Selecione a página

Vitamina C e os Principais Benefícios para a Saúde

Vitamina C e os Principais Benefícios para a Saúde

A vitamina C é essencial para manter a boa saúde; ela possui incríveis benefícios que vão muito além do combate à gripe e resfriados. Inclua na alimentação de forma regular e equilibrada.

Existe uma grande quantidade de suplementos vitamínicos que fazem sucesso, tais como o óleo de peixe e a vitamina D. E com isso, algumas pessoas substituem os alimentos naturais por produtos industrializados, deixando de lado vitaminas importantes como a vitamina C.

Veja agora a importância de incluir a vitamina C através da alimentação saudável.

Benefícios da Vitamina C

Vitamina C: A Goiaba Possui Poderosos Antioxidantes. Imagem: (Divulgação)

A vitamina C (ácido ascórbico) é uma vitamina solúvel em água, isso quer dizer que o seu corpo expele essa vitamina diariamente.

Por isso, o corpo sente a necessidade diária de consumir alimentos ricos em vitamina C (1). Optar pelos alimentos naturais ao invés dos suplementos é mais saudável, saboroso e eles cumprem bem o seu papel nutricional.

Existem diversos benefícios da vitamina C que a maioria das pessoas desconhecem.

1 – Produção de Pele e Colágeno

A vitamina C promove a formação saudável de áreas pele e colágeno.

Ela é usada pelo corpo para formar a proteína responsável por produzir os tecidos da pele, tendões, ligamentos e vasos sanguíneos.

Isso auxilia na cicatrização e no processo curativo natural de feridas que o corpo possui.

Manter uma alimentação rica em antioxidantes é uma forma de prevenir o câncer de pele, e de cuidar da saúde dela.

2 – Melhora a Absorção de Minérios

As células absorvem as vitaminas e nutrientes dos alimentos que você come, para reduzir o nível de inflamação e o desenvolvimento de doenças (5).

Tomando vitamina C junto com alimentos ricos em ferro, você ajuda o seu corpo a aumentar a quantidade de ferro absorvido pelo corpo.

3 – Diminui o Risco de Gota

A vitamina C está associada à redução do risco de gota, que é uma doença dolorosa.

Gota é um tipo de artrite, uma inflamação nas articulações e que ataca em grande escala o dedão dos pés.

A área adiposa afligida por essa doença se torna rígida, inflamada e dolorida devido ao excesso de ácido úrico no sangue (hiperuricemia) (6).

Em uma pesquisa realizada em homens na faixa etária de 40 anos (idade em que é mais provável o surgimento da doença) administrada com aumento diário de vitamina C, foi constatado que o risco de gota caiu para 31% entre esses homens.

Se assuntos como artrite interessam a você, é importante ler sobre os sintomas, causas e tratamento para a artrite.

Sempre consulte um médico.

 4 – Combate os Radicais Livres

Essa vitamina por ser rica em antioxidantes pode nos proteger contra os danos dos radicais livres, que em excesso no organismo, se tornam nocivos para a saúde.

Além disso, ainda protege contra substâncias químicas tóxicas e poluentes como a fumaça de cigarro, por exemplo.

Os radicais livres podem se acumular no corpo e como eu disse em outros artigos, podem contribuir para o desenvolvimento de doenças como câncer, doenças cardíacas e artrite.

Os radicais livres se desenvolvem quando o corpo trabalha para digerir os alimentos, ao expor a fumaça de cigarro, tabaco ou radiação.

5 – Sistema Imunológico e o Estresse

Estudos recentes mostraram que a vitamina C é benéfica para indivíduos que tiveram o sistema imunológico enfraquecido devido ao estresse.

O estresse é uma doença que cresceu muito nos últimos anos em todo o mundo, e a vitamina C tem sido usada como uma importante ferramenta para melhorar a saúde.

Fortalecendo o sistema imunológico, a vitamina C também previne e combate os sintomas do resfriado e da gripe. Além de evitar o desenvolvimento de doenças adicionais como pneumonia e infecções pulmonares.

Manter a imunidade do organismo equilibrada pode evitar o surgimento de muitas doenças.

6 – Auxilia no Tratamento do Câncer

Doses elevadas desta vitamina podem aumentar o efeito do combate ao câncer, em remédios usados durante a quimioterapia.

Pesquisadores defendem que a vitamina C pode ser considerada um complemento medicinal seguro e natural, contra o câncer, principalmente contra o câncer de ovário e pulmão (7).

7 – Reduz o Risco de Acidente Vascular Cerebral

Pessoas que consomem de forma regular esses alimentos, tendem a ter 42% menos de chances de desenvolverem acidente vascular cerebral, por isso. Isso devido a grande concentração de vitamina C em seu sangue; em comparação a pessoas que não consomem tanto essa vitamina.

8 – Vitamina C Melhora do Desempenho Físico

Incluir mais alimentos com vitamina C na sua dieta diária vai melhorar o seu desempenho físico, e fortalecer a força muscular. Principalmente em pessoas com idade avançada.

Pode melhorar a ingestão de oxigênio durante os exercícios; alguns estudos apontam que ela também pode reduzir a pressão sanguínea.

Antes de realizar exercícios físicos pesados é importante ingerir uma quantidade equilibrada de vitamina C, para prevenir surgimento de infecções respiratórias.

Principais Fontes de Vitamina C

Alguns alimentos com uma concentração de vitamina C são:

Goiaba, groselha preta, pimenta vermelha, kiwi, pimentões verdes, laranja, morango, papaia, brócolis, couve, salsa, couve de Bruxelas, abacaxi, toranja, ervilhas, couve-flor e manga.

Uma goiaba, por exemplo, fornece aproximadamente o dobro da ingestão diária de Vitamina C, que uma laranja (8)

Ao invés de cozinhar os vegetais, faça-os ao vapor para não perderem os seus nutrientes e vitaminas (9).

Por isso, o ideal é que você consuma de 2-3 desses alimentos diariamente, para repor a quantidade necessária de vitamina por dia.

Eles também são ricos em antioxidantes e estão repletos de outras propriedades para manter a boa saúde.

A vitamina C é essencial para o bom funcionamento do seu corpo. Assim você previne o surgimento de várias doenças, e ajuda na manutenção do seu corpo.

Preste atenção ao que você come, muitas doenças podem ser evitadas com a reeducação alimentar e a exclusão de alimentos industrializados e processados; pois esses alimentos destroem as defesas do organismo, engordam e provocam diversos problemas de saúde.

Comer alimento de verdade é cuidar do futuro. Seja equilibrado na alimentação, exageros também prejudicam a saúde.

Por fim, beba água e pratique exercícios. E consulte um médico sempre.

Melhorar o sistema imunológico, manter a saúde, aprender a se alimentar corretamente e ter mais qualidade de vida são coisas que preocupam você? Se sim, preste atenção nas linhas abaixo. 

O que eu sempre oriento é escolher alimentos mais naturais e ter hábitos mais saudáveis. A mudança de hábitos pode ser difícil para algumas pessoas, especialmente se estiver sozinha.

De modo geral você precisa ter hábitos mais saudáveis para viver melhor.

Segundo Maxwell Maltz, 21 dias é o tempo necessário para que nós consigamos criar um novo hábito! 

Pensando nisso, eu desenvolvi um programa que se chama D21. Nele acompanho você por 21 dias, tempo suficiente para você criar novos hábitos e viver melhor.

Conheça o D21!

Abraços e fique com Deus,

Dr. Juliano Pimentel

Anúncio

Sobre o autor

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Fale com nosso consultor!