close
ÓLEOS ESSENCIAIS

Óleos transportadores: O que são? Como usar?

Os óleos transportadores e os óleos essenciais são feitos de plantas. Os óleos transportadores são usados ​​para diluir os óleos essenciais e “transportá-los” para a pele. Isso ocorre porque os óleos essenciais são potentes e podem causar irritação quando aplicados diretamente na pele.

A maioria dos óleos transportadores é sem cheiro ou levemente perfumado e não interfere nas propriedades terapêuticas de um óleo essencial. Eles podem ser usados ​​sozinhos ou com outros óleos para nutrir a pele.

Continue lendo para saber mais sobre como escolher o óleo transportador certo, alguns dos diferentes óleos transportadores disponíveis e muito mais.

Como selecionar o óleo transportador necessário

Existem muitos óleos transportadores disponíveis. A maioria é adequada para uso com qualquer óleo essencial, mas você deve considerar algumas coisas antes de escolher uma.

Odor: Alguns óleos transportadores têm um odor distinto. Quando adicionado a um óleo essencial, pode alterar o aroma.

Absorção: Sua pele pode absorver alguns óleos transportadores melhor que outros.

Tipo de pele: dependendo do seu tipo de pele, alguns óleos podem irritar a pele ou piorar uma condição da pele, como acne, por exemplo.

Prazo de validade: alguns óleos transportadores podem ser armazenados por períodos mais longos do que outros, sem danificar.

Você deve comprar apenas óleos transportadores de grau terapêutico de um fabricante em que confia. Além disso, procure por óleos prensados ​​a frio, 100% puros e sem aditivos ou conservantes. Se você deseja usar um óleo de cozinha como óleo transportador, escolha variedades orgânicas prensadas a frio.

A lista a seguir inclui os populares óleos transportadores usados ​​para diluir os óleos essenciais para aromaterapia, massagem e cuidados com a pele. A lista não é exaustiva, mas é um bom lugar para começar.

1. Óleo de coco

Óleo transportador: óleo de coco

O óleo de coco é um óleo comestível feito a partir da carne de cocos maduros. Está disponível em variedades refinadas ou não refinadas.

O óleo de coco não refinado vem da carne fresca de coco. Não é processado com produtos químicos e mantém o aroma e o sabor do coco.

O óleo de coco refinado vem da carne de coco seca, também chamada de copra. É branqueada e desodorizada para remover contaminantes, além do aroma e sabor distintos de coco.

O coco refinado não é totalmente natural e não é recomendado para uso como óleo transportador.

Usos: O óleo de coco contém ácidos graxos e polifenóis que nutrem a pele, o que o torna um ótimo óleo transportador para óleos de massagem bem como, preparações para cuidados com a pele.

2. Óleo de jojoba

O óleo de jojoba vem das sementes da planta de jojoba e tem um aroma delicado. Tecnicamente, a jojoba não é um óleo, mas uma cera com poderosas propriedades hidratantes. Pensa-se que imita de perto o sebo, o óleo natural da pele.

O uso de óleo de jojoba pode ajudar a reduzir a produção de óleo da pele em pessoas com tendência a acne, por exemplo, fazendo com que a pele pense que produziu óleo suficiente.

Usos: O óleo de jojoba absorve facilmente a pele e não obstrui os poros. Isso o torna uma boa opção de óleo transportador para óleos de massagem, bem como hidratantes faciais e óleos de banho.

3. Óleo de semente de damasco

O óleo de semente de damasco é feito a partir de sementes de damasco, também conhecidas como grãos. É um óleo emoliente rico em ácidos graxos e vitamina E. Ele absorve facilmente a pele e tem um aroma levemente adocicado. Você pode comprar óleo de semente de damasco comestível ou óleo de semente de damasco apenas para uso cosmético.

Usos: O óleo de semente de damasco é pensado para ajudar a amaciar e acalmar a pele irritada e com coceira. Use-o como um óleo transportador para fazer óleos de massagem, óleo de banho e até mesmo preparações para os cabelos.

4. Óleo de amêndoa doce

óleo de amêndoa doce tem um aroma forte e noz, é um óleo comestível feito a partir dos grãos de amêndoas doces. O óleo é leve e absorve facilmente e é um ótimo hidratante para a pele seca.

Também é usado na aromaterapia geral, mas seu aroma forte pode mascarar o aroma de um óleo essencial.

Usos: O óleo de amêndoa doce é um dos óleos transportadores mais populares para o cuidado da pele, ele é ótimo em óleos de massagem,  bem como, óleos de banho e sabonetes.

5. Azeite

O azeite é mais conhecido como um óleo comestível e saudável, com um aroma frutado, mas também é usado na aromaterapia como óleo transportador.

O azeite extra-virgem é a variedade preferida para aromaterapia e preparações para cuidados com a pele. No entanto, o aroma do azeite pode interferir com o aroma de alguns óleos essenciais.

Usos: É embalado com ácidos graxos e esteróis vegetais, o que o torna ótimo para limpar e hidratar a pele seca. Por isso, use o azeite como um óleo transportador para massagem, produtos de limpeza facial, cuidados com os cabelos e sabonetes caseiros.

6. Óleo de argan

O óleo de argan é feito a partir de grãos encontrados no interior de frutos de árvores de argão, que são nativas do Marrocos. O óleo é comestível e é tradicionalmente usado para nutrir o corpo por dentro e por fora, tem um aroma de noz e é rico em vitaminas A e E, e ácidos graxos monoinsaturados.

Usos: O óleo de argan pode ajudar a tratar a pele e cabelos secos, rugas e inflamação da pele (1). Isso o torna um ótimo óleo transportador para óleos gerais de cuidados com a pele e massagem.

7. Óleo de rosa mosqueta

Rosa mosqueta é também um óleo transportador.

As roseiras bravas são as sementes do arbusto Rosa rubiginosa ou do arbusto Rosa moschata . As flores de ambos os arbustos parecem diferentes das rosas tradicionais. Quando essas flores morrem e deixam cair suas pétalas, a rosa mosqueta é deixada para trás. O óleo de rosa mosqueta é pressionado a partir de rosa mosqueta.

O óleo de rosa mosqueta não tem cheiro de rosa, no entanto tem um aroma de noz e terra.

 

Usos: O óleo de rosa mosqueta é rico em vitaminas A e C. A vitamina A é um retinóide natural que ajuda a combater o envelhecimento, e ambas as vitaminas podem ajudar a reverter os efeitos do sol em sua pele. Por isso, use-o como um óleo transportador para remédios para a pele seca, óleos de massagem e hidratantes.

8. Óleo de semente de uva

O óleo de semente de uva é um subproduto do processo de vinificação. É rico em vitamina E, um nutriente pensado para curar a pele e reduzir as rugas, embora a pesquisa científica seja inconsistente.

Usos: O óleo de semente de uva é leve, facilmente absorvido pela pele e tem um perfume neutro. É um bom óleo transportador para usar com óleos essenciais para fazer óleos corporais assim como em óleos de massagem.

9. Óleo de abacate

O óleo de abacate é um óleo pesado, grosso e comestível feito de abacate e tem um aroma de noz.

O óleo de abacate é rico em ácido oleico, um ácido graxo monoinsaturado que ajuda a pele seca e danificada.

Usos: Este pode ser um bom óleo transportador para remédios para a pele seca e cremes para o corpo – a menos que você esteja lidando com acne, afinal, o óleo de abacate pode aumentar a produção de sebo. Portanto, se sua pele estiver propensa a acne, verifique com seu dermatologista antes de usar.

10. Óleo de girassol

O óleo de girassol é um óleo comestível extraído de sementes de girassol e tem um odor neutro.

O óleo age como uma barreira cutânea contra toxinas e germes que causam infecção, sendo uma ótima opção para a pele irritada (2).

Usos: Acredita-se que ele ajuda a suavizar a pele, assim como hidratar a pele e acalmar a irritação; portanto, adicione este óleo transportador aos óleos de massagem ou use para cuidados gerais com a pele.

Como usar o óleo transportador com óleos essenciais

Sempre que possível, compre óleos transportadores orgânicos prensados ​​a frio de um fabricante em que você confia. Embora a maioria dos óleos transportadores não cause uma reação alérgica, você deve sempre fazer um teste de adesivo antes de usar.

Para executar um teste de correção:

  1. Adicione uma pequena quantidade de óleo transportador na parte interna do pulso ou logo abaixo da orelha.
  2. Cubra o óleo com um curativo.
  3. Destampe a área após 24 horas.
  4. Se ocorrer irritação, lave bem e evite o uso futuro.

Se você é alérgico a nozes, não deve usar óleos derivados de nozes, isso inclui óleo de amêndoa doce, óleo de argan e óleo de semente de damasco.

Ao diluir os óleos essenciais com um óleo transportador, é importante seguir estas diretrizes de diluição (3) .

Para adultos:

  • Diluição de 2,5%: 15 gotas de óleo essencial por 6 colheres de chá de óleo de transportadora
  • 3% de diluição: 20 gotas de óleo essencial por 6 colheres de chá de óleo transportador
  • Diluição de 5%: 30 gotas de óleo essencial por 6 colheres de chá de óleo de transportadora
  • 10% de diluição: 60 gotas de óleo essencial por 6 colheres de chá de óleo de transportadora

Para crianças:

  • Diluição de 0,5 a 1 por cento: 3 a 6 gotas de óleo essencial por 6 colheres de chá de óleo transportador

Guarde sempre os óleos transportadores em um local fresco e escuro, de preferência na geladeira. Você também deve mantê-los em uma garrafa de vidro escuro.

Por fim…

Os óleos transportadores tornam possível o uso de óleos essenciais com segurança, além disso, eles também ajudam a nutrir e hidratar a pele. Nem todos os óleos produzem bons óleos transportadores, no entanto. Por isso, evite usar coisas como manteiga, vaselina e óleo mineral.

Seja qual for o óleo que você escolher, evite usá-lo nos lábios, olhos ou outras áreas sensíveis depois de ter sido misturado com um óleo essencial. No entanto, você pode aplicar com segurança o óleo transportador sozinho nessas áreas.

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : aromaterapiaaromaterapia com óleosaromaterapia oleos essenciaiscomo fazer spray óleo essencialcomo usar óleo essencialdifusor óleo essencialo que é aromaterapiao que é óleo transportadoróleo essencialóleo essencial de alecrimóleo essencial de anisóleo essencial de canelaoleo essencial de olíbanoóleo essencial para aromaterapiaóleo essencial para asmaóleo essencial transportador

Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta