close
Alimentação

Benefícios da Proteína – Como Elas Cuidam da Sua Saúde

Se você quer manter a saúde e prevenir doenças, precisa conhecer os benefícios da proteína. Comer alimentos ricos em proteínas todos os dias, é essencial para manter o funcionamento do metabolismo, entre outras coisas.

Talvez você se alimente com alimentos proteicos, mas você está comendo os tipos certos? A proteína é usada em todas as células do nosso corpo e é fundamental para a construção de massa muscular, suporte à função neurológica.

Também ajudam na digestão, a equilibrar os hormônios naturalmente e em manter o nosso humor equilibrado.

Os alimentos proteicos também são benéficos para prevenir o aumento de peso, uma vez que eles nos fazem sentir cheios, e exigem mais trabalho para o corpo digerir do que carboidratos refinados de ação rápida. Diante de tantos benefícios, vou mostrar neste artigo como quais são os benefícios da proteína para a saúde.

Não deixe de ler e compartilhar!

Benefícios da Proteína

Benefícios da Proteína: também estão presentes na carne

As proteínas são consideradas cadeias longas de aminoácidos, que são as moléculas importantes que recebemos de nossa dieta.

Os aminoácidos podem ser encontrados em muitos tipos diferentes de alimentos, mesmo vegetais, mas as fontes mais elevadas são as que vêm de animais, como carne, lácteos, ovos e peixes.

Em menor medida, estão certos alimentos vegetais, como grãos e sementes.

Embora os aminoácidos sejam compostos químicos separados que sejam armazenados em uma variedade de alimentos diferentes, no corpo eles são mantidos juntos por ligações peptídicas (1).

Sem fontes de proteínas suficiente em sua dieta, você corre o risco de se tornar deficiente em certos aminoácidos.

O resultado? Baixa energia, dificuldade em construir massa muscular, baixa concentração e memória, mudanças de humor, níveis instáveis ​​de açúcar no sangue e problemas para manter ou perder peso.

Comer pouca proteína pode resultar nesses sintomas:

– Um metabolismo lento

– Problemas para perder peso

– Problema na construção de massa muscular

– Baixos níveis de energia e fadiga

– Pobre concentração e dificuldade em aprender

– Mudanças de humor

– Dor muscular, óssea e articular

– Alterações nos níveis de açúcar no sangue que podem levar à diabetes

– Cicatrização lenta de feridas

– Baixa imunidade

Benefícios da Dieta Rica em Proteínas

Benefícios da Proteína: Saúde da pele e dos cabelos

As proteínas são usadas todos os dias para manter o corpo em movimento.

Porque eles são usados ​​para desenvolver, crescer e manter quase todas as partes do nosso corpo, como: a nossa pele e cabelo.

As nossas enzimas digestivas e anticorpos do sistema imunológico são constantemente “quebrados”, e devem ser substituídos. (2).

Confira a seguir os motivos pelos quais uma dieta rica em proteína pode melhorar a sua saúde:

1 – Ajuda a Melhorar a Massa Muscular

Comer proteína suficiente é necessária para construir e manter uma massa muscular saudável, além de suportar tendões, ligamentos e outros tecidos corporais.

Quando a sua dieta está faltando em aminoácidos, a atrofia muscular pode ocorrer, isso quando as fibras musculares são quebradas para suportar as necessidades energéticas do seu corpo.

2. Ajuda a Gerenciar seu Peso

Embora alguns estudos de pesquisa mostrem resultados conflitantes em relação a dietas ricas em proteínas versus dietas de baixa proteína, para manter um peso ideal ou perder peso rapidamente.

Há muitas evidências de que a proteína ajuda a fazer você se sentir cheio e pode evitar o excesso de comida.

Enquanto a mudança de dieta ou de estilo de vida deve ser personalizada para que a perda de peso seja efetiva.

Estudos mostram que a ingestão de calorias controlada em associação com uma ingestão de proteína moderadamente alta pode ser uma estratégia efetiva e prática de perda de peso (3).

Alimentos ricos em proteínas causam aumentam a saciedade em maior escala do que carboidratos ou gorduras, para que possam evitar o excesso na alimentação.

3. Estabiliza os Níveis de Açúcar no Sangue

Proteínas Ajudam a Equilibrar os Níveis de Açúcar

A insulina é um hormônio que é necessário para que os carboidratos, as gorduras e as proteínas sejam metabolizados.

No entanto, os carboidratos requerem muito mais insulina do que a gordura ou proteínas. A principal determinação dos níveis de açúcar no sangue é a resposta do índice glicêmico dos alimentos que você come.

Ao comer alimentos com alto teor de carboidratos e açúcar, resulta em flutuações nos níveis de açúcar no sangue; comer proteína faz o contrário.

Comer alimentos com proteína tem um efeito mínimo nos níveis de glicose no sangue e de fato, pode diminuir a absorção de açúcar durante uma refeição (4).

Isso significa que uma dieta rica em proteínas pode ajudar a prevenir picos de glicose no sangue, o que é especialmente importante para prevenir a diabetes tipo 2, equilibrando os níveis de energia e mantendo seu apetite e humor em equilibrados.

4. Promove a Saúde do Cérebro

Promove a Saúde Cerebral

Um dos benefícios da proteína está relacionada à saúde cerebral. As proteínas são necessárias para produzir enzimas, hormônios e neurotransmissores que são essenciais para a função cognitiva.

O cérebro requer um suprimento constante de aminoácidos para manter a concentração, foco e níveis de energia elevados.

Estudos mostram que quando a privação de aminoácidos ocorre, o aprendizado e a coordenação sofrem, mas uma vez que todos os aminoácidos necessários são reintroduzidos na dieta, o aprendizado e as habilidades motoras melhoram (5).

5. Ajuda a Manter Ossos Fortes

Dieta Rica em Proteínas: Saúde dos Ossos

Muitos estudos agora mostram que existe uma associação positiva entre comer mais alimentos com proteínas e melhorar a saúde óssea (6).

Os efeitos da proteína nos ossos também se relacionam com os alimentos específicos com proteína que estão sendo consumidos, e a ingestão de nutrientes importantes para a construção óssea como cálcio e magnésio.

Uma dieta rica em proteínas de alimentos integrais e ricos em nutrientes pode curar ossos quebrados, prevenir fraquezas ósseas, fraturas e até mesmo osteoporose, aumentando a absorção de cálcio e ajudando com o metabolismo ósseo.

6. Promove a Saúde Cardíaca

Alguns estudos mostram que uma relação inversa entre a ingestão de proteína e o risco de doença cardíaca tem sido observada em adultos, pois dietas de proteína mais altas aparecem entre os remédios naturais para a pressão arterial elevada.

Além disso, a substituição de alimentos com hidratos de carbono, com proteína resulta em níveis mais baixos de colesterol LDL e triglicerídeos de LDL.

As dietas de proteína mais elevadas equilibram o açúcar no sangue e tendem a ajudar a prevenir outras causas relacionadas a doenças cardíacas, incluindo obesidade e diabetes.

Alimentos Ricos em Proteínas

Benefícios da Proteína: Lentilhas são ricas em proteínas

Os benefícios da proteína podem ser encontrados em alimentos como:

1. Carne de gado alimentado com pasto

2. Proteína de caldo de osso

3. Lentilhas

4. Peixe selvagem (salmão, cavala, atum, por exemplo.)

5. Frango orgânico

6. Vegetais como couve-de-Bruxelas e brócolis

7. Sementes como amêndoas e amendoim

8. Kefir e os derivados dele

9. Ovos

10. Quinoa

11. Sementes de abóbora (7)

Incluir alimentos de verdade e ricos em proteínas e outros benefícios alimentares, vai ajudar a prevenir o surgimento e o desenvolvimento de doenças.

Você terá mais energia e disposição para as atividades do seu dia, ajudará a manter o humor equilibrados e com isso a sua qualidade de vida será melhor.

Comece hoje uma mudança alimentar e aproveite todos os benefícios da proteína. Você consegue!
Mas mesmo que você consuma de vez em quando alguns alimentos naturais, isso não é bastante para garantir a boa saúde e prevenir doenças. E se você costuma comer alimentos industrializados e processados, está à um passo ver a sua saúde minguar aos poucos.

Esse é o momento de transformar a sua saúde de forma efetiva! Eu trago a revolução da saúde, um projeto que pretende mudar a cara da alimentação e da saúde no Brasil! Você, os seus filhos e toda a família merecem uma transformação na saúde que realmente seja eficaz!

Pensando nisso é que eu desenvolvi um e-book para ajudar você a fazer essa transformação, com todas as informações que você precisa e um guia passo a passo para implementar.
Você ainda terá acesso aos Bônus Exclusivos!!
Quer saber como conseguir? Então clique na imagem abaixo e adquira agora o meu livro digital:

VIVA MELHOR SEM GLÚTEN V 2.0

Ebook Viva Sem Glúten, Dr. Juliano Pimentel

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : açucar no sanguealimentosbenefícios da proteínacadeias longas de aminoácidosdiabetes tipo 2dietadr. juliano pimentele-bookfunção cognitivafunção neurológicaíndice glicêmicomassa muscularmemóriametabolismoproteínasricos em proteínassaúdesaúde óssea

The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta

Igor Fernandes ([email protected], [email protected])