close
ÓLEOS ESSENCIAIS

Óleo essencial para dor de cabeça e enxaquecas – Os 5 melhores!

Os óleos essenciais são líquidos altamente concentrados feitos de folhas, caules, flores, cascas, raízes ou outros elementos de uma planta. O óleo essencial para dor de cabeça pode ser usado através da aromaterapia para oferecer benefícios à saúde, como reduzir o estresse e melhorar a circulação por meio de estímulos sensoriais ou seja, através do perfume.

Os óleos essenciais podem até ajudar a tratar certas condições, como dores de cabeça ou enxaquecas. Diferentes óleos oferecem benefícios diferentes. Eles também fornecem benefícios sem as longas listas de efeitos colaterais que podem acompanhar os medicamentos prescritos para dor de cabeça e enxaqueca. Além disso, alguns óleos essenciais podem reduzir o estresse, o que pode aliviar dores de cabeça tensionais ou aliviar a dor.

Para usar óleos essenciais, eles devem ser diluídos em um óleo transportador, como óleo de coco, azeite ou óleo de amêndoa doce. Adicione 5 gotas a 30 ml de óleo transportador. Os óleos essenciais nunca devem ser aplicados diretamente na pele ou ingeridos.

1. Óleo essencial para dor de cabeça – Hortelã-pimenta

Hortelã-pimenta é o primeiro óleo essencial para dor de cabeça, pois é um dos óleos essenciais que contém mentol, ou seja, ajuda os músculos a relaxar e aliviar a dor. Por isso, a aplicação de óleo de hortelã-pimenta diluído pode ajudar a aliviar a dor de dores de cabeça tensionais e enxaquecas (1).

Como usá-lo

Dilua a hortelã-pimenta com outro óleo transportador, como o óleo de coco, e aplique nas têmporas.

2. Óleo de alecrim

óleo essencial para dor de cabeça

O óleo de alecrim é um óleo essencial para dor de cabeça pois, possui poderosas propriedades anti-inflamatórias e analgésicas (analgésicas). Ele é usado na medicina popular há centenas de anos para redução do estresse, alívio da dor e melhora da circulação, o que pode ajudar a dores de cabeça. Inclusive, um estudo até descobriu que o óleo de alecrim ajudou a sintomas de abstinência (2). Além disso, também ajuda a reduzir a insônia e relaxar os músculos, o que pode ajudar com dores de cabeça.

Como usá-lo

Para usar o óleo de alecrim, você pode massagear a área afetada com algumas gotas de óleo de alecrim misturadas com um óleo transportador, como o óleo de coco. No entanto, o aroma do óleo de alecrim, como respirar o cheiro da pele ou em um banho quente, pode oferecer alívio da dor.

3. Óleo essencial para dor de cabeça – Lavanda

Óleo essencial de lavanda é comumente usado para alívio do estresse e relaxamento, por isso, é também um óleo essencial para dor de cabeça. Inclusive, há fortes evidências de que a lavanda pode ajudar a tratar dores de cabeça e enxaquecas.

Respirar o perfume do óleo essencial de lavanda pode ajudar no gerenciamento agudo das dores de cabeça da enxaqueca. Um estudo descobriu que as pessoas relataram uma significativa redução na dor depois de apenas quinze minutos inalando o óleo de lavanda, por exemplo (3).

Como usá-lo

Você pode aplicar óleo de lavanda diluído na pele, bem como, usar um difusor de óleo ou adicionar o óleo diluído a um banho quente para obter seus benefícios.

4. Óleo essencial de camomila

O óleo essencial de camomila relaxa o corpo e acalma os músculos, e por esse motivo pode ser uma grande ajuda no tratamento de dores de cabeça tensionais. Além do mais, também pode ajudar a tratar a ansiedade e a insônia, que são causas comuns de dores de cabeça (4).

No entanto, as mulheres grávidas não devem usar óleo essencial de camomila, pois há risco de aborto.

Como usá-lo

Você pode adicionar algumas gotas de óleo essencial de camomila diluído em um óleo transportador ao banho ou à água quente e respirar o vapor.

5. Óleo essencial para dor de cabeça – Eucalipto

óleo essencial para dor de cabeça – Eucalipto

Se suas dores de cabeça são causadas por problemas de sinusite, os óleos essenciais de eucalipto podem se tornar seu novo melhor amigo. Isso porque o óleo abre as passagens nasais, limpa os seios e pode ajudar a aliviar a tensão do seio que causa as dores de cabeça.

Por fim, um estudo também descobriu que uma combinação de óleo de hortelã-pimenta e óleo de eucalipto forneceu efeitos relaxantes para os músculos e a mente, o que poderia ajudar a aliviar dores de cabeça (5).

Como usá-lo

Você pode aplicar uma gota de óleo de eucalipto a um óleo transportador e aplicá-lo ao peito para ajudar a limpar os seios, ou adicionar algumas gotas à água quente e respirar o vapor.

Riscos e complicações

Por fim, os óleos essenciais são geralmente considerados seguros e muitos têm muito menos efeitos colaterais em comparação com os medicamentos tradicionais para enxaqueca e dor de cabeça – incluindo medicamentos de venda livre e de prescrição.

O maior risco associado aos óleos essenciais, no entanto, é o risco de uma reação alérgica ou irritação. A aplicação de óleos na pele pode causar irritação, incluindo uma sensação de ardência, ardência, vermelhidão ou erupção cutânea. Você deve diluir todos os óleos essenciais, incluindo os de hortelã-pimenta e eucalipto, com um óleo transportador antes de aplicar na pele. Para evitar irritações generalizadas, faça um pequeno ponto de teste na pele antes de aplicar uma grande quantidade. Se não houver reação em 24 a 48 horas, deve ser seguro usá-lo.

Existem muito poucos óleos essenciais recomendados para bebês menores de 1 ano ou para mulheres grávidas e que amamentam. Os óleos de lavanda e alecrim, em particular, podem ser perigosos.

Os óleos essenciais também podem causar complicações se você tiver condições pré-existentes, como asma ou problemas cardíacos. Pergunte ao seu médico antes de usar qualquer óleo essencial para garantir que eles não irão agravar nenhum problema de saúde existente.

É importante lembrar que os óleos essenciais não são monitorados pelo FDA quanto à pureza, qualidade ou segurança. Ao comprar óleos essenciais, não deixe de comprar de uma empresa respeitável.

Se suas dores de cabeça ou enxaqueca persistirem e interferirem em sua vida, marque uma consulta com seu médico. Para dores de cabeça ou enxaquecas severas ou frequentes, os óleos essenciais podem funcionar melhor como um tratamento complementar aos medicamentos prescritos.

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : como fazer spray óleo essencialcomo usar óleo essencialdifusor óleo essencialóleo essencialóleo essencial de alecrimóleo essencial de anisóleo essencial de bergamotaóleo essencial de funchoóleo essencial erva cidreira

Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta