close

Qual seu tipo de pele: seca, oleosa, sensível, acneica? Saiba que existe um óleo essencial para cada tipo de pele e neste artigo você saberá qual o melhor para você!

Antes de mais nada vale lembrar que os óleos essenciais são extratos vegetais feitos de flores, folhas e sementes. Alguns podem ter propriedades que podem tratar certas condições da pele. Se você estiver interessado em experimentar óleos essenciais específicos para as suas preocupações com a pele, considere conversar com seu dermatologista sobre as seguintes opções.

Óleo essencial para pele seca

Quem tem a pele seca já sentiu aquela sensação da pele puxando e sabe que é horrível! E se você está em busca de hidratantes mais potentes, leia este artigo, pois aqui selecionei os principais óleos essenciais para pele seca e que vão proporcionar mais conforto para sua pele.

A pele seca pode ocorrer durante certas épocas do ano. No entanto, você pode até ter pele seca naturalmente desde a idade ou atividade reduzida nas glândulas sebáceas (óleo) em seus poros.

óleo essencial para cada tipo de pele.

 

A pele seca é frequentemente remediada com cremes e hidratantes, mas alguns óleos essenciais podem proporcionar alívio.

Existe um óleo essencial para cada tipo de pele e os ideais para pele seca são:

Lavanda

Você já deve ter ouvido falar sobre o uso de lavanda para dormir e relaxar, mas esse óleo multiuso também pode ajudar a equilibrar os níveis de umidade da pele. Afinal, é um anti-inflamatório que pode reduzir a vermelhidão e um hidratante natural que pode reparar a pele seca sem torná-la muito oleosa.

Camomila

O óleo de camomila contém azuleno, conhecido por aumentar a umidade e reduzir a inflamação. No entanto, você pode evitá-lo se tiver alergia a ambrósia, pois a camomila pode ser um gatilho.

Sândalo

O sândalo contém compostos conhecidos por reduzir a inflamação, bem como promover a umidade da pele.

Óleos essenciais para a pele oleosa

Se você tem pele oleosa, suas glândulas sebáceas estão em excesso, criando excesso de óleo na superfície da pele.Alem disso, fatores como umidade, calor e hormônios podem piorar a pele oleosa. Existe um óleo essencial para cada tipo de pele e os seguintes óleos essenciais podem ajudar a aliviar problemas de pele oleosa.

Sálvia 

Contendo compostos ativos como acetato de linalil e geranil, a sálvia é conhecida como um óleo essencial essencial para controlar o excesso de sebo. Além do mais, a sálvia também pode ajudar a controlar a acne e reduzir a aparência de rugas na pele madura.

Alecrim

O óleo de alecrim é conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias, estimulantes e analgésicas. Seus principais ingredientes podem ajudar a manter o excesso de sebo sob controle. De fato, os pesquisadores observaram que ele pode ajudar tanto com os cabelos oleosos quanto com a caspa, e pode até estimular o crescimento do cabelo, por exemplo (1).

Incenso

Já o óleo essencial de incenso pode ajudar a aliviar a pele oleosa e com tendência a acne, além de fornecer lipídios para o envelhecimento da pele.

Gerânio

Com suas propriedades alcalinas, o gerânio ajuda a equilibrar os óleos da pele. Além do mais, essa alcalinidade faz do gerânio uma adição importante aos sabonetes, e é útil para reduzir os níveis de hidratação.

Neroli

Neroli é outro óleo essencial que contém citral e por isso, ajuda a equilibrar o sebo sem secar a pele.

Melhores óleos essenciais para peles sensíveis

A pele sensível pode ser seca ou oleosa e, às vezes, pode ocorrer ao lado de alergias, eczema e outras condições da pele.

Se você tem uma pele sensível, evite óleos altamente ácidos, como limão e capim-limão. Existe um óleo essencial para cada tipo de pele e os seguintes óleos são considerados seguros para peles sensíveis são: lavanda, incenso e sândalo.

Óleos essenciais para peles com tendência a acne

Quando disse que existe óleo essencial para todo tipo de pele, são todos mesmo! Com a acne, é crucial remover o excesso de oleosidade e bactérias sem secar a pele, pois isso pode levar ao aumento da produção de óleo. Além disso, a inflamação pode ser outro fator que contribui para a acne.

Tanto o alecrim quanto o incenso são conhecidos por tratar a acne, reduzindo microbianos e inflamações.

óleo essencial para cada tipo de pele

A sálvia também é usada para acne e pele oleosa. Existe um óleo essencial para cada tipo de pele, os seguintes óleos também podem ajudar os tipos de pele com tendência a acne.

Limão

O óleo de limão, derivado da casca das frutas cítricas, pode ajudar a combater a inflamação e os radicais livres que podem contribuir para a acne e o fotoenvelhecimento (2).

Canela

O óleo essencial de canela também é considerado um poderoso anti-inflamatório graças aos principais compostos antioxidantes, como o ácido cinâmico. Isso pode ajudar a sintomas inflamatórios da acne, assim como cistos, nódulos e pústulas.

Tea tree

Derivado da árvore da melaleuca, o óleo da árvore do chá é um dos anti-sépticos mais notáveis ​​da medicina alternativa. E por isso, ajuda a combater bactérias e inflamações, os quais podem contribuir para a acne.

Óleos essenciais para erupção cutânea

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : aromaterapia oleos essenciaisbenefícios dos óleos essenciaisinflamaçãomelhores óleos essenciaisóleo essencial para peleóleos essenciaispelepele brilhantepele normalpele olleosapele saudávelpele secapele viçosasaúdesaúde da peletodos os tipos de pele

Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta