanto o colesterol de lipoproteína de alta densidade (HDL).
- LDL – a principal fonte de acúmulo e bloqueio de colesterol nas artérias
- HDL – O HDL ajuda a remover o colesterol das artérias
- Não-HDL – este número é o seu colesterol total menos o seu HDL. Seu não-HDL inclui LDL e outros tipos de colesterol, como VLDL (lipoproteína de densidade muito baixa).
- Triglicerídeos – outra forma de gordura no sangue que pode aumentar o risco de doenças cardíacas, especialmente em mulheres.
O colesterol LDL é classificado como ruim, mas existem mais de 30 tipos de LDL. E existe também o LDL natural produzido pelo corpo para as células e o LDL oxidado. Então, avaliar a alteração do LDL isoladamente não é suficiente.
Agora, o que geralmente não é mensurado nos exames é o colesterol Lipo A.
Altos níveis de colesterol Lipo A, por exemplo, aumentam as chances de doenças cardiovasculares.
Tradicionalmente os níveis considerados saudáveis são:
Colesterol total | 125 a 200mg/dL |
Não HDL | Menos de 130mg/dL |
LDL | Menos de 100mg/dL |
HDL | 50mg/dL ou superior para mulher 40mg/dL ou superior para homem |
É considerado normal triglicerídeos abaixo de 150 mg/dL. Porém, o ideal é que esteja sempre abaixo de 80mg/dL.
Vale lembrar que a avaliação desses dados de maneira isolada não quer dizer muita coisa.
Todo nível de colesterol precisa ser medido considerando as taxas de triglicérides. Sempre!
Como ler o exame
Na prática, ao realizar um exame para checar o colesterol é percebido três tipos de paciente.
1 – Colesterol total controlado e triglicérides controlado
2 – Colesterol total alto e triglicérides controlado
3 – Colesterol total alto e triglicérides alto
Um colesterol de 220 mg/dL, por exemplo, é considerado um colesterol normal. Agora, o triglicérides acima de 80mg/dL, já é algo que requer mais atenção.
Então o sinal de que a alimentação está ruim é quando colesterol e triglicérides estão altos.
Por outro lado, se o triglicérides está alto é preciso reduzir a quantidade de carboidratos. Triglicerídeos é açúcar, então, quando está muito elevado pode correr o risco do paciente estar pré diabético.
Pacientes com colesterol alto (260mg/dL) e triglicérides alto (150mg/dL), por exemplo, é preciso alterar a alimentação, principalmente com uma dieta low carb. Incluindo carboidratos complexos e atividade física.
Colesterol alto (260mg/dL) e triglicérides controlado (60mg/dL), por exemplo, o aumento do colesterol não está relacionado ao consumo de gordura e sim a síndrome metabólica relacionada à uma inflamação da glândula tireóide.
O colesterol é metabolizado pela glândula tireóide. Então, quando há um aumento do colesterol e o triglicérides está controlado é provável que haja uma alteração na tireoide por não metabolizar e acumular o colesterol.
Colesterol baixo não significa saúde, quando há baixos níveis de colesterol há também a diminuição da renovação celular e hormonal. Hormônios sexuais, inclusive, precisam de colesterol, que é a matéria prima para a produção.
O que afeta os níveis de colesterol?
Uma variedade de coisas pode afetar os níveis de colesterol. Estas são algumas coisas que você pode fazer para diminuir seus níveis de colesterol:
- Alimentação
- Exercícios físicos
- Fumar
A alimentação está diretamente relacionada aos níveis de colesterol porque influencia seu peso e seus hormônios.
Uma alimentação rica em carboidratos refinados, leites e derivados, industrializados causa excesso de peso. Além disso, impacta o funcionamento da tireoide e aumenta os níveis do colesterol e pior te deixa mais propensa a sofrer um problema cardiovascular.
Enquanto a falta de exercícios físicos vai influenciar seu corpo nos mesmos aspectos. Ou seja, dificulta a produção de hormônios, prejudica a qualidade do sono e aumenta o risco de doenças do coração.
Por fim, se você fuma, atenção! O colesterol compromete o sistema vascular, da mesma forma que o tabaco. Quem tem colesterol alto precisa se cuidar mais ainda e abandonar definitivamente o cigarro. O cigarro entope as artérias e aumenta os riscos de má circulação e até infarto.
Como eu disse, a alimentação natural e saudável pode ajudar muito você. E para auxiliar na sua reeducação alimentar, eu trago uma novidade.
Eu convido você a adquirir o e-book da minha esposa, Carol Pimentel.
O livro digital contém mais de 70 receitas deliciosas e low carb, desenvolvido para quem deseja ter uma alimentação extremamente saudável focada em eliminar o sobrepeso, evitar problemas de saúde e reverter os danos causados pela má alimentação passada.
Neste livro você vai aprender as melhores receitas de doces e salgados, sem medo de engordar.
Receitas simples e fáceis de preparar, e o melhor de tudo: Super acessíveis!
Clique na imagem abaixo e adquira agora o seu livro digital.
Abraços e fique com Deus!
Dr. Juliano Pimentel.